Notícias

Concedido pela vereadora Marília Arraes (PSB), o motociclista Alexandre Vovô, presidente do Moto Clube Filho dos Ventos, recebeu na quinta-feira 21, na Câmara do Recife, o Título de Cidadão recifense. Ele é natural de Caruaru, mas segundo a parlamentar, escolheu o Recife como seu porto seguro para voltar depois de cada aventura nas estradas. A vereadora justificou a concessão da maior honraria da Casa de José Mariano a Alexandre Vovô em função da relação afetiva dele com a cidade e por praticar um estilo de vida onde o coletivo prevalece sobre o individual.

Nove projetos de lei chegam ao plenário para votação, na reunião ordinária desta segunda-feira, 25, às 15h, na Câmara Municipal do Recife. Educação, saúde, lazer e homenagens a pessoas que prestaram serviços à cidade justificam as matérias que serão analisadas pelos vereadores. Um dos projetos, de autoria da vereadora Doutora Vera Lopes (PPS) determina o atendimento pelo Samu aos portadores de transtornos mentais, em surto, que necessitem de atendimento de emergência ou urgência, bem como o de transportá-los em suas ambulâncias para hospitais ou unidades de saúde especializadas.

O Parlamento Jovem encerrou os trabalhos do semestre divulgando as ações e apresentando sete pré-projetos que foram entregues à Comissão de Juventude da Câmara, durante evento no Plenarinho, hoje (21). O evento contou com a presença de representantes de vários segmentos. Os "jovens parlamentares" retornam as atividades no mês de outubro, após as eleições. De acordo com a presidenta Priscila Prestes, o Parlamento tem a intenção de inserir os jovens nos projetos de políticas públicas. “O espírito da política nasce quando a gente tenta ajudar o problema do outro. Sei que muitos não acreditam no PJ, mas a política é indispensável. Vocês têm força e saibam que me sinto honrada pelas presenças do Presidente da Câmara, Jurandir Liberal e do vereador Inácio Neto, presidente da Comissão de Juventude da Câmara”, disse.

Os vereadores Maré Malta (PSD) e Carlos Gueiros (PTB) comentaram durante o Pequeno Expediente desta terça-feira, (19) sobre o fechamento de duas agências bancárias, localizadas no bairro de Casa Forte e Parnamirim, as quais não respeitaram as leis municipais relativas à segurança. As agências estarão fechadas até que haja a adequação das mesmas. “Estou feliz por comemorar essa vitória do povo do Recife. Poucas vezes as leis produzidas nesta Casa são cumpridas e respeitadas pelo poder econômico do Brasil. Os bancos têm que se render em defesa das pessoas. É necessária a implantação de equipamentos que colaboram e salvam muitas vidas. O caso do vigilante de uma agência no bairro de Paissandú, por exemplo, morto numa abordagem, poderia ter sido evitada se houvesse blindagem no vidro. Várias Audiências Públicas foram realizadas, chamamos a Federação Brasileira de Bancos, a Febraban, mas ela não participou”, disse Maré Malta.

Para aperfeiçoar o projeto de lei de sua autoria, que trata da manutenção e recuperação dos passeios públicos e calçadas, a vereadora Priscila Krause (DEM) promoveu audiência pública no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira, 19. “O objetivo dessa reunião é discutir a situação das calçadas, não somente de uma forma pontual. Mas inclui-la dentro dos debates da mobilidade, da inclusão social e da acessibilidade”, esclareceu. O projeto 119/2010, que originou a audiência, está tramitando nas comissões temáticas. Ele diz que a construção, manutenção e recuperação dessas áreas de circulação de pedestres são da responsabilidade do Poder Público Municipal, exceto quando o proprietário do imóvel realizar obras na via pública.

Pelos menos nove contratos com empresas fornecedores de material e prestadores de serviços teriam sido realizados pela Prefeitura do Recife com dispensa de licitação, de acordo com denúncia feita pela vereadora Aline Mariano (PSDB), na tarde desta segunda-feira, 18, na Câmara do Recife. Ela afirmou que a PCR dispensou a licitação para compra de material de limpeza para a Secretaria de Educação no valor de quase R$ 3 milhões. Da mesma forma, segundo a vereadora, também foi dispensada de licitação a empresa que faz manutenção aos semáforos da cidade, cujo valor pode chegar a R$ 1,5 milhão em seis meses.

O projeto de lei que define as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária de 2013 para a Prefeitura do Recife (PL 05/2012, de autoria do Poder Executivo), foi aprovado em primeira e segunda discussão e agora segue para sanção do Executivo. A discussão para aprovação da matéria exigia a presença de 3/5 dos vereadores em plenário e duas reuniões. A segunda votação aconteceu em reunião extraordinária e a LDO foi votada nesta tarde na Câmara do Recife sem emendas dos vereadores.

O vereador Gilberto Alves (PTN) comentou sobre a convenção municipal do Partido Trabalhista Nacional -PTN . “Na oportunidade, houve a formalização de chapa para candidatos a vereadores. Uma chapa plural, de diversos segmentos da nossa sociedade. São Jovens, mulheres, trabalhadores, empresários e estudantes. Recebemos a visita de companheiros representando o Partido Socialista Brasileiro, o PSB. Foram muito bem recebidos, de forma efusiva pelos nossos candidatos”, disse.

A Vereadora Vera Lopes (PPS) repercutiu, durante o pequeno Expediente, a Audiência Pública realizada no último dia 15, na Câmara, sobre as políticas habitacionais no Recife. O evento foi realizado com a presença do Ministério Público da Habitação e Secretaria de Habitação do Recife . “O que está havendo em nossa cidade, é um déficit habitacional que só vem aumentando. As famílias estão desesperadas, sem ter onde morar. Vimos, recentemente, a comunidade do Viaduto Tancredo neves. A Dircon retirou os moradores sem nenhum planejamento, sem nenhum estudo”, disse.

Os constantes engarrafamentos na BR-101 que corta parte do Recife foram questionados pelo vereador Josenildo Sinésio (PT) no pequeno expediente da Câmara na tarde desta segunda-feira, 18. “Esta Casa vem tratando da questão da mobilidade, porém, a cidade está travada e não anda no horário de pico. O Dnit coloca sinal eletrônico a cada 5 km na rodovia. Acho que o poder legislativo deve tomar uma posição e buscar uma solução para o problema causado pelo órgão na região”, disse em tom de protesto.