A Comissão de Segurança Pública da Câmara deliberou sobre vários assuntos durante reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 23. Uma das principais preocupações do grupo é reduzir as zonas de risco da cidade, que são áreas abandonadas e mal iluminadas. “O pensamento do bandido é que um lugar escuro ou abandonado é mais fácil para ele praticar um delito que uma rua iluminada e movimentada. É nisto que precisamos trabalhar”, avaliou o presidente da Comissão, Maré Malta (PPS).
A limitação de tempo de espera nas filas de supermercados, hipermercados e estabelecimentos congêneres do Recife foi tema de audiência pública que levou ao plenarinho da Câmara Municipal, na manhã desta quarta-feira, 23, empresários do setor varejista e representantes de instituições de defesa do consumidor. As discussões serviram para aperfeiçoar o projeto de lei de autoria do vereador Osmar Ricardo (PT), que já foi aprovado pela Comissão de Finanças e Orçamento e agora aguarda votação em plenário.
Já seguiu para sanção do prefeito João da Costa o projeto de lei de autoria do vereador Jurandir Liberal (PT), presidente da Câmara Municipal, que cria o sistema cicloviário do Recife como incentivo ao uso de bicicletas para o transporte, contribuindo para o desenvolvimento da mobilidade sustentável. Trata-se de um projeto de grande importância para a cidade, onde é crescente o uso de bicicletas como meio de transportes para o trabalho, estudo e lazer. Um forte argumento justifica o projeto: a inclusão da bicicleta nos deslocamentos urbanos deve ser abordada como elemento para implantação do conceito de Mobilidade Urbana Sustentável e como forma de redução do custo dos deslocamentos das pessoas.
Representando o Poder Legislativo Municipal, o presidente da Câmara do Recife, vereador Jurandir Liberal (PT), participou na noite desta terça-feira, 22, da homenagem feita pela Assembleia Legislativa de Pernambuco ao mais antigo jornal em circulação da América Latina, o Diario de Pernambuco. A solenidade, proposta pelos deputados Alberto Feitosa e Sebastião Rufino, marcou os 185 anos de fundação do jornal e foi prestigiada por autoridades de vários setores da sociedade, que lotaram o plenário e as galerias da Casa de Joaquim Nabuco.
Depois da repercussão dada pelos jornais sobre a falta de informação de projetos aprovados em site da Prefeitura do Recife, o vereador Maré malta (PPS) explicou na tarde desta terça-feira, 22, no plenário da Câmara, que já está com um projeto de lei pronto, o Recife Legis, para acabar com o que considera uma confusão digital que se estabeleceu esta semana. “A falta de dados em site da PCR sobre projetos já existentes e aprovados levou um projeto do vereador Luiz Eustáquio a ser vetado pelo Executivo devido à coincidência do tema”.
Em solidariedade à tragédia provocada pelo maior terremoto já registrado no Japão, os vereadores promoveram uma reunião solene no plenário da Câmara na tarde desta terça-feira, 22. A iniciativa partiu do presidente da Casa, vereador Jurandir Liberal (PT), e contou com a presença do Cônsul do Japão em Recife, Akira Suzuki, e de representantes da colônia japonesa e da Associação de Cultura Japonesa da cidade. Um minuto de silêncio e um voto de pesar marcaram a solenidade, além dos pronunciamentos de vários vereadores.
Foi aprovado na reunião desta terça-feira, 22, requerimento de autoria do vereador Sérgio Magalhães (PTC) solicitando um debate na Casa, com o senador Francisco Dornelles, sobre os pontos da reforma política proposta pela Câmara Federal e pelo Senado. O assunto, que já havia sido levantado na tarde de ontem, foi tema do pronunciamento do líder do governo, Josenildo Sinesio (PT), que acredita que as sugestões para a reforma podem partir também das Casas Legislativas Municipais.
O vereador André Ferreira (PMDB) repercutiu em plenário nesta terça-feira, 22, o pronunciamento de ontem de Inácio Neto (PT) sobre o atendimento do Samu no Recife. Enquanto André Ferreira lamentou por não ter sido atendido pelos médicos do serviço, na semana passada. O vereador Inácio Neto contou que após um telefonema onde pediu socorro para uma vítima de atropelamento, a ambulância chegou em sete minutos e meio. Para André Ferreira, a diferença no atendimento aconteceu porque o colega identificou-se como vereador, enquanto ele optou por não usar desta prerrogativa.
Com a presença do cônsul do Japão no Recife, Akira Suzuki, a Câmara Municipal realiza hoje à tarde (22), durante o Grande Expediente, um ato de solidariedade à população daquele país, vítima de uma sequência de terremotos e de um tsunami desde o dia 11 de março. A iniciativa do ato é do presidente da Casa, Jurandir Liberal (PT). “Esta reunião é importante pela gravidade da situação em que se encontra o Japão e seu povo diante da devastação provocada pelas catástrofes naturais que abateram aquela nação”, justificou o vereador.
O vereador Carlos Gueiros (PTB) reclamou na reunião plenária desta segunda-feira, 21, dos projetos do Executivo denominando ruas na cidade. Segundo o parlamentar, as propostas passam na frente da lista de outras já aprovadas e que estão à espera para nomear logradouros públicos. Ele se referia ao projeto que dá o nome Professor Murilo Humberto de Barros Guimarães a próxima rua a ser aberta nas proximidades do Fórum Rodolfo Aureliano, em Joana Bezerra. “Sou absolutamente favorável à homenagem ao professor, mas devo considerar que há inúmeros projetos já aprovados nesta Casa que dão nome de rua à próxima que for aberta. Esta do Fórum é uma “próxima” que já está recebendo nome”.