Notícias

Um dia após a denúncia em plenário de que funcionários da Transval - empresa terceirizada da Prefeitura do Recife - estariam com seus salários e outros direitos trabalhistas em atraso, integrantes da bancada de oposição se reuniram com o secretário de Governo do Executivo, Henrique Leite (PT) para tratar sobre o assunto. O encontro, que terminou em acordo, foi na manhã desta quinta-feira, 3, na sede da Prefeitura, e reuniu as vereadoras Aline Mariano (PSDB), Vera Lopes (PPS), assessores da vereadora Priscila Krause (Dem), representantes da Transval e funcionários da Secretaria de Educação.

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara foi instalada na manhã desta quinta-feira, 3, e montou sua composição para o biênio 2011/2012. A reunião foi convocada durante reunião plenária de ontem pelo vereador Carlos Gueiros (PTB), por ser o mais idoso entre os membros, como manda o Regimento Interno do Legislativo Municipal. Na ocasião, foram eleitos o presidente e o vice-presidente da Comissão. Gueiros foi reconduzido à presidência do grupo. Os parlamentares presentes elegeram Estefano Menudo (PHS) para a vice-presidência da Comissão.

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara foi instalada na manhã desta quinta-feira, 03, para o biênio 2011/2012. A reunião de instalação foi convocada, durante reunião plenária, pelo vereador Carlos Gueiros (PTB), por ser o mais idoso entre os membros, como manda o Regimento Interno do legislativo municipal. Na ocasião, foram eleitos o presidente e o vice-presidente da comissão. Carlos Gueiros foi reconduzido ao cargo de presidente. Os parlamentares presentes elegeram Estéfano Menudo (PHS) para a vice-presidência da comissão.

Na primeira reunião plenária do ano, na tarde desta quarta-feira, 2, a bancada de oposição na Casa cobrou do governo municipal o pagamento dos salários dos funcionários das empresas terceirizadas. A vereadora Vera Lopes (PPS) disse que os trabalhadores não estão recebendo salários, férias, tíquete alimentação e vale transporte. “Eles estão impedidos de pagar suas necessidades básicas, como feira, IPTU e material escolar. O salário de dezembro até agora não foi pago. Peço ao secretário de Finanças que libere o pagamento das prestadoras”.

A legalização das motos de 50 cilindradas, popularmente conhecidas como cinquentinhas, foi tema de pronunciamento do vereador Alexandre Lacerda (PTC) no plenário da Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira, 2. Preocupado com as condições financeiras dos proprietários desse tipo de veículo, o parlamentar defendeu a redução do seguro e da taxa de emplacamento e fez um apelo ao governo do Estado para rever os custos da legalização.

Entrou em pauta na reunião desta quarta-feira, 2, o requerimento de autoria do vereador Inácio Neto (PT) solicitando que parte do grande expediente da reunião plenária do próximo dia 9 seja reservada a uma exposição das ações de contenção de encostas e barreiras nos morros do Recife, por representantes da Prefeitura. “Estas ações vêm sendo feitas desde a gestão do ex-prefeito João Paulo e foram intensificadas pelo prefeito João da Costa. Como parlamentares, devemos conhecer o plano de contenção da cidade”.

Um dia após a reunião solene de abertura dos trabalhos legislativos, a Câmara Municipal do Recife retoma a rotina de debates com a primeira sessão ordinária deste ano, prevista para começar às 15h desta quarta-feira, 2 de fevereiro. Na ordem do dia agendada para as discussões predominam as preocupações dos parlamentares com os problemas enfrentados pelas populações, nos bairros, destacando-se o requerimento do vereador Inácio Neto (PT) com a situação dos morros para evitar que se repitam as tragédias – a exemplo do Rio e Santa Catarina - diante do inverno que se avizinha.

Na solenidade que reabriu os trabalhos legislativos do ano, o prefeito João da Costa falou sobre os avanços obtidos durante a sua administração, as prioridades e programas que serão implementados em 2011, além do Plano Plurianual (PPA) 2010/2013, que reúne um conjunto de ações que serão executadas no período. “O orçamento é pequeno diante dos desafios que precisamos enfrentar no Recife”, enfatizou.

O presidente Jurandir Liberal (PT) abriu espaço, durante a reunião solene de abertura dos trabalhos legislativos, para os parlamentares empossados fazerem seus discursos de agradecimento. Líder comunitário no Alto José Bonifácio, delegado do Orçamento Participativo e ex-vereador do Recife, Almir Fernando (PCdoB) recebeu mais de sete mil votos na última eleição. Ele entrou na vaga que pertencia a Luciano Siqueira. “Agradeço a todos que me apoiaram e reforço minha presença na bancada governista. O trabalho não será fácil. Esta luta será muito grande, por isso quero pedir o apoio, a compreensão e a paciência dos colegas. E, a Deus, pedir sabedoria para ajudar ao povo e ao Poder Executivo”.

Os líderes das bancadas de governo e oposição também fizeram seus primeiros pronunciamentos do ano durante a reunião de abertura dos trabalhos, nesta terça-feira, 1. Josenildo Sinesio (PT) fez uma análise positiva da atual conjuntura política, que pode gerar oportunidade de desenvolvimento econômico e aumento na geração de empregos na cidade. “O Recife, como a capital do estado, ocupa uma posição de vanguarda, com uma prestação de serviços cada vez mais competitiva e qualificada. Além de se destacar por sua administração inovadora, competente, arrojada, exercida de maneira participativa e transparente, tendo como prioridade a qualidade de vida de sua população”.