Notícias

O projeto de lei que cria cinco Centros Municipais de Educação Infantil no Recife deve ser votado na próxima segunda-feira, 6, na Câmara. O PL 18/2010 recebeu parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento com algumas modificações. “Após análise minuciosa verificou-se a necessidade de aperfeiçoar o projeto no intuito de garantir que os investimentos municipais sejam diluídos em um lapso de tempo maior que o inicialmente proposto. Algumas alterações precisam ser feitas no bojo do texto”, esclareceu o vereador Carlos Gueiros (PTB), presidente da comissão.

A vereadora Aline Mariano (PSDB) cobrou na terça-feira, 30, na Câmara o atraso em diversas obras prometidas pela Prefeitura do Recife. Segundo ela, o prefeito João da Costa disse em entrevista recente à imprensa que tinha R$ 1 bilhão para investir, sem contar com os recursos do PAC 1 e PAC 2, Capibaribe Melhor, Vias Mangue e obras para a cidade da Copa. “Os cofres estão abarrotados de dinheiro, no entanto, o Recife é uma cidade de obras inacabadas e atrasadas. Era para estar um brinco, com obras para todos os lados. Mas a maioria delas apresenta problemas”.

Representando a Câmara do Recife e a Comissão de Saúde da Casa, da qual faz parte, o vereador Jadeval de Lima (PTC) participou da reabertura da Policlínica Agamenon Magalhães, na manhã desta terça-feira, 30. Ele repercutiu o evento na sessão plenária e ressaltou a importância da reforma, que custou cinco milhões de reais, parte dessa verba proveniente do Ministério da Saúde.

Da tribuna, nesta terça-feira, 30, o vereador Josenildo Sinesio (PT) destacou o calendário de atividades e comemorações religiosas em homenagem aos 100 anos da Arquidiocese de Olinda e Recife. “Ontem aconteceu uma exposição de imagens e símbolos sacros do século passado e o lançamento de um selo comemorativo proposto por mim”.

As entrevistas concedidas por João da Costa aos jornais, no último final de semana, repercutiram na Câmara Municipal do Recife durante a sessão plenária desta terça-feira, 30. A oposição acusou o chefe do Executivo de relegar a cidade a um terceiro plano e politizar o debate. Líder da oposição na Casa, a vereadora Priscila Krause (DEM) disse que acompanhou com atenção as declarações dadas e as repercussões.

O vereador Gilberto Alves (PTN) solicitou, em plenário, nesta terça-feira, 30, voto de aplausos e congratulações a Ricardo Gomes Ferraz. Mais conhecido por Kcal Gomes, o morador da comunidade do Bode, na Zona Sul da cidade, criou a Livroteca Guardiã, para incentivar a leitura nas crianças do bairro. “Ele foi capaz de mudar um pouco da realidade de sua comunidade através de um grande gesto”.

A vereadora Vera Lopes (PPS) criticou, durante a sessão desta terça-feira, 30, o descaso nas urgências pediátricas no Recife. Segundo ela, ontem, quatro hospitais tiveram as portas fechadas por falta de médicos, IMIP, Maternidade Barros Lima, Hospital Maria Lucinda e a Policlínica Amauri Coutinho. “Sou testemunha, porque dei plantão com mais dois médicos ontem no (hospital) Helena Moura e atendemos mais de 200 crianças”.

O líder da bancada governista na Câmara, vereador Josenildo Sinesio (PT), recebeu no final da manhã desta terça-feira, 30, a visita de Alexander Koop e Sarah Brabender, da Fundação alemã Bertelsmann. Eles estão no Recife para conhecer o programa Orçamento Participativo, executado pela Prefeitura. A experiência é uma das sete finalistas ao prêmio Reinhard Mohn, criado pela instituição, cujo tema em 2011 é “Vitalização da democracia através da participação”.

A luta que os conselheiros tutelares municipais vem travando por melhores condições de trabalho e salário teve reforço com a audiência pública realizada pela vereadora Aline Mariano (PSDB) nesta terça-feira, 30 de novembro. “Há pelo menos um ano eles travam uma batalha com a Prefeitura do Recife para tentar chegar a uma negociação em torno de melhorias salariais e de trabalho. Mas até agora nada foi resolvido”, esclareceu a vereadora, na abertura da reunião realizada no plenarinho. Desde o início da gestão, há dois anos, ela vem acompanhando as reclamações, intermediando negociações e fazendo reclamações em favor da categoria, que reclama da falta de efetivação dos seus pleitos.

Já seguiram para sanção do prefeito os projetos que dispõem sobre a revisão do Plano Plurianual 2010-2013 (PPA) e o que estima a receita e fixa a despesa da Prefeitura do Recife para o exercício de 2011 (LOA). As duas propostas do Executivo foram aprovadas pela maioria dos parlamentares na tarde desta segunda-feira, 29.