Notícias

A criação de uma clínica para tratamento de viciados em crack no Recife está mais perto de acontecer. A notícia foi dada pelo vereador Luiz Eustáquio (PT) nesta segunda-feira, 22. A sugestão feita pelo parlamentar em plenário, na semana passada, foi acatada pela Comissão de Finanças e Orçamento, responsável pela análise do projeto da Lei Orçamentária Municipal para 2011, e será apresentada ao Poder Executivo.

O vereador Jadeval de Lima (PTN) fez um apelo à Secretaria de Planejamento de Obras para melhorar as estruturas das sedes das Diretorias de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras (Dircon) Regionais. Ele contou, na tarde desta segunda-feira, 22, que a sede da Dircon da Microrregião 5.1 está com o sistema de ar condicionado quebrado há mais de dois anos.

Após recente encontro com o prefeito em exercício Milton Coelho, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT) fez questão de ressaltar, na tribuna da Câmara do Recife na tarde desta segunda-feira, 22, as declarações de reconhecimento do chefe do Executivo com o trabalho da bancada de Oposição da Câmara Municipal do Recife.

Em pronunciamento na sessão plenária desta segunda-feira, 22, o vereador Josenildo Sinesio (PT) disse que vai encaminhar à Secretaria de Educação do Recife o pleito dos alunos dos Ensinos Médio e Fundamental da Escola Souza Veras, localizada no Engenho do Meio. Os estudantes, que acompanharam das galerias o discurso do parlamentar, querem a construção de uma biblioteca pública no bairro.

Após três horas de debates com sindicalistas, vereadores e secretários municipais, na manhã desta segunda-feira, 22, a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife entendeu que já tem subsídios suficientes para elaborar o parecer do relatório do Plano Plurianual (PPA), do projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2011 e das emendas propostas a essas duas matérias. “Nós estamos obedecendo aos prazos regimentais. Recebemos as emendas e promovemos esta reunião para ouvir as partes interessadas, cumprindo uma tradição que adotei nos últimos anos em relação ao PPA e à LOA. Vamos apresentar o relatório e votá-lo em plenário na próxima segunda-feira”, garantiu o presidente da comissão, vereador Carlos Gueiros (PTB).

Servidores municipais, vereadores e representantes da Prefeitura do Recife e do Tribunal de Contas de Pernambuco discutiram, no plenarinho da Câmara, na manhã desta segunda-feira, 22, a aplicação da lei municipal 17.490/2008 que assegura a estabilidade financeira dos servidores públicos. A audiência pública foi convocada pela vereadora Aline Mariano (PSDB). A parlamentar denunciou o não cumprimento da lei. Além disso, um grupo de servidores estaria recebendo tratamento diferenciado. “A prefeitura está descumprindo a lei e quebrando a isonomia, quando privilegia apenas um grupo de servidores, que já estão com os seus direitos restabelecidos, em detrimento de outros que ainda esperam a resolução do prefeito”, denunciou Aline Mariano.

Uma discussão para esclarecer detalhes do projeto de Lei do Orçamento Anual (LOA), que estima a receita e fixa as despesas de todos os programas e projetos da Prefeitura do Recife para 2011, será realizada na manhã desta segunda-feira, 22, com a presença de vereadores e dos secretários municipais de Finanças, Marcelo Barros, e de Articulação Política de Governo, Henrique Leite.

O empresário, advogado e pecuarista Nilo Augusto Câmara Simões ocupa a superintendência do Sebrae em Pernambuco desde o ano passado. Nascido em Serrinha na Bahia, mudou-se com a mãe e os irmãos, ainda criança, para a capital pernambucana. Na manhã desta sexta-feira, 19, ele recebeu o título de cidadão do Recife, em sessão solene, no plenário da Câmara, na por iniciativa do vereador Inácio Neto (PT). “Não há como negar. O Recife faz parte da história de doutor Nilo. Assim como ele faz parte da história da nossa cidade. Nesse momento, concedo essa honraria que apenas oficializa a cidadania de um já recifense de coração”, justificou o vereador.

Dois problemas de saúde pública estão se expandindo no Recife: a ameaça de uma epidemia de varicela e o descontrole em relação à dependência do uso de crack. Os alertas foram feitos pela Comissão de Higiene e Saúde, que se reuniu na manhã desta quinta-feira, 18. Durante o encontro, o presidente da comissão, vereador Luiz Eustáquio (PT), aproveitou para reforçar a opinião, expressa anteriormente por ele no plenário, de que os poderes executivos municipal e estadual ainda “não assumiram a responsabilidade de investir em programas no combate à dependência do crack como uma questão de saúde pública”.

O vereador Carlos Gueiros (PTB), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento e vice-presidente da Comissão de Transportes e Trânsito da Câmara, alertou na sessão da quarta-feira 17, para o caos no trânsito do Recife. Na tribuna da Casa ele suscitou o debate sobre o tema. Vereadores do governo se alinharam ao pensamento dele e os de oposição, embora não negassem a existência de graves problemas, apontaram algumas soluções e até acataram a sugestão dada pelo parlamentar de colocar guardas de trânsito nas horas de pico em locais estratégicos. O assunto, no entanto, se transformou em uma nota dada por um jornal local, que colocou o discurso do vereador como sendo em “causa própria”, por ser representante das empresas de ônibus.