O vereador Inácio Neto (PT) lamentou na reunião plenária desta segunda-feira, 21, as recentes declarações de Roberto Arruda, na Revista Veja, e cobrou uma apuração do Poder Público. O ex-governador de Brasília - cassado e expulso do Partido Democratas depois do escândalo conhecido como o Mensalão do DEM - disse durante a entrevista que vários caciques da direita receberam verbas públicas.
A limitação do tempo máximo de espera em filas vem sendo tema de vários projetos de lei na Câmara do Recife. Seja em instituições financeiras ou comerciais, os clientes convivem diariamente com o transtorno de longas esperas. Uma das matérias em tramitação na Casa, o PL 83/2010, limita a 20 minutos o tempo para o cliente ser atendido em supermercados e hipermercados da cidade. Autor da proposta, o vereador Osmar Ricardo (PT) convidou os colegas para discutir o assunto em audiência pública convocada para a próxima quarta-feira, 23.
Os vereadores aprovaram por unanimidade, nesta segunda-feira, 21, a inclusão de três novas datas no calendário oficial do Recife. Um dos projetos, de autoria do vereador Josenildo Sinesio (PT), inclui o “Recife Feliz Natal” nas celebrações oficiais na cidade. O ato é realizado há oito anos, no dia 22 de dezembro, no Pátio do Carmo, pela Associação Missionária Amanhecer - AMA, e segundo o parlamentar, reúne cerca de 15 mil pessoas.
A vereadora Priscila Krause (Dem) foi à tribuna nesta segunda-feira, 21, dizer que estará atenta ao processo de licitação que irá garantir a reforma do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, o Geraldão, na Imbiribeira. Ela defende a reestruturação do local, mas espera que os trâmites municipais respeitem a lei de licitação.
Na reunião plenária desta segunda-feira, 21, o vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna para uma homenagem especial aos 100 anos de nascimento da primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros no Brasil. E parabenizou também as colegas vereadoras pela passagem do Dia Internacional da Mulher, no último dia 8.
Na sessão ordinária desta segunda-feira, 21, os vereadores da Câmara Municipal do Recife discutem os pareceres de projetos de lei que passaram pelas comissões temáticas e vetos do Executivo a outros projetos. Ao todo são 20 matérias que estarão em debate, entre os quais os três vetos: à proposta que fixa as normas para exploração do sistema municipal de táxi no Recife (SMTX/Recife); à que normatiza o descarte e a destinação final de restos e vasilhames de qualquer natureza, óleo lubrificante, líquido de arrefecimento de motores, aditivos de combustíveis e lubrificantes de todo tipo e qualquer resíduo perigoso previsto na ABNT NBR 10.004; e o que institui o programa de conservação, uso racional e reaproveitamento das águas nas edificações.
A eleição da comissão Executiva e a Copa do Mundo formaram a pauta do primeiro encontro 2011 do Parlamento da Região Metropolitana do Recife. Além do presidente da Câmara Municipal do Recife, Jurandir Liberal, participaram vereadores de várias cidades (Olinda, Ipojuca, Paulista, Camaragibe, Abreu e Lima e Moreno), além de secretários municipais, autoridades locais e estudantes do Colégio Estadual Professor Agamenon Magalhães (Espan). O evento foi realizado na manhã desta sexta-feira (18), na Câmara Municipal de São Lourenço da Mata.
Um projeto de lei do vereador Jairo Britto (PHS) autoriza a circulação dos táxis do Recife – apenas quando estiverem sendo utilizados por passageiros - pelos corredores exclusivos de ônibus da cidade. O projeto, que está sendo analisado pelas comissões permanentes da Câmara, também prevê restrições em relação aos horários. Os táxis só poderão trafegar por estas pistas em dias úteis, das 7h às 10h e entre 17h e 20h.
Os casos de dengue no Recife nestes primeiros meses do ano caíram 56,9% em relação ao mesmo período de 2010. A boa notícia, divulgada durante a audiência pública sobre o tema, realizada nesta quinta-feira, 17, no plenarinho da Câmara, veio acompanhada de uma preocupação das secretarias municipal e estadual de saúde: a possibilidade da chegada do tipo 4 do vírus a Pernambuco. A iniciativa do debate foi do vereador Luiz Eustáquio (PT), presidente da Comissão de Saúde disse que a reunião teve como objetivo avaliar a eficácia das iniciativas do poder público no combate à dengue no
Recife.
O projeto de lei de autoria do Poder Executivo, que altera a estrutura organizacional das administrações direta e indireta, com criação e extinção de cargos públicos, foi distribuído para análise do relator da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife, que se reuniu na manhã desta quinta-feira, 17. Através do projeto ficam criadas a Coordenadoria do Parque Dona Lindu, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura; a Controladoria Geral do Município, ligado ao gabinete do prefeito; a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo de 2014; reestruturação da Empresa de Urbanização do Recife e das secretarias de Comunicação e Relação com a Imprensa.