Dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo – o que reduz a abrangência das isenções fiscais nos eventos de grande faturamento e o que altera a estrutura organizacional da Administração Indireta, criando empregos na URB-Recife – foram aprovados pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife. A reunião que analisou os projetos ocorreu na manhã desta quarta-feira, 2, no gabinete do vereador Carlos Gueiros (PTB), presidente da comissão.
No início de todos os shows artísticos e eventos culturais com aglomeração de público no município do Recife serão exibidos vídeos ou áudios educativos antidrogas, para fins de acesso à informação, conscientização, prevenção e combate ao uso de substâncias alucinógenas ou entorpecentes, caso seja aprovado o projeto de lei que tramita na Câmara Municipal do Recife, de autoria do vereador Maré Malta (PPS). A matéria foi distribuída às comissões de Legislação e Justiça; Educação,Cultura, Turismo e Esportes; Finanças e Orçamento; Defesa dos Direitos Humanos e de Saúde e Bem-estar Social para análise e emissão dos pareceres.
Para ampliar a participação dos diversos setores sociais no Plano de Mobilidade do Recife, cuja minuta do projeto de lei tramita na Câmara Municipal do Recife, a Comissão de Mobilidade e Acessibilidade promoveu audiência pública para debater o transporte público. A reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira, 27, e foi a quarta de uma série de encontros em que estão sendo ouvidos especialistas e a população. “O objetivo é realizar discussões segmentadas para enriquecermos o Plano de Mobilidade e ao final, apresentarmos um grande relatório. Já tivemos audiência com os taxistas, com as pessoas ligadas ao transporte fluvial e com os interessados na questão da acessibilidade. No próximo dia 3, será a vez de debatermos sobre as ciclovias e em seguida, a problemática das motos e de cargas e descargas no Recife”, anunciou o vereador Gilberto Alves (PTN), presidente da comissão.
A mais alta comenda da Câmara do Recife, apenas outorgada àqueles que de alguma forma serviram à cidade, foi entregue na tarde desta quinta-feira 26, ao cantor e compositor Geraldinho Lins, pelo vereador Gilberto Alves (PTN). O parlamentar disse que o agraciado poderia ser classificado com muitos adjetivos, pai, guerreiro, empreendedor, mas o que melhor lhe cabia era o de vencedor. “São 20 anos de carreira artística e tenho convicção que ninguém representa melhor o Recife do que ele. Nosso homenageado teve grandes pelejas, caiu e levantou. É um vitorioso. Sua trajetória mostra que uma vida deve ser erguida tijolo por tijolo”.
Numa iniciativa conjunta dos vereadores Aerto Luna (PRP) e Josenildo Sinésio (PT), a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene, na manhã desta quinta-feira, 26, para o lançamento do selo comemorativo da beatificação e canonização de Frei Damião. O evento abriu as homenagens aos 15 anos de falecimento do frade e ao encerramento da fase diocesana do processo de beatificação e canonização do religioso que é considerado “santo” por muitos nordestinos. O plenário e as galerias da Casa de José Mariano ficaram lotados por religiosos e católicos para assistir à solenidade.
Para homenagear a passagem dos 14 anos de criação do Jornal Folha de Pernambuco, o vereador Gilberto Alves (PTN), propôs uma reunião solene na tarde de hoje (25), na Câmara do Recife. O parlamentar pediu licença para contar um pouco da história do grupo e da criação da Folha, jornal que segundo ele inaugurou uma nova página no mercado editorial do Estado.
Representantes de instituições religiosas e entidades civis participaram da entrega do título de cidadão do Recife ao pastor Ney Silva Ladeia, realizado na manhã de hoje (25) no plenário da Câmara Municipal. Para o vereador Luiz Eustáquio (PT), autor da proposta, a homenagem representa o reconhecimento aos relevantes serviços prestados por Ney Ladeia à cidade do Recife “sobretudo quando tratamos de um pastor cuja história se caracteriza pela influência dos ensinos do evangelho, revelada através de uma postura permeada pelo compromisso ético, moral e espiritual”.
A redução do movimento de clientes nos mercados da Madalena e da Boa Vista, ocorrida após a mudança do trânsito no entorno desses estabelecimentos, foi o tema da audiência pública promovida na Câmara Municipal do Recife, pela vereadora Aline Mariano (PSDB), na manhã desta quarta-feira, 25. “Nosso objetivo é discutir os problemas enfrentados por quem sobrevive e mantém suas famílias com seus comércios nos boxes desses mercados. Queremos resgatar a antiga movimentação comercial e também questionar a Prefeitura, que precisa fazer a manutenção e preservação desses mercados”, disse a vereadora, na abertura da reunião. Os dois mercados foram os primeiros dos 15 existentes na cidade a receberam ações de ordenamento do trânsito e estão enfrentando momento de crise.
O presidente da Câmara, Jurandir Liberal, o primeiro Secretário da Casa, Augusto Carreras, e o procurador Legislativo, Izael Nóbrega, participaram de uma reunião com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ricardo Paes Barreto, na sede do órgão. O encontro aconteceu às 16h desta terça-feira, 24, e teve como objetivo solicitar uma visita de profissionais do TRE à Casa de José Mariano para conceder esclarecimentos e orientações necessárias sobre a lei eleitoral. A explanação ficou pré-agendada para o início do mês que vem, no plenário da Câmara.
A vereadora Vera Lopes (PPS) ocupou a tribuna da Câmara no pequeno expediente desta tarde, 24, para enfatizar sua preocupação com a qualidade dos exames pré-natais realizados nas maternidades do Recife. Segundo ela, uma paciente da maternidade Bandeira Filho no bairro de afogados, só recebeu o resultado de seus testes três meses depois da realização dos mesmos.