Uma Comissão de seis vereadores irá acompanhar a negociação salarial entre os auxiliares e técnicos de Enfermagem da Rede Municipal de Saúde e a Prefeitura do Recife. Os profissionais reivindicam 16% de aumento salarial para quem trabalha 40 horas/semanais e 13% para quem trabalha 30 horas/semanais, mas o Executivo propõe 6% de reajuste. Vários trabalhadores acompanharam o pronunciamento do vice-líder da Oposição, vereador Daniel Coelho (PV), que trouxe o assunto à Câmara, na sessão plenária desta terça-feira (5).
Na tarde desta terça-feira (4), o vereador Estefano Menudo (PHS) elogiou os investimentos feitos pelo Governo do Estado na área de prevenção ao câncer de mama. De acordo com o Ministério da Saúde, dez mil mulheres morrem todo ano por causa de tumores na mama. Em Pernambuco, esse número chega a 400, e quase metade delas já está em estado avançado da doença quando são atendidas na rede pública. “As mulheres agora terão mais opções de atendimento especializado com a ampliação, desde junho de 2009, do Plano Estadual de Prevenção e Controle do Câncer de Mama”, contou o parlamentar.
Representantes da Banda Sinfônica do Recife acompanharam a sessão plenária desta terça-feira (4). Eles vieram pedir o apoio dos vereadores para garantir a isonomia salarial entre integrantes da Banda e da Orquestra Sinfônica da Cidade. A vereadora Vera Lopes (PPS) se colocou favorável ao pleito e lembrou que ele é garantido por lei, aprovada na Câmara Municipal, há dois anos. “Já sabemos que as leis aprovadas nesta Casa nem sempre são cumpridas. Desta vez, quem está desrespeitando a lei é o próprio secretário de Cultura, Renato L, ao querer quebrar a isonomia”.
Para que o Poder Público Municipal possa autorizar a iniciativa privada a instalar e explorar comercialmente banheiros públicos, em todos os bairros do Recife, um projeto de lei de autoria do vereador Alexandre Lacerda (PTC) seguiu para análise do prefeito João da Costa. A proposta tem parecer favorável das comissões temáticas por onde transitou. “Infelizmente nossa cidade, embora maravilhosa, encontra-se muito distante de um padrão mínimo de civilidade, seja quanto à limpeza dos logradouros públicos, seja quanto ao oferecimento de sanitários aos cidadãos”, afirmou o vereador ao justificar o projeto.
Na sessão desta segunda-feira (3), sete vetos do Executivo foram colocados para votação. O líder do Governo na Casa, Josenildo Sinesio (PT), pediu aos colegas pela manutenção dos vetos e todos foram acatados. Por 14 votos a 7, os parlamentares mantiveram as rejeições a três projetos do vereador Osmar Ricardo (PT), entre eles o que autoriza a prefeitura a instituir a coleta do óleo vegetal comestível junto com a coleta seletiva e o que obriga a instalação de lixeira nos ônibus do transporte coletivo de passageiros. Já a proposta que dispõe sobre a organização e implementação do Grêmio Livre Estudantil nas escolas do Ensino Fundamental e Médio da rede pública recebeu veto parcial.
Uma Comissão formada por quatro vereadores irá negociar com a Prefeitura do Recife a situação das cantinas que funcionam no edifício sede do Executivo municipal. Os 35 trabalhadores das 12 cantinas espalhadas pelo prédio receberam a notícia do secretário de Administração, Fernando Nunes, que os estabelecimentos serão fechados dentro de 120 dias. E a medida repercutiu na Câmara, levando o vereador Daniel Coelho (PV) a ocupar a tribuna do plenário na tarde desta segunda-feira (3).
A Marcha da Maconha, realizada no último domingo, no Bairro do Recife, voltou a ser alvo de debates na Câmara, durante a sessão desta segunda-feira (3). Parlamentares mostraram ter opiniões diversas sobre o assunto. André Ferreira (PMDB) foi contrário à manifestação. “Ficamos estarrecidos quando vemos jovens querendo a liberação desta que já é chamada ‘erva maldita’, e que é a porta de entrada para outras drogas com o crack, a cocaína e o LSD”. O vereador Osmar Ricardo (PT) participou da Marcha e defendeu o uso da droga para fins medicinais. “Esta é uma luta mundial e mais de 200 países já reconhecem os benefícios terapêuticos da maconha”.
Está marcado para o dia 13 de maio, às 9h, na 1a. Vara do Fórum de Jaboatão dos Guararapes, o julgamento do comerciante José Ramos Lopes Neto, acusado de matar a ex-esposa, Maristela Ferreira Just, e ferir os dois filhos e o cunhado. Durante a sessão desta segunda-feira (3), a vereadora Marília Arraes (PSB) foi à tribuna pedir justiça para o caso, que ocorreu há 21 anos.
O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Múcio Magalhães (PT), visitou na manhã de hoje (03) a sede da Emlurb, Empresa de Limpeza e Manutenção Urbana do Recife, no bairro do Derby. Ele foi recebido pelo diretor-presidente, Carlos Muniz. A reunião, iniciada às 10h, durou quase uma hora e serviu para ampliar o diálogo entre o Legislativo Municipal e o órgão da administração indireta, responsável por diversos serviços públicos como a limpeza das ruas, manutenção do sistema viário, das áreas verdes, da rede de drenagem, pavimentação e iluminação pública.
Localizado no bairro do Arruda, o Centro de Serviços de Assistência Psiquiátrica (SAP) atende cerca de 150 pessoas diariamente, entre crianças, adolescentes e adultos portadores de necessidades psiquiátricas especiais. Como reconhecimento ao trabalho da organização, os parlamentares aprovaram, essa semana, um projeto de lei que torna o SAP uma entidade de utilidade pública no Recife. A proposta teve a unanimidade dos vereadores e já seguiu para análise do Executivo. Se for sancionada, o Centro terá isenção de alguns impostos e poderá também participar de projetos educacionais, entre outros benefícios.