Notícias

Para comemorar os 60 anos de existência da Rádio Olinda AM, o vereador Eurico Freire (PV) propôs reunião solene para entrega de uma placa comemorativa. Na tarde desta quinta-feira 22, o diretor dos Correios, Fábio Peixoto, fez o lançamento de um selo comemorativo do evento. Diversos participantes realizaram a obliteração do selo - o selo é carimbado e não poderá mais ser usado, devendo ser preservado. A Rádio Olinda está sendo modernizada e vai instalar novos transmissores e antena. Já foram investidos R$ 4 milhões na modernização da Rádio.

Em entrevista coletiva agora há pouco, o primeiro secretário da Câmara do Recife, vereador Augusto Carreras (PV), repudiou os ataques desferidos por vândalos contra o patrimônio histórico e funcionários da Casa de José Mariano na tarde da quarta-feira 21. Vidros quebrados em quantidade, risco de incêndio, dezenas de coquetéis molotovs arremessados no prédio, e ameaças constantes de invasão, foi o resultado computado pelos servidores hoje. “Ainda não sabemos qual o prejuízo causado aos cofres públicos. Só vamos saber depois que forem feitos os orçamentos das partes danificadas”. Ele mostrou fotos do resultado da depredação ao prédio e imagens de dois vídeos que retratam momentos de vandalismo. Todo o material fará parte de um relatório que será entregue à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco.

Exatamente 13 dias depois da ocupação das dependências da Câmara Municipal do Recife manifestantes tentaram destruir o prédio, que é patrimônio público municipal, na tarde de quarta-feira, 21. Aos gritos, que conclamavam: “vamos incendiar”, “vamos invadir”, eles depredaram guaritas, quebraram vidraças dos janelões na parede frontal e jogaram balões azuis com substâncias inflamáveis – óleo queimado, tinta e querosene – pegando fogo, tentando incendiar o imóvel. Foi uma ação, segundo analistas de segurança, típica de quem tem experiências de “controle de distúrbio”, estratégia que consiste no posicionamento dos manifestantes, quando uma fileira fica mais à frente gritando e incentivando os distúrbios e uma segunda fileira, por trás, pratica atos de vandalismo.

Câmara suspende atividades

16/11/2020
08h00

O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB), decidiu suspender o expediente da Casa Legislativa nesta quarta-feira, 21 de agosto, tendo em vista a proteção da integridade física dos funcionários, a preservação do serviço de biometria que vem sendo realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (T R E) nas dependências do prédio, bem como de todo o imóvel, que é patrimônio público e histórico da cidade.

O vereador André Régis (PSDB) destacou na tarde desta terça-feira, 20, que o Supremo Tribunal Federal indicou o ministro Celso de Melo como relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) que questiona a constitucionalidade da lei municipal 17.866/2013. A lei que é de autoria do Executivo, disciplina o acesso às informações públicas e regulamenta as restrições às informações sigilosas no âmbito do poder executivo municipal. O parlamentar salientou que não considera prerrogativa do prefeito manter a restrição do acesso à informação nos prazos de 25 anos (ultrassecreta), 15 anos (secreta) e cinco anos (reservada).

A Comissão de Direitos Humanos, presidida pela vereadora Michele Collins (PP), reuniu-se na tarde de hoje (20), na Câmara. O objetivo foi esclarecer aos moradores dos Coelhos sobre o andamento dos habitacionais construídos para a comunidade que foi atingida recentemente por um incêndio. O encontro contou com a participação do Secretário de Habitação, Eduardo Granja e Renata Sena, Secretária Executiva da pasta, dos vereadores Wanderson Florêncio (PSDB), Jayme Asfora (PMDB) e Eriberto Rafael (PTC), além de representantes da comunidade.

Obras paradas desde o ano passado e que foram retomadas nesta gestão, tais como pavimentação e drenagem de cinco vias no complexo viário Iputinga-Monteiro e a reforma do parque do Caiara, foram listadas na tarde desta terça-feira 20, na Câmara do Recife, pelo vereador Estéfano Menudo (PSB).

O vereador Raul Jungmann (PPS) convidou os colegas a visitarem as áreas de risco e dos desabamentos ocorridos esta semana, com duas vítimas fatais. Ele quer visitar ainda a Codecir para se inteirar das ações e precauções tomadas na cidade. “Existem mais de 3 mil pontos de risco no Recife para serem monitorados. Mesmo assim, a Codecir tem a dimensão da responsabilidade do trabalho que faz. E não cabe fazer juízo dessa equipe. Mas, lamentamos as mortes. Por isso, convido a todos para uma visita de solidariedade aos familiares”.

O vereador Henrique Leite (PT) criticou os planos de saúde que, segundo ele, vêm desrespeitando idosos. “É um problema grave que já foi veiculado até em rede nacional. Além de desrespeitar o consumidor, os planos não querem atendê-los. Essas empresas estão cometendo um crime por não aceitar a entrada de idosos, a partir de 59 anos. Para as empresas, essas pessoas significam prejuízo, só se preocupam com o lucro e não com a vida das pessoas.”, disse.

A vereadora Michele Collins (PP) fez uso da Tribuna nesta terça (20), para registrar o aniversário de 156 anos do Congregacionalismo no Brasil, celebrado no último dia 19 de Agosto. “Congregacionalismo é um sistema onde cada congregação local é autônoma e independente. A igreja local possui autonomia para sua própria reflexão teológica, expansão missionária, relação com outras congregações e seleção de seu ministério. O Congrecaionalismo no Brasil chegou em 1855, por meio do Dr. Kalley e a sua esposa Sarah Kalley. Era o início da pregação Evangélica no Brasil em língua portuguesa e a semente da linda história da Igreja Congregacional no Brasil”, disse.