Barraqueiros da orla de Boa Viagem lotaram o plenarinho da Câmara na audiência pública realizada pela vereadora Aline Mariano (PSDB) na manhã desta terça-feira, 21, para discutir o atraso nas obras de substituição dos 61 quiosques e a qualidade do material usado na reforma. “Enquanto essa obra não é concluída, muitos pais de família estão sem ter como trabalhar, pois dependem da venda de suas mercadorias. Estamos aqui para exigir da prefeitura um prazo para a conclusão das obras”, afirmou Aline Mariano.
Criador do Hospital Residência, a primeira empresa no segmento Home care do Nordeste e dono do Hospital Santa Teresinha, o médico Paulo Sérgio Moreira Muniz, 56 anos, recebeu nesta sexta-feira, 17, a Medalha de Honra ao Mérito concedida pela Câmara Municipal do Recife. A entrega foi feita no Salão Nobre pelo vereador Daniel Coelho (PV), autor do Projeto de Decreto Legislativo que concedeu a comenda. Ela é mais importante exaltação do legislativo municipal, entregue somente às pessoas que se distinguem pelos serviços prestados à sociedade e ao Recife.
O Projeto de Lei 06/2010, que dispõe sobre as normas para eleição de Diretores e Vice-Diretores das Escolas da Rede Municipal de Ensino, será votado pelos vereadores da Câmara Municipal do Recife na sessão ordinária desta segunda-feira, 20. Denominam-se Diretor e Vice-Diretor, as funções gratificadas de Administrador e Dirigente das escolas e seus respectivos vices. O Projeto, de autoria do Poder Executivo, foi tema de audiência pública realizada quarta-feira, 15, por iniciativa do presidente da Casa, Múcio Magalhães (PT).
Por acreditar no talento dos escritores pernambucanos e na força da palavra escrita, como ressaltou a diretora Inês Kouryh, a editora Edições Bagaço foi homenageada pelos 25 anos de criação, nesta quinta-feira, 16, em sessão solene da Câmara Municipal do Recife. A iniciativa foi do vereador Josenildo Sinesio (PT), que afirmou ser “um reconhecimento ao valoroso trabalho da editora que conquistou o público e a crítica pela dedicação aos seus projetos e pela fidelidade aos seus objetivos”. As contribuições da Bagaço para a cultura são visíveis no incentivo aos gosto e conhecimento pela literatura, pelos autores regionais e pelas manifestações folclóricas. Suas publicações incluem obras como cantigas de roda, lendas e as parlendas, que reforçam os traços deixados pelas raças que formam o Brasil.
O projeto de lei 06/2010 de autoria do Poder Executivo e que tramita na Câmara desde o começo de junho, cria novas regras para as eleições de diretores das escolas municipais. A principal delas é tornar obrigatória a qualificação dos candidatos a gestor através de cursos introdutórios e formativos. Mas a exigência é vista pelo Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino como uma forma de restringir a participação democrática, limitando o número de candidatos. E este foi o ponto do projeto que levou o presidente da Câmara, vereador Múcio Magalhães (PT) a convocar a audiência pública, que lotou o plenarinho da Câmara na manhã desta quarta-feira, 15.
Os 156 anos do Bongi, comemorados no último dia 6, foram lembrados pelo vereador Estefano Menudo (PHS) em discurso na tribuna da Câmara na tarde desta terça-feira (14). Com uma população de mais de 11 mil habitantes, de acordo com o IBGE, o bairro sobrevive do comércio informal e de várias empresas de grande e pequeno porte localizadas nos arredores ou na própria comunidade. “Tenho muito orgulho de morar e participar do processo de transformação social e de infraestrutura do Bongi”.
Recentemente, o Poder Executivo sancionou a lei 17.636/10, que proíbe a retenção em hospitais de macas das ambulâncias dos serviços públicos, a exemplo do Samu. Autora da proposta, a médica e vereadora Vera Lopes (PPS) denunciou, nesta terça-feira, 14, durante a sessão plenária, que a lei, embora aprovada, não está sendo cumprida. “O Samu faz o transporte do paciente até a unidade de saúde e, quando não há leitos, a maca da ambulância fica retida, impedindo que ela retorne às bases para fazer outros atendimentos”, contou Vera.
A próxima escola a ser construída no Recife pode se denominar Professor Luiz Pinto Ferreira, de acordo com a proposta do projeto de lei número 99, encaminhado esta semana ao Departamento Legislativo da Câmara Municipal do Recife. Ele é de autoria do vereador Romildo Gomes (DEM) e ainda irá tramitar nas comissões temáticas. “Além de prestar uma justa homenagem, é também o reconhecimento do povo pernambucano pelo cabedal de conhecimentos na área jurista deixado por este saudoso recifense”, justificou o vereador.
Conselheiros tutelares do Recife estiveram presentes à sessão plenária desta segunda-feira, 13, na Câmara de Vereadores. Eles vieram acompanhar o pronunciamento da vereadora Aline Mariano (PSDB) que cobrou aumento salarial para a categoria e melhoria na estrutura de trabalho. Os profissionais estão trabalhando em regime de plantão desde o dia 31 de agosto, e querem que o Poder Executivo cumpra com os acordos feitos anteriormente com a categoria. “Não é possível os conselheiros estarem passando pelo constrangimento de não ter uma estrutura física e técnica para dar prosseguimento ao seu trabalho”, lamentou a vereadora.
Uma investigação do Ministério Público de São Paulo aponta o Recife como uma das quatro capitais do País envolvida na máfia da merenda escolar. O fato publicado na imprensa paulista no último final de semana foi trazido ao plenário da Câmara pela líder da oposição Priscila Krause (DEM), na tarde desta segunda-feira (13). Segundo a parlamentar, a denúncia envolve pagamentos de propinas que variam de 1,6 a 15%. No Recife o pagamento seria de 7%. “Para minha tristeza e o meu profundo lamento, li a matéria no Estado São Paulo onde há acusações gravíssimas e que precisam ser esclarecidas".