Notícias

O vereador Maré Malta (PSD) fez um resumo na tribuna sobre a reunião da Comissão de Segurança, a qual é presidente, ocorrida hoje (5), na Sala das Comissões. “Mais uma reunião itinerante sobre segurança nos bairros será realizada, e o bairro escolhido foi Jardim São Paulo. Vamos convidar a Guarda Municipal, a delegacia da área, o 12º Batalhão, organismos, igrejas, diretores de escolas, lideranças comunitárias, além das áreas de assistência social, serviços públicos, entre outros”, disse.

Abrindo o pequeno expediente da tarde de hoje, 5, o vereador Rogério de Lucca (PSL) parabenizou na tribuna da Câmara do Recife, os demais parlamentares pela colaboração na rejeição dos vetos do executivo, onde foi beneficiado o seu projeto de lei que defende a realização do teste do reflexo vermelho (teste do olhinho) nas maternidades e estabelecimentos hospitalares. “Esse exame verifica no recém-nascido a probabilidade de existir doenças futuras, como catarata, glaucoma, tumores e outras anomalias”, destacou.

Dentro das comemorações do centenário da morte do abolicionista José Mariano, patrono da casa legislativa, a Câmara do Recife vai homenagear este ano as pessoas físicas e jurídicas que tenham prestado relevantes serviços ao município. A comenda foi instituída pela Mesa Diretora, através do Decreto Legislativo número 556/2012, e será concedida a personalidades indicadas pelos vereadores. Também faz parte das comemorações uma série de três reportagens especiais, a ser exibida a partir de amanhã, quarta-feira 6, no programa TV Câmara do Recife, que vai ao ar pela TV Universitária, diariamente às 7.30 horas. A série tem edição e reportagem da jornalista Catarina Ramalho, apresentação da jornalista Mack Costa e direção geral da jornalista Edén Pereira.

Seis projetos de lei, que tramitaram e foram aprovados, voltaram ao plenário da Câmara do Recife na reunião ordinária desta tarde, após receber veto total do prefeito João da Costa. Os vetos foram analisados e rejeitados em discussão única, por maioria absoluta e votação secreta, como exige o Regimento Interno. Os projetos de lei tratam de assuntos diversos e são de autoria dos vereadores Antônio Luiz Neto (PTB), Carlos Gueiros (PTB), Rogério de Lucca (PSL), Múcio Magalhães (PT) e Priscila krause (DEM).

Durante o pequeno expediente, o vereador Inácio Neto (PSB) leu uma carta de um proprietário de um imóvel que foi demolido pela Prefeitura do Recife. Segundo a carta, a Prefeitura não tinha amparo legal. “Depois que fui procurado três vezes por um cidadão que se dizia interessado em adquirir minha propriedade e não quis negociar a mesma, tive meu imóvel arbitrariamente demolido poucos dias depois. Dia 27 de julho de 2009, fui surpreendido por uma ação de demolição às 6 horas da manhã sem nenhum mandado judicial”.

O vereador Amaro Cipriano- Maguari (PSB) fez apelo à construtora Queiroz Galvão que construiu prédios no Bairro de Jardim São Paulo. Segundo ele a construção danificou algumas ruas no curso do empreendimento. “Na época da construção, a Queiroz Galvão prometeu fazer o serviço às ruas danificadas. Terminados os trabalhos, os moradores aguardaram a QG se pronunciar, e já faz 18 meses que ela não cumpriu o seu dever”, disse.

Na tarde desta segunda-feira, 4, o vereador Almir Fernando (PCdoB) ocupou a tribuna da Câmara do Recife para destacar o dia e a semana do meio ambiente. “Amanhã, cinco de junho foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar as pessoas a fazerem o melhor pelo meio ambiente, criando assim um dia mundial para representar essa luta”, disse.

Seis projetos de lei, que tramitaram e foram aprovados, voltam ao plenário da Câmara Municipal do Recife na reunião ordinária desta segunda-feira, 4, após receber veto total do prefeito João da Costa. Os vetos serão analisados em discussão única, por maioria absolutra e votação secreta, como exige o Regimento Interno. Os projetos de lei tratam de assuntos diversos e são de autoria dos vereadores Antônio Luiz Neto (PTB), Carlos Gueiros (PTB), Rogério de Lucca (PSL), Múcio Magalhães (PT) e Priscila kruase (DEM).

Por iniciativa do vereador Alfredo Santana (PRB), o presidente do Partido Republicano Brasileiro, Marcos Pereira, recebeu o Título de Cidadão do Recife. O parlamentar justificou a iniciativa argumentando que o homenageado nunca se deteve diante das dificuldades da vida. “Filho de uma empregada doméstica e do patrão, foi entregue pela mãe para adoção. Ele acabou sendo criado pela avó materna adotiva. Aos 31 anos já era vice-presidente da TV Record e aos 40 é o presidente do PRB. Uma trajetória que não deixa dúvidas”. A solenidade aconteceu ontem na Câmara do Recife.

A Câmara Municipal do Recife concedeu o título de cidadão recifense, em reunião solene, ao presidente do laboratório farmacêutico Hebron, Josimar Henrique da Silva, por iniciativa da vereadora Doutora Vera Lopes (PPS). A solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira, 1º de junho, e foi presidida pelo vereador André Ferreira (PMDB). “Conferir o título de cidadão de um município significa o reconhecimento por toda uma vida de dedicação à cidade. Mas como ter certeza de que escolhemos a pessoa certa? Precisamos saber se essa pessoa tem características profissionais ou pessoais que lhe confiram os pré-requisitos necessários para merecer tal homenagem”, argumentou a vereadora.