O vereador Alfredo Santana (PRB) pediu uma atenção especial às famílias que moram no Córrego do Aprígio, no bairro da Guabiraba. Segundo ele, a comunidade precisa de uma obra de contenção para que não sofra durante o período das chuvas.
Está tramitando nas comissões de Legislação e Justiça; na de Defesa dos Direitos Humanos, e na de Finanças e Orçamento, para análise e emissão dos pareceres, o projeto de lei número 12/2013, que dispõe sobre a reserva de comercialização de cerveja. Os estabelecimentos comerciais localizados no Recife, que vendem cerveja com teor alcoólico, devem reservar 30% do total dessa comercialização para cerveja sem teor alcoólico.
Se depender da Comissão de Saúde, Higiene e Bem-estar Social será instalada na Câmara Municipal do Recife a Frente Parlamentar de Combate ao Crack e outras Drogas com a finalidade de propor, discutir, incentivar, implementar, acompanhar e fiscalizar políticas públicas em combate às drogas nas suas várias interfaces, abrangendo aspectos sociais, educacionais e de saúde. À parte esse assunto, a comissão também concorda com outro que pode garantir um melhor serviço à população: as clínicas médicas e hospitais públicos e privados localizados no âmbito do município, que realizam atendimento médico cardiológico, deverão conter a presença do equipamento desfibrilador em seu estabelecimento.
Se depender da Comissão de Saúde, Higiene e Bem-estar Social será instalada na Câmara Municipal do Recife a Frente Parlamentar de Combate ao Crack e outras Drogas com a finalidade propor, discutir, incentivar, implementar, acompanhar e fiscalizar políticas públicas em combate às drogas nas suas várias interfaces, abrangendo aspectos sociais, educacionais e de saúde. À parte esse assunto, a comissão também concorda com outro que pode garantir um melhor serviço à população: as clínicas médicas e hospitais públicos e privados localizados no âmbito do município, que realizam atendimento médico cardiológico, deverão conter a presença do equipamento desfibriladorem seu estabelecimento.
Diante de 13 vereadores que participaram da avaliação do cumprimento das metas fiscais da Prefeitura do Recife, referente ao terceiro quadrimestre de 2012, o secretário de Finanças, Roberto Pandolfi disse: “Os números são frios e eles mostram que as finanças estão equilibradas. Mas, é uma situação equilibrada para uma cidade que presta péssimos serviços ao cidadão”. A afirmação foi feita durante audiência pública promovida pela Comissão de Finanças e Orçamento realizada na manhã desta quinta-feira, 28, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. A prestação de contas deveria ter sido dos últimos quatro meses do prefeito João da Costa, mas na prática os números apresentados pelo secretário foram referentes a todo o ano passado. Em 2012, a receita total foi de R$ 3.547.198.000 e a despesa total foi de R$ 3.278.832.000. A avaliação do cumprimento das metas fiscais é determinada pelo parágrafo quatro do artigo nono da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Importantes medidas urbanas, que repercutirão na vida do recifense, foram temas da primeira reunião deste ano, após sua instalação, da Comissão de Meio Ambiente, Transportes e Trânsito da Câmara Municipal do Recife na manhã desta quinta-feira, 28. A reunião teve como objetivo distribuir projetos de lei para emissão de pareceres dos vereadores. Seis matérias foram repassadas. Participaram da reunião o presidente da comissão, Jurandir Liberal (PT); o vice-presidente, Aerto Luna (PRP) e Priscila Krause (DEM).
Importantes medidas urbanas, que repercutirão na vida do recifense, foram temas da primeira reunião deste ano, após sua instalação, da Comissão de Meio Ambiente, Transporte e Trânsito da Câmara Municipal do Recife na manhã desta quinta-feira, 28. A reunião teve como objetivo distribuir projetos de lei para emissão de pareceres dos vereadores. Seis matérias foram repassadas. Participaram da reunião o presidente da comissão, Jurandir Liberal (PT); o vice-presidente, Aerto Luna (PRP) e Priscila Krause (DEM).
Um projeto determinando que as rádios do Recife sejam obrigadas a tocar frevo durante 3 minutos em sua programação gerou debate e discussões acaloradas entre os vereadores da Câmara. De autoria de Marco Aurélio (PTC), o projeto institui que as rádios, sem distinção executem o frevo em suas programações. Tramitou no tempo regimental e recebeu emenda da Comissão de Legislação, determinando que cada emissora poderia escolher o horário em que veiculará o Momento do Frevo. Embora tenha recebido o reconhecimento dos parlamentares como fundamental para o incentivo da cultura recifense, a bancada evangélica questionou a obrigatoriedade de tocar o frevo, alguns com letras consideradas inadequadas. Um pedido de vista do vereador Carlos Gueiros (PTB), seguido de outros vereadores, adiou a votação.
Convidada pelo Prefeito Geraldo Júlio, a bancada de Oposição na Câmara do Recife foi recebida na manhã desta quarta-feira 27 pelo chefe do Executivo. Ele relatou as ações realizadas ainda na transição e nestes 50 dias de gestão. Fizeram parte da visita a líder da Oposição, vereadora Aline Mariano (PSDB), o vice-líder da oposição, vereador Raul Jungmann (PPS), Priscila Krause (DEM), André Régis (PSDB) e o líder do Governo Gilberto Alves (PTN).
Um curso de capacitação para vereadoras do Norte Nordeste, promovido pelo Partido Democrático Trabalhista, PDT, foi o tema do pronunciamento hoje(27), da vereadora Isabella de Roldão. “Recife foi escolhida para sediar o nosso evento, o que nos orgulha muito. Na próxima sexta (1), o curso começa para todas as vereadoras do norte e nordeste do PDT, um partido pioneiro na capacitação de candidatas e também das mulheres já eleitas”. Quero também enfatizar o número crescente de mulheres no poder, conquistando mais cadeiras na política e também em outros setores. E com essa ação do PDT podemos adquirir mais conhecimentos”, disse.