Notícias

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no último dia 21 de setembro, foi lembrado pela vereadora Aimée Carvalho (PSB). Em comemoração a essa data, várias ações promovidas pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com o Governo do Estado e a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência, foram realizadas. Na ocasião, aconteceu a divulgação da Campanha Municipal Respeite a Pessoa com Deficiência – Ela é Cidadã como você.

Dez projetos de lei serão votados na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira, 24, prevista para começar às 15 horas. Dois deles são em discussão única: o de número 104/2012, de autoria do vereador Carlos Gueiros (PTB), que disciplina a permissão do estacionamento de veículos nas vias arterial principal, secundária e coletora do Sistema Viário do Recife; e o 34/2013, do vereador Romerinho Jatobá (PR), que denomina Fernando José Melo Correia a próxima avenida ou praça a ser aberta no Recife.

A Comissão de Legislação e Justiça reuniu-se na tarde desta segunda (23), para discutir 15 matérias, dentre elas 9 Projetos de Lei Ordinária de autoria de vários parlamentares, 4 Projetos de Decreto Legislativo e 2 de autoria do Executivo. Estavam presentes os vereadores Aerto Luna (PRP), Felipe Francismar (PSB), Henrique Leite (PT), Raul Jungmann (PPS), Eriberto Rafael (PTC) e Romerinho Jatobá (PR).

Nas capitais do país, 370 mil pessoas são dependentes do crack e 40% delas estão no Nordeste. O tempo médio de uso é de oito anos, com um consumo de 16 pedras por dia. Os dados alarmantes foram trazidos ao plenário da Câmara, na tarde desta segunda-feira, 23, pelos vereadores Luiz Eustáquio (PT) e Michele Collins (PP). Eles repercutiram uma pesquisa sobre o perfil dos usuários feita pela Fundação Oswaldo Cruz, ligada ao Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre drogas, do Ministério da Justiça.

Os vereadores Eurico Freire (PV) e Eriberto Rafael (PTC) assumem agora um novo desafio na Câmara do Recife. Eles foram nomeados Corregedor e Ouvidor do legislativo municipal. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, Vicente André Gomes (PSB), durante a reunião plenária desta segunda-feira, 23. “Queremos fazer desta Casa o melhor parlamento do Brasil e essa escolha foi feita por todos os membros da Comissão Executiva e obedeceu a um consenso de uma casa política”, destacou Gomes.

O vereador Jurandir Liberal discutiu o Requerimento, de sua autoria, que concede votos de aplausos aos 30 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT). A matéria foi aprovada por unanimidade pelos vereadores, no Plenário, hoje(23).

Durante a Reunião Plenária desta segunda (23), o vereador Luiz Eustáquio repercutiu duas matérias veiculadas nos jornais Diario de Pernambuco e Jornal do Commercio, sobre o crack no Recife, publicadas recentemente.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) destacou, na Tribuna de hoje (23), o dia do Educador Social, comemorado dia 19 de setembro. “Celebrada semana passada, a data não poderia deixar de ser registrada nessa Tribuna. Inclusive, o dia já faz parte do calendário municipal, através de uma lei sancionada de minha autoria. O dia do Educador Social também faz parte do calendário estadual, através da iniciativa do ex-deputado Nelson Pereira.”, disse.

Pernambuco registrou 15 mil vítimas de acidente de moto nos primeiros cinco meses deste ano, segundo dados da pesquisa realizada pela Secretaria Estadual de Saúde. O vereador Eurico Freire (PV) repercurtiu o assunto na reunião plenária desta segunda-feira (23). “Os acidentes ocorrem mais frequentemente aos sábados e domingos. Algumas pessoas não temem a Lei Seca, ingerem álcool e acabam colocando a própria vida e a de outras pessoas em risco”.

Para marcar os sete anos da Lei Maria da Penha e a redução no número de homicídios de mulheres em Pernambuco, o Governo do Estado lançou nesta segunda-feira, no Centro de Convenções, o programa Justiça para as Mulheres Agora e Sempre. O projeto é uma parceria entre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. A vereadora Isabella de Roldão (PDT) participou do evento e, no plenário, falou sobre os avanços da Lei no Estado.