Notícias

O vereador Jurandir Liberal (PT) apresentou à Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito, na manhã desta quinta (25), na Câmara, um substitutivo ao projeto de lei nº 77/2010 do vereador Gilberto Alves (PTN), que trata sobre a restrição de circulação de veículos automotores individuais no Recife. O encontro também contou com a presença do vereador Aerto Luna (PRP).

A autorização para empréstimo de R$ 400 milhões para implantação de corredores de ônibus do Plano de Mobilidade foi contestada, mais uma vez, por membros da oposição na Câmara do Recife, nesta quarta-feira, 24. O vereador Raul Jungmann (PPS) insistiu que a aprovação, em dois turnos e no mesmo dia, terça-feira 23, do projeto do executivo que autoriza o empréstimo, não fazia sentido, pois estava na Casa desde junho do ano passado. Mais ainda. Segundo ele, o projeto não tinha pareceres das Comissões de Finanças e de Legislação e Justiça. Ele disse mais uma vez que não entendia a razão da aprovação sem que os parlamentares pudessem ao menos ter lido o projeto.

Os Auxiliares de Desenvolvimento Infantil - ADIs - querem ser reconhecidos como profissionais da educação. Das galerias do plenário da Câmara Municipal, eles acompanharam a reunião desta quarta-feira, 24, e pediram apoio aos parlamentares. Ao final, foram ouvidos por um grupo de vereadores no pátio externo da Casa. “Os ADIs nunca foram levados em consideração pelos governos anteriores. Eles precisam de estrutura, piso salarial e capacitação”, disse a vereadora Aline Mariano (PSDB), que participou do encontro com a categoria, parada há três dias para chamar a atenção da sociedade.

A beleza do Rio Capibaribe é ofuscada pela quantidade de lixo que algumas pessoas jogam em suas margens. Para acabar com esse problema a Prefeitura do Recife iniciou um mutirão de limpeza, que foi elogiado pela vereadora Aimeé Carvalho (PSB) durante a reunião plenária desta quarta-feira, 24. “A ação é necessária e urgente, principalmente porque as chuvas começam a atingir a região e o lixo é um dos principais fatores que causam as enchentes. É preciso que existam punições para as pessoas, físicas ou jurídicas, que estejam contribuindo com esse tipo de poluição”.

Dois assuntos levaram o vereador Raul Jungmann (PPS) à tribuna da Câmara nesta quarta (24). Primeiramente, o parlamentar disse que elaborou um pedido de informação ao líder do governo, Gilberto Alves (PTN), sobre uma notícia veiculada em um blog a respeito de uma nomeação de um cargo comissionado. “A matéria publicada informou que um ex-policial, acusado por crime de extorsão, recebeu um cargo de confiança no governo do prefeito Geraldo Julio. Vamos verificar esses fatos e informações e se realmente procedem, pois não me parece ser um padrão a ser seguido pela gestão”, disse.

O transporte coletivo foi criticado pelo vereador Almir Fernando (PCdoB), durante o Pequeno Expediente de hoje (24). “Infelizmente, o transporte coletivo incomoda muito e não é de agora. Existem vários questionamento das comunidades, e não só as do Recife como também as da Região Metropolitana. A espera é muito grande nas paradas, poucos ônibus, falta de limpeza nos veículos. Faço esse apelo para tentar melhorar a situação”, disse.

Pelo menos cinco por cento das vagas de trabalho das pessoas jurídicas, com fins lucrativos, que forem beneficiadas por isenção fiscal ou incentivo concedido pelo município, devem ser reservados às pessoas que realizaram tratamentos de dependência química. É o que prevê o Projeto de Lei do vereador Luiz Eustáquio (PT), que recebeu parecer favorável na manhã de hoje, 24, durante a reunião da Comissão de Finanças e Orçamento.

Ao usar a tribuna pela primeira vez em seu mandato, na tarde desta terça-feira, 23, o vereador mais jovem da Câmara do Recife, Felipe Francismar (PSB), politizou sua fala ao reafirmar o que ele considera o ideário socialista do partido. Fez mais. Desejou que o Brasil dê um passo à frente como Pernambuco deu. “O PSB mudou a trajetória do Estado com um modelo de gestão que busca desenvolvimento com justiça social através da meritocracia. É possível fazer mais sim, e pelo país inteiro”. Depois, ele traçou a trajetória de lutas do partido, especialmente, no enfrentamento à miséria, e considerou que era preciso modernizar o Estado, implantando um novo pacto federativo, onde o velho Estado, construído sem o olhar do povo, desse lugar a uma nova ferramenta de transformações políticas.

A aprovação do projeto de lei do Executivo 13/2012 permitndo que a Prefeitura do Recife faça empréstimo no valor de R$ 400 milhões para a implantação de corredores de ônibus, dentro do Plano e Mobilidade da cidade, suscitou polêmica e a saída da oposição do plenário para não votar. Entretanto, o projeto foi discutido e aprovado na primeira e segunda discussões na tarde desta terça-feira 23, na Câmara do Recife. A PCR já pode contrair a dívida.