O Dia do Engenheiro e do Arquiteto foi celebrado na Câmara Municipal o Recife na manhã desta terça-feira, 11, numa iniciativa do presidente da Casa, vereador Jurandir Liberal (PT). Durante a reunião solene foi destacado o jubileu de ouro dos profissionais das turmas de 1962 e também recordada a importância do arquiteto Oscar Niemeyer, falecido recentemente”. Tenho orgulho de pertencer a uma profissão que foi dignificada pela ação empreendedora de gerações pioneiras e que está diante do grande legado para construir o futuro de nossa cidade, do nosso estado e de nossa nação”, afirmou Jurandir.
Dando continuidade às discussões sobre a Via Mangue, a vereadora Priscila Krause (DEM) promoveu Audiência Pública hoje (11), no Plenarinho, para esclarecer o andamento do futuro corredor viário expresso que ligará o Centro à Zona Sul do Recife. "Viemos trazer ao público o andamento e os problemas que podem estar acontecendo”.
Membros da Guarda Municipal do Recife lotaram na tarde desta segunda-feira 10, o plenário da Câmara do Recife em busca de apoio para a votação e aprovação do Plano de Cargos, Carreiras, Desenvolvimento e Vencimento da corporação, que aguarda pareceres técnicos das comissões de Legislação e Justiça, Finanças e Orçamento e Segurança Pública para ser colocado em votação.
Por iniciativa da vereadora Marília Arraes (PSB), a Câmara Municipal do Recife realizou hoje (10), Reunião Solene em homenagem ao Dia Internacional dos Direitos Humanos. Na ocasião, houve a posse simbólica dos seis vereadores cassados pela Ditadura Militar: Jarbas de Holanda, João Bosco Tenório, Alfredo Francisco da Silva, Luiz Sebastião Cavalcanti, Felício Coelho Medeiros e Ivan Gonçalves Cidreiras. João Bosco Tenório representou, na solenidade, todos os vereadores homenageados. Jarbas de Holanda Pereira, impossibilitado de comparecer no evento, estava representado pelo irmão, José Olivaldo Pereira. Os quatro demais homenageados são falecidos e os familiares estiveram presentes.
O Desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Eurico de Barros Correia Filho, recebeu a Medalha do Mérito José Mariano, a maior comenda concedida pela Câmara Municipal do Recife, durante Reunião Solene realizada hoje (7). A cerimônia foi bastante prestigiada por autoridades, amigos e familiares do Desembargador. A inciativa foi do vereador Alfredo Mariano (PSDC) e Aerto Luna(PRP) presidiu a solenidade.
Uma cerimônia simples, marcada pelo extenso currículo do homenageado com a Medalha do Mérito José Mariano, a mais alta comenda da Câmara do Recife, concedida na tarde desta quinta-feira 6, pelo vereador Alfredo Mariano (PSDC), ao professor Nilzardo Carneiro Leão, que ostenta entre outros cargos o de juiz, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Arqueológico Nacional- PE e professor da UFPE e da Universidade Católica. Cuja vida tem sido dedicada à defesa da liberdade em todas as suas frentes.
Marcada por forte emoção, ocorreu na manhã desta quinta-feira, 06, a entrega do Título de Cidadão do Recife a um dos mais renomados médicos da cidade, Carlos Teixeira Brandt. A iniciativa partiu do vereador Inácio Neto (PSB) e contou com a presença de familiares e amigos do homenageado. “Ele possui um currículo invejável e tão vasto que se torna impossível citar todos os seus trabalhos. O que podemos afirmar é que a sua formação teve início no Recife, mas seu nome ganhou o mundo, se tornando uma referência médica mundial, com ênfase em cirurgia pediátrica”, ressaltou Inácio Neto.
A Audiência Pública promovida pelo vereador Múcio Magalhães (PT) discutiu a aplicação da Lei 17.834/12 que dispõe sobre a gratuidade dos transportes públicos urbanos no Recife aos maiores de 60 anos de idade. O vereador iniciou o debate explicando como foi construída a ideia de elaborar a Lei. “Uma das bandeiras que adotamos no mandato foi a temática do idoso porque desde antes de eleger-me vereador já lidava com vários grupos e analisamos as necessidades. Então, passamos a discutir como elaborar uma lei como esta que tem mais impacto. Fomos estudar o Estatuto que garante a gratuidade das passagens, mas percebemos que a partir dos 60 anos até 65, deve ser objeto de regulamentação municipal. Aprovamos a Lei na Casa e o prefeito vetou. Mas a apreciação do veto veio recentemente e, depois de um trabalho de articulação, conseguimos derrubá-lo e o direito passou a valer. Só que a luta não acabou e precisa ser trabalhada, de fato, para garantirmos a nossa conquista”, disse.
Resultado da pressão de movimentos sociais, o prefeito do Recife revogou decreto que concedia área para instalação de uma usina de tratamento de lixo na Mata do Engenho Uchôa. De acordo com o vereador Almir Fernando (PCdoB) a área para instalação da usina seria de 5,5 hectares.
O vereador Aerto Luna (PRP), líder do governo na Câmara do Recife, informou que o resultado da reunião com a secretaria Jurídica da Prefeitura foi positivo. Segundo ele, o encontro se deu entre o Jurídico e a Comissão de Finanças da Casa para esclarecer dúvidas sobre o impacto financeiro que o Plano de Cargos, Carreiras, Desenvolvimento e Vencimentos da Guarda Municipal.