Notícias

O planejamento para o carnaval, realizado pelo Governo do Estado e Prefeitura do Recife, foi elogiado durante o pronunciamento do vereador Aderaldo Pinto (PRTB), hoje (6). “Quando falamos em carnaval, falamos em milhares de pessoas nas ruas do Recife. Foliões de várias partes do Brasil e do mundo. Gente que vem brincar o melhor carnaval do planeta e espera encontrar as melhores condições para a festa. Sei que todas as ações são bem planejadas pelas equipes do governo do estado e da prefeitura do Recife. Por esta razão, quero parabenizar o governador Eduardo Campos e o prefeito Geraldo Júlio por todo o esforço em fazer o melhor festejo de Momo para o povo”, disse.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna nesta quarta (6) para destacar o lançamento do edital de licitação do Governo de Pernambuco para a construção do Parque Urbano da Macaxeira, a ser erguido na antiga Fábrica da Macaxeira, na avenida Norte, e que ficará pronto até dezembro deste ano. A área total do empreendimento será superior à dos Parques da Jaqueira e Treze de Maio. “Era um local que estava esquecido, sem utilidade e abandonado desde o final da década de 70. O investimento será de R$ 54 milhões, num total de 10 hectares. Ficamos muito felizes porque o Parque terá o Expresso Cidadão com a Compesa, Serasa, Procon, Defensoria Pública, Agência do Trabalho, Detran, Secretaria de Defesa Social e da Fazenda”, disse o vereador.

Três importantes decisões foram tomadas pela Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife na primeira reunião após a instalação, na manhã desta quarta-feira, 6. A primeira medida foi limpar a pauta de antigos projetos de lei e vetos do Executivo que se acumulavam na comissão; a segunda, a realização de um seminário sobre teoria e prática legislativa para vereadores e assessores. A terceira será a proposta de reedição da comissão de parlamentares para acompanhar os servidores municipais que pleiteiam o Plano de Cargos, Carreiras, Desenvolvimento e Vencimentos (PCCDV).

O vereador Jurandir Liberal (PT) argumenta que não há pressa em rever o Plano Diretor do Recife uma vez que o documento foi revisado em 2008. O vereador foi inclusive relator da revisão do PD. Ele argumenta que a urgência de mudança deve ser para a Lei de Ocupação do Uso do Solo e não do Plano Diretor.

Sob nova presidência, do vereador André Régis (PSDB), foi instalada na tarde desta terça-feira 05, na Câmara do Recife, a Comissão de Educação e Esportes. Informalmente, assessores da presidência da comissão já começaram a trabalhar durante o recesso parlamentar. Eles realizaram estudos para contextualizar a realidade do recife com outros estados do Nordeste e do país. A conclusão do presidente é de que “nossa situação é trágica e lamentável”. Por isso, estão sendo feitas visitas a escolas municipais para ver de perto a realidade de cada uma delas.

O vereador Luiz Eustáquio (PT) comunicou, durante o Pequeno Expediente deste terça (5), que deu entrada no Requerimento para a criação na Câmara da Frente Parlamentar de Combate ao Crack . “Peço apoio dos colegas para esta Frente. O crack é uma tragédia que vem prejudicando muito a sociedade brasileira. E cada vez mais a situação está piorando, todos estão alarmados. Precisamos tomar medidas para fortalecer a luta e termos uma população saudável”, disse.

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) subiu à tribuna na tarde desta terça-feira, 5, para questionar a cobrança de uma taxa aos blocos de Carnaval que desfilam nas comunidades. Ele foi procurado por diretores de várias agremiações reclamando da obrigação de pagar a taxa de uso do solo.

Às vésperas do Carnaval, o vereador Marco Aurélio Medeiros (PTC) deu entrada em projeto de lei, o de número 04/2013, que institui o Momento do Frevo nos programas das rádios recifenses. A matéria, que tem como objetivo a promoção das culturas recifense e pernambucana, já foi encaminhada às comissões de Legislação e Justiça e de Educação Cultura Turismo e Esportes. “Este projeto de lei tem por objetivo a promoção da mais autêntica cultura recifense e pernambucana”, justificou o vereador.

Vereadores ocuparam hoje a tribuna da Câmara do Recife para avaliar desafios que serão impostos a esta nova legislatura. O vereador Estéfano Menudo (PSB) lembrou que trata-se de uma nova gestão municipal que lança desafios importantes à Casa legislativa. “Já nas primeiras reuniões deveremos votar a Lei de Diretrizes orçamentárias, que definirá o primeiro orçamento desta gestão”.

Para antecipar o debate sobre a implementação de um terço de aula-atividade, em sua integralidade nas escolas municipais, o líder do governo, vereador Gilberto Alves (PTN), trouxe hoje para a Câmara do Recife as propostas da Secretaria de Educação do Município. O primeiro passo, segundo ele, é definir estratégias, uma vez que serão necessárias discussões coletivas na rede de ensino. Para implementação de da aula-atividade os espaços físicos deverão ser adequados, revisar a matriz curricular, ampliar quadro de professores, redefinir o fazer pedagógico.