A primeira semana do mês de outubro pode ficar marcada no Recife como um momento anual para refletir sobre a saúde mental. É isso que propõe o projeto de lei nº 146/2023, de autoria da vereadora Aline Mariano (PP), que foi aprovado pela Câmara Municipal nesta segunda-feira (30). A parlamentar se pronunciou durante a reunião plenária desta manhã para defender a proposta, que busca instituir a Semana Municipal de Sensibilização e Conscientização Sobre a Saúde Mental no calendário oficial do Recife. Em outro momento da reunião, ela também destacou o projeto de lei que criará o Parque da Tamarineira.
O vereador Paulo Muniz (SD) criticou, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (30), um posicionamento do secretário de Segurança Urbana da Prefeitura do Recife, Murilo Cavalcanti, em uma matéria publicada pelo Jornal do Commercio sobre o armamento da Guarda Municipal do Recife. "O secretário disse que [o armamento da corporação] não tem base científica e que não tem interesse em armar a Guarda Municipal do Recife", afirmou o parlamentar.
Durante a reunião plenária desta segunda-feira (30), o vereador Ivan Moraes (PSOL) repercutiu na tribuna da Câmara Municipal uma audiência pública promovida na Casa, na última sexta-feira (27), sobre a falta de transparência nos gastos da Prefeitura com o ciclo carnavalesco. No evento, realizado por iniciativa do parlamentar, esteve no centro do debate a falta de informações sobre a destinação de R$ 16 milhões em cachês pagos no Carnaval de 2023.
Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (30), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) destacou o projeto de lei nº 30/2023, de autoria do Poder Executivo, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Recife a "Semana Municipal da Paradiplomacia". A proposição foi aprovada em primeira discussão e a parlamentar destacou três emendas que ela apresentou ao projeto.
O desabastecimento de água nos bairros do Ibura e Jordão, na Zona Sul da cidade, foi o tema do pronunciamento do vereador Almir Fernando (PCdoB), durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta segunda-feira (30). “Infelizmente, está um caos”, criticou o parlamentar. Ele fez um apelo à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, para solucionar o problema.
Para saber como o poder público vem tratando a situação do centro da cidade, no Recife, o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (PB), vereador Valdir Dowsley, conhecido como Dinho, acompanhado de outros dois vereadores e assessores, visitaram a Casa de José Mariano, na manhã desta segunda-feira (30). O presidente da Câmara do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB) recebeu a comitiva, falou das legislações que foram votadas e aprovadas, visando incentivar os investimentos em monumentos históricos, assim como incentivar o comércio nas lojas do centro, para evitar o abandono de prédios.
Forrozeira, compositora, cantora – e, agora, Cidadã do Recife. Natural do município de Sertânia (PE), Cristina Amaral recebeu o Título de Cidadã em uma reunião solene promovida pela Câmara Municipal nesta sexta-feira (27), por iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). O vereador Almir Fernando (PCdoB) presidiu a cerimônia, que aconteceu no plenário da Casa de José Mariano.
A quatro meses da maior festa popular do município, cuja programação conta com milhares de apresentações artísticas e culturais em dezenas de polos de animação espalhados por toda a cidade, o vereador Ivan Moraes (PSOL) realizou audiência pública na tarde desta sexta-feira (27) para debater o tema "Transparência no Carnaval do Recife". Uma pesquisa realizada pelo seu gabinete, e apresentada durante a audiência, fez um diagnóstico sobre o carnaval deste ano mostrando, entre outras coisas, que os artistas nacionais levaram 30% dos recursos destinados aos cachês; que os artistas populares ganham cachês muito mais baixos do que os que cantam nos palcos; e que há uma discrepância de valores, na ordem de R$ 16 milhões, entre o que foi pago pela Prefeitura do Recife e o que foi divulgado no Portal da Transparência. “Não é uma irregularidade, mas uma lacuna de informações”, disse o vereador.
Na manhã desta sexta-feira (27), a Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife reuniu-se, por meio de videoconferência, para aprovar dois projetos de autoria do Poder Executivo, além de analisar três Projetos de Decreto Legislativo (PDL) e 11 Projetos de Lei Ordinária (PLO), de autoria de diversos parlamentares. Dois PLO e um PDL tiveram as discussões adiadas a pedido dos autores (as). Dos PLO, dois foram aprovados e sete rejeitados. O presidente do colegiado, Zé Neto (PROS), conduziu o encontro que também contou com participação de Samuel Salazar (MDB), Michele Collins (PP) e Rinaldo Junior (PSB).
Ao reconhecer o frescobol como prática de atividades físicas que pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida e promoção da saúde, além de vê-lo como um esporte genuinamente brasileiro, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) realizou reunião solene na noite desta quinta-feira (26), quando também homenageou 12 atletas e a Associação Pernambucana de Frescobol. Em sua justificativa ele enumerou virtudes e benefícios dessa modalidade esportiva, que podem impactar na vida das pessoas: desenvolve capacidades físicas, cognitivas, afetivas e sociais dos praticantes, ajuda a perder peso; trabalha a capacidade cardiorrespiratória; os diferentes grupos musculares, entre outras.