Notícias

O vereador André Ferreira (PMDB) repercutiu nesta segunda-feira 22 na Câmara dos Vereadores do Recife o que ele classificou de superfaturamento de preços nos produtos de material de limpeza adquiridos pela Secretaria de Educação. De acordo com ele, a ata de registro de preço de novembro de 2010 previa determinado valor e a de abril de 2011 onerou esses valores. “Há produtos que apresentam diferença de R$ 800 mil e de R$ 300 mil de uma ata para outra no mesmo produto. É uma falta de compromisso com as escolas sucateadas e salários baixos dos professores. Por essa razão sugiro a criação de uma Comissão Parlamentar e Inquérito (CPI) para investigar em profundidade o que está acontecendo com o dinheiro público municipal”.

A vereadora Priscila Krause (DEM), voltou nesta segunda-feira (22), à Casa de José Mariano, após um período de 75 dias de licença maternidade. Líder da bancada de oposição da Câmara, ela deixou em seu lugar a vereadora, Vera Lopes (PPS), que assumiu interinamente marcando uma forte oposição ao governo.

Alfredo Santana (PRB), Luís Eustáquio (PT) e Estéfano Menudo (PHS) vereadores da base do governo e os oposicionistas Sérgio Magalhães (PSD) e Maré Malta (PPS) foram à tribuna, na tarde desta segunda (22), falar sobre a atual gestão da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR).

Três projetos de lei que prestam homenagens a personagens importantes da recente história política e educacional do Brasil e do Recife, ao denominar futuros logradouros da cidade, serão votados em primeira votação na reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife, prevista para começar às 15h. Os personagens são o ex vice-presidente José Alencar, o ex-prefeito Augusto Lucena e a diretora do Colégio Santa Maria, Maria das Dores Muniz de Melo, todos falecidos.

Está aguardando a sanção do Prefeito João da Costa (PT), o Projeto de Lei de autoria do vereador Marcos Menezes (DEM), que estabelece percentual de participação dos artistas pernambucanos nas contratações para festejos de época e eventos comemorativos. Caso sancionado ficará determinado nas contratações de shows musicais, no Recife, a destinação de 70% da verba disponível para os artistas pernambucanos e 30% para os artistas de fora do Estado.

A Escola Bíblica Infantil (EBI), vinculada à Igreja Universal do Reino de Deus, foi homenageada em sessão solene na Câmara Municipal do Recife realizada na manhã desta sexta-feira, 19, por iniciativa do vereador Alfredo Santana (PRB). O prestígio da EBI, que atende a cerca de 80 mil crianças e jovens do Estado, foi demonstrado com a presença do prefeito João da Costa, que compareceu ao plenário, local do evento, para manifestar o seu reconhecimento ao trabalho realizado pela entidade religiosa. As galerias ficaram lotadas de evangélicos, principalmente das famílias que recebem a assistência da instituição.

A Comissão de Finanças e Orçamento se reuniu na tarde desta quarta-feira, 17, para discutir a aprovação de vários pareceres a projetos de leis do Legislativo e do Executivo. Na ocasião estiveram presentes os vereadores Alexandre Lacerda (PTC), Osmar Ricardo (PT), Marcos de Bria (PTC) e o presidente da Comissão, Carlos Gueiros (PTB).

A vereadora Vera Lopes (PPS) comunicou aos colegas da Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira, 17, que vai participar amanhã de uma reunião com o promotor do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) Ricardo Coelho para discutir a questão da cobrança da taxa de estacionamento. Essa taxa havia sido suspensa por determinado tempo, mas voltou a ser cobrada em estabelecimentos comerciais, hospitais e outros.

Na próxima sexta-feira vai ser comemorado o Dia do Artista de Teatro. Para homenageá-los o vereador Estéfano Menudo (PHS) usou a tribuna da Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira, 17. Para ele é importante traçar uma linhagem de avanço cultural do Recife, sobretudo de Pernambuco, no cenário nacional. “A história de nosso teatro começou em 1839 e a ideia era a construção de teatro público no Recife, elaborada pelo presidente da Província Francisco do Rego Barros. Por falta de mão de obra especializada, ele trouxe profissionais europeus”

O vereador Gilberto Alves (PTN) foi à tribuna, na tarde desta quarta-feira (17), falar da primeira reunião da Comissão de Mobilidade e Acessibilidade da Câmara Municipal do Recife, da qual ele é presidente, com a Comissão Especial de Mobilidade da Assembleia Legislativa de Pernambuco, representadas pelos deputados estaduais Sílvio Costa Filho (PTB) e Zé Maurício (PP). A reunião ocorreu no período da manhã, na Sala Especial da Presidência.