Os cem anos de fundação da Igreja de Nossa Senhora da Piedade, em Santo Amaro, recebeu na tarde desta quarta-feira 14, na Câmara do Recife, homenagem proposta pelo vereador Romildo Gomes (DEM). O padre Francisco Caetano, pároco da Igreja recebeu a placa em nome dos sete párocos que estiveram à frente da paróquia ao longo de sua existência.
A vereadora Aline Mariano (PSDB) retratou na tribuna da Câmara na tarde desta quarta-feira, 14, um problema que vem trazendo diversos transtornos à população do bairro de Boa Viagem. De acordo com ela, um terreno baldio localizado na esquina da Avenida Sul com a Rua Joaquim Pinheiro, está sendo utilizado como depósito e ponto de comercialização de materiais reciclados sem os cuidados necessários. “A convite da comunidade estive visitando o local e pude constatar o completo descaso da prefeitura com uma situação tão séria como essa”.
Em repúdio aos questionamentos da oposição sobre ações realizadas pela Prefeitura do Recife, o vereador Jairo Brito (PT) subiu a tribuna da Câmara na tarde desta quarta-feira, 14 e apresentou argumentos ao fato. “Ficamos escutando algumas afirmações de vereadores da oposição e com isso penso que eles estão morando em outras cidades”, disse.
A atuação do prefeito de Olinda Renildo Calheiros foi o destaque da fala do vereador Inácio Neto (PSB) na tarde desta quarta-feira, 14. O parlamentar ressaltou os cargos públicos ocupados por Calheiros em todo o período de sua careira política e a sua relação com Olinda. “A sua gestão é conhecida como a melhor de todos os tempos”, enfatizou Inácio Neto.
Na tarde desta quarta-feira, 14, o vereador Maré Malta (PSD) repercutiu uma entrevista concedida pelo secretário de Defesa Social do Estado, Wilson Damázio, a respeito do Programa Pacto Pela Vida e do chamamento que o mesmo fez aos prefeitos para colaborarem com a redução da violência. “Com a cidade abandonada se instala um ambiente de crime. É preciso essa atuação municipal no combate a violência”, disse.
O vereador Sérgio Magalhães (PSD) subiu à tribuna da Câmara na tarde desta quarta-feira, 14, para criticar uma atitude tomada pela Prefeitura do Recife. De acordo com ele, no último dia 30 de novembro a Escola de Gestão Pública que foi responsável pela qualificação de vários servidores nesse ano, foi despejada do prédio onde funcionava. “Qual o compromisso que a gestão tem com o servidor quando a escola não tem diretor nomeado desde abril e nem a continuação do curso de espanhol por falta de espaço”, perguntou.
Crianças da Escola Municipal Diná de Oliveira, professores e pais lotaram o plenário da Câmara Municipal na manhã de hoje (14) para a entrega do título de cidadã do Recife à pedagoga paraibana Edilene Maria Torreão Brito. A iniciativa foi do vereador Edmar de Oliveira (PHS) que, em seu discurso, saudou a homenageada como uma “guerreira, merecedora deste título pelo trabalho, esforço e sacrifício para educar as crianças”.
Moradores do Vietnã, no bairro de Santa Martin, lotaram o plenarinho da Câmara. Na audiência pública convocada pelo vereador Múcio Magalhães (PT), eles reivindicaram a execução do projeto de saneamento básico na comunidade que existe desde 2002, mas não saiu do papel. “Nossa proposta é reunir os principais atores deste projeto, a Prefeitura do Recife, a Compesa e a Chesf para encontrar uma solução que acabe com o sofrimento da comunidade. Não podemos admitir que essas famílias continuem sem saneamento básico”, afirmou Múcio Magalhães.
O Vereador Estéfano Menundo (PSB) falou na tribuna da Câmara na tarde desta terça-feira, 13, sobre o projeto de lei do executivo que trata da concessão de uma bolsa aos para-atletas com a faixa etária de 13 a 19 anos, devidamente matriculado na rede publica ou privada e que tenham se destacado como revelação esportiva individual ou coletiva.
Na tarde desta terça-feira, 13, o vereador Josenildo Sinesio (PT) ratificou a questão do desarmamento como um dos pontos que mais tem se preocupado na Casa. O parlamentar citou uma matéria publicada em um jornal local, que traz números do Ministério da Saúde indicando a morte de mais de 35 mil brasileiros vítimas de armas de fogo em 2010. Os dados apresentados no texto ressaltavam ainda uma queda desse número em relação a 2009 quando houve 36,6 mil homicídios.