Notícias

A Mesa Diretora decretou luto oficial por três dias na Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira, 7, pela morte do ex-vereador e ex-deputado estadual Moacyr André Gomes, pai do presidente da Casa de José Mariano, Vicente André Gomes (PSB). Ele faleceu sexta-feira, aos 88 anos, por complicações cardiorrespiratórias e foi enterrado sábado. Há cerca de um mês estava internado no hospital Albert Sabin, com infecção pulmonar.

Emoção e reverência marcaram o velório do ex-deputado estadual e ex- vereador Moacyr André Gomes, no plenário da Câmara Municipal do Recife, neste sábado, com a presença de familiares, amigos e autoridades. O presidente da Casa, Vicente André Gomes, traduziu o sentimento pela partida do pai.“É um momento de muita dor, mas creio que Deus está com meu pai. Ele construiu muitas coisas boas e teve sempre amor ao próximo, tanto na vida social, como na política. Um exemplo de homem e um esposo incalculável. Uma grande figura humana”, ressalta. O corpo foi sepultado neste sábado, às 16h30, no Cemitério de Santo Amaro.

Um líder, um orientador, uma pessoa conciliadora. Essas eram as principais características que identificavam o médico Moacyr André Gomes, que morreu aos 88 anos, na noite de ontem, sexta-feira, 4 de outubro, e o velório está ocorrendo neste momento no plenário da Câmara Municipal do Recife. Ex-vereador do Recife e ex-deputado estadual, "O Príncipe Negro do Arraial de Casa Amarela”, como era conhecido, faleceu por complicações cardiorrespiratórias cerca de um mês depois de internado no hospital Albert Sabin, com infecção pulmonar. O corpo será sepultado neste sábado às 16h30, no Cemitério de Santo Amaro.

Depois de ter apresentado projeto, que virou lei, incluindo o Dia Municipal do Quadrilheiro Junino em 27 de junho, o vereador Almir Fernando (PCdoB) realizou audiência pública na Câmara Municipal do Recife com o objetivo de aprofundar as discussões sobre um projeto de lei que cria um espaço com nome de “quadrilhódromo”, destinado à realização de festivais e apresentações, além de um requerimento que pede subvenção às quadrilhas matutas. “As pessoas que se dedicam a essa manifestação folclórica, fazem mais do que prestar um serviço cultural. Elas também realizam um trabalho social e educativo nas comunidades e precisam de apoio e reconhecimento”, afirmou o vereador.

Até o final deste mês o prédio da Câmara está recebendo uma iluminação especial para marcar o movimento Outubro Rosa, que é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A iniciativa, que surgiu em 1990, em Nova Iorque, vem recebendo adesões em várias cidades do mundo, que iluminam seus principais monumentos e prédios com a cor rosa, símbolo da campanha. Além das luzes especiais, um Projeto de Resolução de autoria da vereadora Michele Collins (PP) prevê também a realização de atividades na Casa, tais como palestras e seminários, para conscientizar os funcionários sobre a gravidade da doença e a importância dos exames preventivos.

A diretoria Administrativa da Câmara do Recife apresentou nesta quinta-feira, 03, todas as modificações realizadas no prédio, que foram exigidas pelo relatório de vistoria técnica (nº36/13), elaborado pelo Centro de Atividades Técnicas (CAT) do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. “A vistoria foi realizada no dia 22 de abril deste ano, com o objetivo de verificar as condições de proteção contra incêndio e pânico. Tudo já foi resolvido, porque as alterações eram de natureza simples”, destacou o diretor Administrativo da Casa, Roberto Gonçalves.

Natural de Salvador, o pastor Carlos Ferreira dos Santos, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, é agora Cidadão do Recife, título entregue na Câmara na tarde desta quinta-feira, 03.No plenário, fiéis, amigos e familiares lotaram o plenário para prestigiar a solenidade proposta pelo vereador Davi Muniz (PHS). “Além de justa, oportuna e merecida, essa homenagem representa mais um sério compromisso diante da comunidade evangélica, em reconhecer o brilhante trabalho do pastor junto aos jovens, um trabalho de formação de caráter, de despertamento para uma vida cristã, saudável e temente a Deus”, destacou o parlamentar.

Encerra-se no dia 21 deste mês o prazo para recebimento de emendas aos projetos de lei que dispõem sobre o Plano Plurianual para o período 2014 – 2017 (o PPA) e o que contém a Proposta do Orçamento Anual do Município do Recife para o exercício de 2014 (a LOA). Os projetos são de autoria do Poder Executivo e funcionam, ao mesmo tempo, como instrumentos de planejamento orçamentário e como declaração oficial das necessidades gerais da população do Recife. Ambos estão tramitando na Câmara, já tendo sido apresentados em reunião plenária e enviados para a Comissão de Finanças e Orçamento para análise e emissão do parecer. Os vereadores têm até o dia 30 de novembro para enviar os projetos ao Executivo.

Estima-se que 52 mil casos de câncer de mama serão descobertos em 2014. É a neoplasia que mais mata mulheres. São 12 mil mortes por ano. Os números refletem a realidade brasileira e servem para ilustrar a importância do país participar da Campanha Outubro Rosa. Realizada em cidades dos cinco continentes, ela tem o objetivo de alertar para o aumento da doença e chamar a atenção das mulheres na prevenção. Na Câmara do Recife, a campanha mundial foi tema de pronunciamento da vereadora Aimée Carvalho (PSB), que destacou o trabalho do Hospital de Câncer de Pernambuco, que atende 45% dos pacientes de câncer de mama no Estado. “Durante todo esse mês, o prédio receberá iluminação especial na cor rosa, chamando a atenção para a campanha”.

Voto direto, proibição de tortura e liberdade de expressão são algumas das conquistas da Constituição Federal, promulgada em 05 de outubro de 1988. Para exaltar os 25 anos da lei suprema do País, o vereador André Régis (PSDB) fez um discurso no plenário, na tarde desta quarta-feira, 02, e lembrou a importância do documento que, segundo ele, une valores como liberdade e igualdade. “A alma dela é européia, mas o arcabouço normativo sofreu influência profunda dos Estados Unidos”