A segurança nas agências bancárias vem sendo alvo de várias proposições elaboradas pelos vereadores da Câmara do Recife, uma delas - de autoria do vereador Josenildo Sinesio (PT) - foi aprovada e sancionada pelo Executivo, mas ainda não foi colocada em prática pelos donos dos bancos. Na manhã desta quarta-feira, 4, a Casa promoverá mais um debate sobre a questão, durante audiência pública que será realizada no plenarinho da Câmara. A iniciativa partiu da Comissão de Segurança Pública da Casa, presidida pelo vereador Maré Malta (PPS).
Os hipermercados, supermercados, mercados e estabelecimentos congêneres localizados no Recife ficam obrigados a disponibilizar caixa preferencial aos consumidores que utilizarem sacolas retornáveis, para o acondicionamento e transporte das mercadorias adquiridas. Esse é o teor do projeto de lei 64, de autoria do vereador Inácio Neto (PT), que está tramitando em quatro comissões temáticas da Câmara Municipal do Recife.
O Projeto Reluz, responsável pela requalificação do sistema de iluminação pública do Recife, já havia sido citado em plenário, na semana passada. Na reunião desta segunda-feira, 2, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT)destacou a importância do programa.
Líder da Oposição na Casa, a vereadora Priscila Krause (DEM) disse na tarde desta segunda-feira, 02, que o prefeito João da Costa devia desculpas à Câmara por ter dito diversas vezes que o legislativo não havia discutido o Plano de Mobilidade de forma séria. “Toda vez que fazemos críticas, sempre tem alguém falando que se a gente não provar temos que pedir desculpas. O prefeito tem que pedir desculpas a esta Casa porque disse que o plano já estava aqui e ele ainda não chegou. Junto com o Plano, precisa vir um pedido de desculpas por ter chamado essa Casa de irresponsável”.
Na reunião plenária desta segunda-feira, 02, o vereador Alexandre Lacerda (PTC) parabenizou o prefeito João da Costa pela inauguração da Dircon da 4ª regional. “Antes o atendimento era feito em conjunto com a 5ª regional. Mas agora o órgão pode receber a população com mais conforto. O local fica atrás do Mercado da Madalena e também vai facilitar a vida dos moradores daquela área”.
O vereador Edmar de Oliveira (PHS) disse na reunião plenária desta segunda-feira, 02, que está preparando um levantamento sobre os problemas causados no Recife pela chuva e pelo trânsito nos últimos 30 anos. “O caos que tem vivido a população não é culpa de uma única administração. Quantos prefeitos não passaram pelo Recife? Uns trabalharam mais que os outros, mas todos deixaram sua marca”.
Presidente da Comissão de Transportes e Trânsito da Câmara, o vereador Romildo Gomes (DEM) parabenizou os Diários Associados pela realização de um seminário na semana passada para discutir a mobilidade no Recife. “Esse é um assunto de competência do chefe do Executivo, que deve cuidar dos problemas da cidade O prefeito precisa tomar uma atitude séria em relação ao trânsito que está totalmente inviável. Em 1990, existiam 390 mil veículos e hoje são 1,9 milhão. Diariamente, circulam 900 mil carros e 80 mil motos na área metropolitana”.
Na reunião plenária desta segunda-feira, 02, o vereador Sérgio Magalhães (PTC) voltou a repercutir declarações do prefeito João da Costa. Segundo o parlamentar, o chefe do Executivo coloca o Legislativo como um Poder menor ao dizer que os vereadores não estão tratando o Plano de Mobilidade Urbana como uma questão séria. O projeto de lei com o Plano ainda não foi enviado pela Prefeitura à Câmara do Recife. De acordo com os jornais, o documento ainda está em fase de conclusão.
O vereador Alfredo Santana (PRB) também parabenizou na reunião desta tarde a atuação de João da Costa frente da Prefeitura do Recife. Ele lembrou que a cidade teve grandes representantes, a exemplo de Pelópidas Silveira e Augusto Lucena, “que realizaram grandes obras para a cidade, mas esqueceram de contemplar as necessidades dos subúrbios”. E completou. “Em bairros como Ibura e Várzea, os gestores erraram no passado e agora temos que fazer um trabalho árduo para que o povo tenha qualidade de vida”.
As unidades municipais de saúde do Recife deverão realizar, através do Sistema Único de Saúde – SUS -, a Triagem Auditiva Neonatal, conhecida como teste do ouvidinho, em crianças recém-nascidas. A iniciativa, do vereador Luiz Eustáquio (PT), aprovada pela Câmara, foi transformada em lei sancionada pelo prefeito João da Costa no dia 25 de abril e publicada no Diário Oficial do Município, edição de 26/04/2011.