Será denominado de “Complexo Viário Governador Eraldo Gueiros Leite” o conjunto de quatro viadutos componentes da Via Mangue, que fazem intercessão com a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem. Isso é o que prevê o projeto de lei número 22, de 2012, de autoria do vereador Carlos Gueiros (PTB), que será votado em primeira discussão durante a reunião ordinária desta segunda-feira, 7, prevista para começar às 15h.
Nesta segunda-feira, 07, às 16h, o grande expediente da reunião plenária da Câmara Municipal do Recife será dedicado à palestra “Propaganda eleitoral”, proferida pelos juízes Gabriel de Oliveira Cavalcanti Filho, responsável pela Propaganda Eleitoral do Recife, Karina Albuquerque Aragão de Amorim, responsável pela Propaganda Eleitoral de Jaboatão dos Guararapes, e Orson Lemos, assessor da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O evento é fruto da visita feita ao presidente do TRE, Ricardo Paes Barreto, pelo presidente da Câmara , Jurandir Liberal (PT), acompanhado do primeiro Secretário da Casa, Augusto Carreras (PV), e do procurador Legislativo, Izael Nóbrega, no último dia 24 de abril.
O vereador Romildo Gomes (PSD) homenageou o escritor Geneton Barbosa, 81 anos, que escreveu o livro intitulado “Filosofia de Vida”, lançado no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta sexta-feira, 4. Na obra, o autor enaltece Deus, fala do tempo, do ser humano, das lembranças, do pensamento, do trabalho, da vaidade, do espírito, do amor à família e de sua companheira Geralda, com quem teve oito filhos. “No seu livro, Geneton demonstra toda sua sensibilidade ao expressar seus sentimentos, mostrando assim que a falta de estudos não lhe tirou o dom filosófico que tranformou em poemas”, disse o vereador em seu discurso.
Por iniciativa da vereadora Vera Lopes (PPS), a Associação Nordestino e Brasileira de Engenheiros de Minas recebeu na tarde desta quinta-feira 3, uma placa comemorativa à passagem de seus 40 anos de fundação. A vereadora ressaltou que se sentia orgulhosa em homemenagear uma categoria que trabalha árduo e que nem sempre é visível. “Desde a década de 90 que a profissão cresceu no país, ganhando importância com as grandes empresas mineradoras e a prospecção de petróleo. Essas grandes empresas levam o nome do Brasil pelo mundo afora”.
Para discutir as alternativas que possam articular a bicicleta dentro do sistema público de transporte, a Comissão de Mobilidade e Acessibilidade da Câmara Municipal do Recife realizou audiência pública na manhã desta quinta-feira, 3. Foi a quinta, de uma série de sete reuniões, que a comissão vem realizando antes da elaboração do relatório para o projeto de lei que cria o Plano de Mobilidade do Recife. “Não se trata de um plano do Poder Executivo, nem do Legislativo, mas da cidade do Recife. É por isso que estamos realizando todas as semanas uma audiência com os mais diversos segmentos. Queremos ouvir o povo e os especialistas, com o objetivo de enriquecermos o que está sendo debatido nesta casa’, afirmou o vereador Gilberto Alves (PTN), presidente da comissão.
O Programa de Combate ao Crack do governo federal foi lançado em dezembro do ano passado com verba de R$ 4 bilhões. Nele, está prevista a internação involuntária, onde é necessária a autorização da família e a decisão de uma equipe médica. Também estão previstas a criação de 38 Consultórios de Rua, com médicos, psicólogos e enfermeiros. A equipe deverá realizar a busca ativa dos usuários e fazer a avaliação sobre o internamento voluntário, com autorização do dependente ou involuntário, contra a vontade do usuário. Há ainda a internação compulsória, determinada pela Justiça. Para debater o programa, o vereador Luiz Eustáquio (PT), presidente da Comissão de Saúde da Câmara do Recife e da Frente Parlamentar de Combate ao Crack, trouxe à Casa diversas entidades e autoridades judiciais e policiais.
Na reunião plenária desta tarde, 2, o vereador Sérgio Magalhães (PSD) utilizou o pequeno expediente para tratar de um assunto que segundo ele, é de suma importância para a Casa. “O prefeito João da Costa comprovou em sua última resposta sobre a questão do lixo, que a Prefeitura do Recife (PCR) mente e muito. Eu quero dizer que quando fiz o primeiro pedido de informação à PCR, me disseram que não tinham conhecimento sobre a sociedade da empresa Vital com a CTR Candeia e depois me mandaram um documento com a ata onde mostrava que a Vital tinha comprado 1/3 do empreendimento”.
No último domingo do mês de abril, dia 29, foi comemorado no Recife o Dia da Consciência Jovem. O autor da lei que instituiu esse evento no calendário municipal, vereador Alfredo Santana (PRB), foi à tribuna da Câmara na tarde de hoje, 2, agradecer aos parlamentares que o ajudaram a criar essa data aprovando a sua proposição.
Na tarde desta quarta-feira, 2, o vereador Inácio Neto (PSB) enfatizou no pequeno expediente da Casa, a atuação dos membros do programa de televisão “Custe o que custar” (CQC). “O CQC veio ridicularizar os parlamentares como fizeram com alguns que foram entrevistados. Não é certo uma equipe de imprensa andar pelo país a fora denegrindo os políticos e não sou obrigado a dar entrevista a eles e não darei”, disse.
O vereador Maré Malta (PSD) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife na tarde desta quarta-feira, 2, para protestar contra a violência nos bancos e em especial ao assalto ocorrido em uma instituição localizada dentro de um hospital particular do Recife, que resultou na morte do vigilante Maurício Lopes da Silva. “Os bancos se mostram omissos no quesito segurança quando oferecem uma estrutura vulnerável e que a gente já critica há bastante tempo”, disse.