Os vereadores que compõem a Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Câmara Municipal do Recife irão se integrar aos debates sobre as ideias de enfrentamento à violência, que formarão o Pacto pela Vida do Recife, no próximo sábado, dia 6. A decisão foi tomada em reunião ordinária do grupo, na manhã desta terça-feira, quando o assunto foi abordado. “Temos muito a contribuir nessa consulta pública que será realizada. A nossa vivência policial, além de política, com certeza ajudará na construção de propostas que formatarão o pacto”, considerou o vereador Estéfano Menudo (PSB), presidente da comissão.
O governo federal, de acordo com o vereador Marco Aurélio (PTC), trata o Nordeste de forma discriminada na divisão de verbas e isenções fiscais. Ele ressaltou que a seca está dizimando gado e retirando famílias de seus lares, mas a verba demora a chegar, e no entanto quando se trata de cuidar das indústrias do sudeste é diferenciado e rápido. O vereador citou como exemplo o programa de isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis no sentido de fortalecer a indústria automobilística, notadamente concentrada no sudeste.
A vereadora Michele Collins (PP) elaborou documento onde ela pretende coletar assinaturas dos parlamentares e da bancada evangélica para enviar ao Senado Federal firmando posição contrária à descriminalização do aborto, proposta pelo anteprojeto do Novo Código Penal já em tramitação. Ela sugeriu ainda, na reunião plenária desta segunda-feira, 01, a criação de uma Frente Parlamentar da Família para tratar desse e de outros assuntos relacionados ao tema.
O vereador Luiz Eustáquio (PT) criticou na reunião plenária desta segunda-feira, 04, a posição dos conselhos profissionais, especialmente o de Psicologia, por serem contrários à internação compulsória de dependentes de drogas, com ênfase no crack, que para ele já virou uma epidemia nacional. “Os conselhos querem dar a última palavra em certas questões. Eles querem avalizar suas próprias opiniões, sendo contrários à internação compulsória”.
Isabella de Roldão (PDT) comentou nesta segunda-feira, 01, a matéria exibida na TV Globo, na última sexta-feira, sobre o trabalho da Fundação Terra. A vereadora elogiou o trabalho do Padre Aírton, criador da fundação que é responsável por várias ações sociais realizadas em Arcoverde, sertão pernambucano. “A reportagem foi um grande presente que Pernambuco recebeu, uma oportunidade de conhecer um homem admirável e essa obra magnifica, que tirou do lixo dezenas de crianças de Arcoverde, que hoje vivem numa casa digna”.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) repercutiu na reunião plenária desta segunda-feira, 01, a reforma que será feita na Unidade Básica de Saúde (UBS) Fernandes Figueira, em Jardim São Paulo. Na última quinta-feira, o prefeito Geraldo Júlio assinou uma ordem de serviço autorizando uma intervenção no valor de R$ 150 mil para a requalificação do centro de saúde. O chefe do Executivo anunciou a liberação de mais R$ 300 mil para a ampliação do equipamento, que passará a atender os recifenses no mesmo padrão de uma Upinha 24h.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) pediu, na tarde desta segunda-feira, 1º de abril, que o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, e o secretário de saúde, Jailson Correia, viabilizem mais caminhões do programa "Amigo do Peito" que realiza exames preventivos do câncer de mama. “O trabalho que o caminhão promove é muito importante. É preciso ampliar e comprar outros caminhões, um para cada RPA”. O vereador aproveitou para pedir que a ação atenda não só as mulheres, mas inclua diagnósticos para homens.
O vereador André Régis ( PSDB) chamou a atenção para a atual situação da Orquestra Sinfônica do Recife. “As notícias que trago são preocupantes. É uma questão de abandono”, afirmou o parlamentar ao ocupar a tribuna da Casa de José Mariano na tarde desta segunda-feira, 1º. Ele ressaltou que ouviu reclamações de vários músicos enquanto acompanhava o ensaio do grupo, pela manhã, no Teatro de Santa Isabel.
Os alunos das escolas públicas municipais do Recife poderão ter assegurado o atendimento por psicólogos e assistentes sociais, caso seja aprovado o projeto de lei número 33/2013, de autoria do vereador Henrique Leite (PT). A matéria está cumprindo prazo regimental, em fase de análise e aguardando o recebimento de emendas, nas comissões temáticas da Câmara Municipal do Recife. São quatro comissões: de Legislação e Justiça; de Educação, Cultura, Turismo e Esportes; de Higiene, Saúde e Bem estar Social; e na de Defesa dos Direitos Humanos.
Que a leitura promove o desenvolvimento da cidadania, isso não se discute. Também é uma das formas mais agradáveis de lazer. Mas nem sempre é uma atividade que esteja disponível entre as opções populares. Foi para suprir essa lacuna histórica e para contribuir na criação de um hábito saudável que o vereador Almir Fernando (PCdoB) apresentou projeto de lei na Câmara Municipal do Recife com uma proposta que visa aproximar o leitor dos livros. É o de número 37/2013, que foi encaminhado para avaliação das comissões temática, autorizando a Prefeitura do Recife a criar bibliotecas em todos os parques públicos do município do Recife, com o objetivo de incentivar a leitura das crianças, jovens e adultos.