Os textos com os projetos de lei que dispõem sobre o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), que chegarão segunda-feira ao plenário da Câmara Municipal do Recife, não são os idealizados pelo Poder Executivo, autor das matérias. A Comissão de Finanças e Orçamento realizou reunião ordinária nesta quinta-feira, 24, para uma última análise das emendas apresentadas pelos vereadores e ficou claro que o parecer da relatoria, que vai à votação, modificará os projetos em vários pontos. Afinal, a LOA acatou 11 emendas do relator Carlos Gueiros (PTB) e das outras 28 encaminhadas pelos demais vereadores da casa, 18 foram rejeitadas, quatro aprovadas na íntegra e seis aprovadas com subemendas.
Em reunião solene realizada na Câmara Municipal do Recife, o vereador Aerto Luna (PRP), homenageou na manhã desta quinta-feira, 24, o Colégio Santa Barbara, que está comemorando 40 anos de fundação no bairro da Imbiribeira. ”Jovens, dedicados, aguerridos, visionários, perseverantes, sonhadores e ousados. Esses são os adjetivos da professora Maurina Arruda e seu esposo, Onildo Arruda, que fundaram em sua própria residência o Educandário Santa Bárbara. Tradição, desenvolvimento, qualidade, são algumas características marcantes da instituição particular mais antiga do bairro”, disse o vereador em seu discurso.
O Dia Nacional de Ação de Graças comemorado anualmente na quarta quinta-feira do mês de novembro, tem encontro marcado amanhã no Marco Zero, mas já foi lembrado na tarde de hoje, 23, na Câmara do Recife. Por iniciativa do vereador Jadeval de Lima (PTN), parte do grande expediente da reunião plenária foi dedicado à data.
O vereador Maré Malta (PSD) fez, na tarde desta quarta-feira, 23, um discurso em homenagem ao livro. O parlamentar ressaltou o papel importante perante a formação de cada cidadão fazendo ainda a leitura de um histórico. “Não devemos esquecer o livro, pois as futuras gerações precisam se lembrar deles. É preciso preservar a leitura tradicional convivendo com a tecnologia, mais respeitando a tradição”, defendeu.
Na tarde desta quarta-feira, 23, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) falou sobre o veto do prefeito João da Costa ao seu projeto de lei que foi aprovado na Casa e defendia a instalação de banheiros públicos nas dependências das estações de metrô do Recife. O parlamentar declarou que irá voltar a discutir o projeto, uma vez que está havendo cada vez mais polemica na cidade.
A questão da iluminação natalina no Recife foi o foco do discurso da vereadora Aline Mariano (PSDB), na tarde desta quarta-feira, 23, na Câmara. A parlamentar disse ter visto ontem no Diário Oficial do município um pagamento de 4 milhões de reais pela decoração, citando ainda a dispensa de licitação. “Essa falta de transparência com o dinheiro público tem sido recorrente. Quem ficou com esse dinheiro foi a mesma empresa que fez o carnaval, o São João e o Natal do ano passado”, lembrou.
Na corrida contra o tempo para discutir e votar os projetos de lei que dispõem sobre o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife reuniu-se pela segunda vez num espaço de uma semana, em caráter extraordinário, para analisar as emendas apresentadas a essas duas matérias pelos vereadores. A reunião, na manhã desta quarta-feira, 23, deu continuidade à anterior e prevaleceram as discussões sobre a emenda número 28 proposta pelo vereador Múcio Magalhães (PT). A emenda tem por objetivo criar uma reserva financeira, na ordem de R$ 50 milhões, para dar condições de garantir o aumento salarial dos servidores públicos municipais no próximo ano, superior à reposição inflacionária e margem para implantação escalonada dos planos de cargos e carreiras já existentes.
O vereador Múcio Magalhães (PT) fez um rápido discurso na tarde desta terça-feira, 22, onde comentou uma notícia publicada em um jornal da capital. A matéria dizia que o Tribunal de Contas do Estado irá lançar na próxima sexta-feira, 25, um portal onde vai disponibilizar para qualquer cidadão a execução orçamentária de todos os municípios pernambucanos.
No pequeno expediente da tarde desta terça-feira, 22, o vereador Alfredo Santana (PRB) falou da sua indignação com o ato bárbaro envolvendo mãe e filha que viviam em Ipojuca na Região Metropolitana do Recife e aceitaram pegar uma carona oferecida por um desconhecido. “Nós sabemos que a mulher tem um papel muito forte na sociedade e temos que cuidar”, declarou.
A contratação de 400 professores por meio de seleção simplificada da prefeitura do Recife foi o foco do discurso do vereador André Ferreira (PMDB), na tarde desta terça-feira, 22, na Câmara. O parlamentar disse que os profissionais estão trabalhando desde o mês de setembro sem receber seus salários e nenhum outro tipo de benefício.