Está em tramitação na Câmara do Recife, o Projeto de Lei 70/2012, de autoria do vereador Estéfano Menudo (PSB). A proposta determina análise anual da qualidade da areia usada nos parques e praças do Recife. “A proposição busca fazer com que a areia dos ambientes frequentados por crianças seja devidamente verificada com relação à qualidade, evitando que elas possam sofrer com patologias resultantes de bactérias existentes nestes espaços de convivência social e de pleno desenvolvimento infantil”.
Após o feriadão de Nossa Senhora Aparecida, começa a contagem
regressiva do prazo para recebimento de emendas aos projetos de lei da revisão do Plano Plurianual 2010-2013 e da Lei Orçamentária Anual
(LOA) do próximo ano para a Prefeitura do Recife. De acordo com o
Regimento Interno da Câmara Municipal do Recife, as duas matérias de
autoria do Poder Executivo poderão receber emendas dos vereadores até o dia 22 de outubro. Em seguida, o relator dos dois projetos, vereador Carlos Gueiros (PTB), irá analisar as propostas e fazer o relatório.
Ao comentar uma reportagem publicada na imprensa local sobre o aluguel de bicicletas no Recife Antigo, o vereador Jurandir Liberal (PT), lembrou na tarde desta quarta-feira 10, na Câmara do Recife, que a cidade já tem uma lei de sua autoria, a 17.694/11, que prevê a implantação do sistema cicloviário na cidade. Ele comentou que a elaboração do projeto, que agora já é lei, prevê a expansão de ciclovias, criação de ciclofaixas, faixas compartilhadas e rotas operacionais de ciclismo em todo centro expandido, Av. Conde da Boa Vista, Agamenon Magalhães, Derby, e não apenas no Recife Antigo.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna desta quarta-feira (10) para agradecer os eleitores do Recife. “Recebemos 8.522 votos de pessoas que votaram conscientes, dentro de um projeto político ideológico sério com propostas e metas definidas. Saio mais fortalecido, graças ao apoio dos eleitores. Juntos, enfrentaremos muitas barreiras e carregamos a marca da experiência que tivemos”, disse.
Durante o Pequeno Expediente desta quarta-feira (10), o vereador André Ferreira (PMDB) agradeceu os recifenses pela votação obtida nas eleições realizadas no último dia 7. “Foram 15.774 votos de eleitores que confiaram em nós, no nosso mandato e mais uma vez estamos na Casa de José Mariano”, disse.
Os problemas enfrentados pela população recifense nos bairros da periferia voltam a ser destaque na reunião ordinária desta quarta-feira, 10, da Câmara Municipal, prevista para começar a partir das 15h. Os vereadores, que funcionam como receptores das solicitações feitas pelos representantes das comunidades, elaboraram requerimentos solicitando a realização das obras. Mas esses documentos precisam da aprovação do plenário para seguir até os secretários municipais e dirigentes de empresas da administração indireta.
Durante a Reunião Plenária desta terça-feira (9), os vereadores Gilberto Alves (PTN), Maguari (PSD), Rogério de Lucca (PSL), Augusto Carreras (PV) e Estéfano Menudo (PSB) agradeceram o apoio que tiveram nas eleições municipais realizadas no último dia 7.
A Câmara do Recife retomou nesta terça-feira, 09, as reuniões plenárias no horário habitual, às 15 horas nas segundas, terças e quartas-feiras. O horário havia sido alterado em função do pleito eleitoral a pedido dos próprios parlamentares. As reuniões estavam acontecendo pela manhã. Os parlamentares reeleitos aproveitaram a oportunidade para agradecer os votos recebidos e prestar solidariedade aos colegas que não conseguiram a reeleição. A partir da próxima legislatura que se inicia em janeiro de 2013, a Câmara Municipal do Recife terá uma nova configuração. Dos 37 parlamentares existentes hoje na Casa, 24 foram reeleitos e 15 novos vereadores iniciarão seus mandatos. A bancada feminina cresceu de 4 para 6 vereadoras e cerca de 8 parlamentares fazem parte da bancada evangélica.
Na primeira reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife após as
eleições, os vereadores voltam ao plenário na tarde desta terça-feira,
a partir das 15h, com uma pauta de discussões que reforçam a tese de
que o vereador é o político mais próximo do povo. Na ordem do dia
estão vários requerimentos dos parlamentares que exigem ações pontuais que podem trazer benefícios para as comunidades recifenses, por parte dos dirigentes de órgãos das administrações direta e indireta.
A instalação de dispositivos de segurança nas agências e nos postos de atendimento bancário das instituições financeiras será obrigatória no Recife, caso seja aprovado o projeto de lei 95/2012, de autoria do vereador Augusto Carreras (PV), que está tramitando nas comissões de Legislação e Justiça, de Finanças e Orçamento, de Defesa dos Direitos Humanos e de Segurança Pública para análise e emissão dos pareceres. “Este projeto de lei busca unificar e sistematizar as diversas legislações existentes sobre segurança bancária no município, além de modernizar e atualizar os itens de segurança atualmente exigidos para o funcionamento das instituições financeiras. Nesse sentido, alguns dos dispositivos de segurança impostos pela legislação não se mostram eficazes e podem até mesmo facilitar a atividade criminosa, impondo riscos desnecessários à população”, justificou o vereador.