Hoje, dia 28, às 10h, os vereadores do Recife participam, no plenário da Casa de José Mariano, da Sessão Solene de encerramento das atividades legislativas em 2010. O ato marca o término da quarta Sessão Legislativa da 15ª Legislatura. O dia para a realização da sessão obedece à Lei Orgânica. O presidente da Câmara, vereador Múcio Magalhães (PT), e os líderes dos partidos farão discursos.
Na última reunião do ano da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta quinta-feira, 23, 14 projetos de lei receberam pareceres favoráveis à aprovação. Dos 21 que estavam em análise pelo grupo, apenas sete ficaram pendentes para a próxima legislatura porque exigem uma discussão mais aprofundada sobre os temas que abordam. “Um desses projetos, de autoria do Poder Executivo, precisa ser amplamente debatido numa audiência pública. É o projeto que altera a lei municipal 17.168, que dispõe sobre a exigência de apresentação de Termo de Autorização ou Permissão de Uso de Bem Público para as empresas concessionárias prestadoras de serviços públicos”, afirmou o presidente da comissão, vereador Carlos Gueiros (PTB).
Nas galerias, funcionários da Câmara Municipal do Recife. No plenário, parentes e amigos. Numa emocionante sessão solene realizada na tarde desta quarta-feira, 22, Eurinice Ramirez Pereira, conhecida pelos colegas como Dona Nicinha, recebeu a Medalha do Mérito José Mariano, a mais alta comenda do Poder Legislativo municipal. Merecimentos ela tinha de sobra para a homenagem: com 60 anos de serviços prestados, é a funcionária mais antiga da Câmara e deixará de exercer suas funções na Assessoria Especial Legislativa a partir de 1º de janeiro de 2011. A entrega da medalha foi uma iniciativa do primeiro secretário da casa, vereador Augusto Carreras (PV).
Nas galerias, funcionários da Câmara Municipal do Recife. No plenário, parentes e amigos. Numa emocionante sessão solene realizada na tarde desta quarta-feira, 22, Eurinice Ramirez Pereira, conhecida pelos colegas como Dona Nicinha, recebeu a Medalha do Mérito José Mariano, a mais alta comenda do Poder Legislativo municipal. Merecimentos ela tinha de sobra para a homenagem: com 60 anos de serviços prestados, é a funcionária mais antiga da Câmara e deixará de exercer suas funções na Assessoria Especial Legislativa a partir de 1º de janeiro de 2011. A entrega da medalha foi uma iniciativa do primeiro secretário da casa, vereador Augusto Carreras (PV).
Em defesa dos trabalhadores do comércio informal que estão impedidos de vender seus produtos dentro da Prefeitura do Recife, os chamados “cantineiros”, o vereador Daniel Coelho (PV) lamentou a situação que perdura desde o semestre passado. Em discurso durante a sessão ordinária de segunda-feira, 20, ele disse que os secretários de Governo, Henrique Leite, e de Administração e Gestão de Pessoas, Fernando Nunes, comprometeram-se com um grupo de vereadores no sentido de arranjar um local para acolher esses trabalhadores e até agora não ofereceram alternativa de relocação.
A vereadora Priscila Krause (DEM) afirmou que ainda há muitas dúvidas sobre a obra da Via Mangue. A parlamentar presidiu, na manhã desta terça-feira, 21, uma audiência pública com a presença de representantes da Prefeitura do Recife e do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco para discutir a realização da obra. “Existe um consenso sobre a importância dessa via, mas não seremos flexíveis com qualquer suspeita de desvio das determinações legais e procedimentos transparentes previstos em lei. Não passaremos por cima de nada disso. Ficaremos vigilantes”, esclareceu a vereadora.
O vereador Gustavo Negrormonte (PMDB), eleito deputado estadual, se despediu ontem da Câmara do Recife, onde atuou por seis anos. Ele disse que sentia alegria por ter sido eleito e saudade por ir embora dessa Casa que o acolheu e muito ensinou. “Fui eleito com 8 mil votos e saio daqui mais amadurecido. Aqui tive experiências fantásticas e convivi com pessoas que muito me ensinaram. Esta Casa é plural e nela pude crescer. Fiz uma oposição coerente e tranquila e farei o mesmo na Assembléia Legislativa. É preciso saber dar o braço a torcer e reconhecer quando o governante acerta. Vou continuar fazendo oposição política e nunca contra à cidade ou ao Estado”.
Já diplomado deputado estadual, o vereador Luciano Siqueira (PCdoB) também fez discurso de despedida do plenário da Câmara Municipal do Recife na sessão ordinária desta segunda-feira, 20. Ele afirmou que, ao refletir sobre o seu mandato que dura dois anos, concluiu que foi um grande aprendizado. “Eu me sinto gratificado pela consciência do dever cumprido para com as diretrizes do meu partido, para com o povo do Recife e por me sentir colaborador do reforço do fortalecimento desta casa legislativa”, afirmou.
Exatamente às 17h. desta segunda-feira, 20 de dezembro, os vereadores Augusto Carreras (PV), primeiro secretário da Câmara Municipal do Recife, e Gustavo Negromonte (PMDB) descerraram a placa que marca a reforma e modernização do plenário que ganhou o nome do ex-vereador João Negromonte. Coincidentemente, a homenagem ao parlamentar falecido ocorreu horas depois que o seu filho, Gustavo Negromonte, fez o último discurso enquanto vereador do Recife, uma vez que foi eleito e assumirá o cargo de deputado estadual.
Os vereadores do Recife votam nesta segunda-feira, 20, projeto de lei do vereador Aerto Luna (PRP) que torna entidade de utilidade pública a Creche Beneficente Amiguinhos, que atende famílias de baixa renda da zona sul. A creche foi criada há 20 anos e cuida de crianças com idades entre um e cinco anos em Boa Viagem, bairro de classe média, mas com bolsões de pobreza como as comunidades Entra a Pulso, Beira Rio, Borborema, Padre Giordano e Xuxa. “Representa uma oportunidade para as mães que trabalham como empregadas domésticas, diaristas, poderem ter um emprego para sustentar a família, deixando seus filhos em uma instituição que tem como princípio o amor ao próximo e em especial às crianças”, explicou Aerto Luna.