A vereadora Vera Lopes (PPS) usou à tribuna da Câmara, na sessão plenária desta terça-feira (18), para denunciar a falta de segurança nas policlínicas da cidade, o que, segundo ela, expõe profissionais da Saúde, funcionários e pacientes à violência urbana. A parlamentar lembrou ainda do recente seqüestro de um médico e de uma enfermeira da Maternidade Barros Lima, em Afogados. “Como pode os profissionais trabalharem com essa ameaça? A maternidade fechou o plantão por falta de segurança e também pela ausência do médico seqüestrado. Não tinha um segurança no local.”
O centro do Recife precisa ser revitalizado e para isso depende de parcerias entre os setores público e privado. Esta foi uma das principais conclusões da audiência pública realizada na manhã desta terça-feira (18), no plenarinho da Câmara Municipal do Recife, por iniciativa do vereador Luciano Siqueira (PC do B), presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico do legislativo municipal. “Precisamos fazer conviver harmonicamente a preservação do patrimônio arquitetônico, cultural e histórico com os elementos de renovação da cidade. E isso passa pela recuperação da capacidade de abrigar moradias e também escolas, que são fundamentais para dar vida a esta parte da cidade”.
A vereadora Aline Mariano (PSDB) denunciou, nesta segunda-feira (17), na Câmara do Recife a suspensão de diversos serviços realizados pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) por falta de funcionários. Entre eles, a suspensão de oficinas pedagógicas, elaboração do plano de enfrentamento da violência doméstica e sexual e o atraso no repasse de recursos.
Foi sancionada no Recife a lei nº. 17.621/10, que alerta sobre os riscos do Bullying nas escolas da rede pública municipal. O novo termo, ainda sem tradução para a língua portuguesa, significa o ato de zombar das pessoas, seja dentro ou fora do ambiente escolar. O autor do projeto é o vereador Estefano Menudo (PHS), que alertou em plenário, sobre o aumento no número de casos de Bullying registrados na Região Metropolitana. “É algo que tem trazido transtornos a crianças e adolescentes, e gerado até ocorrências em delegacias, onde há registros de agressão verbal, lesão corporal e até morte. Na semana passada, uma menina teve o rosto cortado por um grupo de colegas de sala”.
A grande quantidade de baronesas no Açude de Apipucos, um reflexo da poluição do local, levou o vereador Marcos Menezes (DEM) à tribuna da Casa, durante a sessão plenária desta segunda-feira (17). Ele destacou a necessidade de se rever a limpeza diária que é feita pelo Executivo na área.
Apesar de ter ressaltado a importância da realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, e do Recife ter sido escolhida uma das cidades sedes do evento, a vereadora Aline Mariano se mostrou preocupada com os gastos para a construção da Arena da Copa em São Lourenço da Mata, município da Região Metropolitana. Na sessão plenária desta segunda-feira (17), ela disse que irá apresentar um requerimento para criação na Câmara de uma comissão suprapartidária com o objetivo de incluir o legislativo na discussão.
Dentro das comemorações dos 160 anos de existência, o Teatro Santa Isabel receberá homenagem do presidente da Câmara Municipal do Recife, Múcio Magalhães (PT). No dia 18 de maio, às 15h, durante o grande expediente da reunião plenária, será entregue placa comemorativa à diretora do teatro, Simone Figueiredo. Os ex-diretores também participarão da solenidade, que contará ainda com a presença de diversas personalidades de expressão cultural do Recife.
Um assunto polêmico mobilizou vereadores, professores, pais de alunos e representantes da Secretaria Municipal de Educação do Recife nesta quarta-feira (12). A audiência pública promovida pelo vereador André Ferreira (PMDB) discutiu a educação sexual nas escolas da rede municipal. O ponto central do debate foi o livro “Mamãe como eu nasci?” distribuído pela Secretaria de Educação para alunos do ensino fundamental da rede pública. “A forma como este livro aborda o tema não traz qualquer benefício para as crianças. Ao contrário, mexe com o imaginário de pequenos que ainda não possuem o discernimento para entender as situações ali abordadas”, disse o vereador.
Entre os nove pareceres apresentados pelos vereadores da Comissão de Legislação e Justiça, em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (12), foi aprovado o que obriga os hospitais e demais unidades de saúde de atendimento de urgência do Recife a terem vacina e o soro antitetânico para aplicação imediata nos casos de acidentados (de qualquer gravidade). O projeto, de autoria da vereadora Vera Lopes (PPS), agora seguirá para outras comissões temáticas antes da votação em plenário.
Auxiliares e técnicos de Enfermagem do Recife, junto com servidores da Assistência Social, que estão em greve e em negociação por aumento salarial com o Executivo, lotaram a sessão plenária desta terça-feira (11). Em resposta aos profissionais da Saúde, o vereador Daniel Coelho (PV), falou sobre o encontro entre a Comissão formada na Câmara por vários parlamentares, inclusive por ele, para acompanhar a remuneração dos servidores, e o secretário da pasta, Gustavo Couto. O parlamentar fez várias críticas porque até agora não foi apresentada uma proposta de reajuste para a categoria.