Cida Pedrosa destaca projeto que institui a "Semana Municipal da Paradiplomacia"

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (30), a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) destacou o projeto de lei nº 30/2023, de autoria do Poder Executivo, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Recife a "Semana Municipal da Paradiplomacia". A proposição foi aprovada em primeira discussão e a parlamentar destacou três emendas que ela apresentou ao projeto.

De acordo com a justificativa do prefeito João Campos, o projeto de lei propõe um evento que promova a comunhão entre a universidade, o poder público, a iniciativa privada, o terceiro setor e o corpo consular. “Tal evento deve atuar no aperfeiçoamento de métodos, compilar experiências dos municípios brasileiros, além de promover iniciativas de Cooperação lnternacional para o Desenvolvimento, a partir das propostas apresentadas pela administração pública municipal”.

Cida Pedrosa enfatizou que elaborou três emendas à proposição e disse que o Recife terá uma oportunidade de troca de saberes. “Apresentei três emendas. Uma para aprofundar as relações culturais e de amizade entre o povo da cidade do Recife e os povos de países amigos; a outra promove os potenciais econômicos da cidade do Recife perante investidores estrangeiros e a terceira visa promover intercâmbios culturais. É extremamente importante que o Recife, uma cidade porto, esteja ligada e relacionada diretamente com outras cidades. Recife sempre teve essa vocação internacional, só que agora o prefeito João Campos cria a Semana Municipal da Paradiplomacia, um registro por lei de que a cidade está preocupada em trocar saberes, realizar intercâmbios culturais e intercâmbios econômicos numa Semana”.

A parlamentar analisou que Recife é reconhecida como uma das cidades mais importantes da fomentação cultural no mundo e enalteceu o projeto 30/2023. “Nós ganhamos o título de Cidade da Música pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e o frevo é patrimônio nacional. Este projeto de lei 30/2023 é um gol de placa. Parabéns ao prefeito João Campos por ter encaminhado essa lei. Viva o intercâmbio cultural, viva a possibilidade de não sermos isolados. Recife nunca foi uma cidade isolada e sempre esteve na ponta de lança das construções internacionais. E esse projeto é apenas o reconhecimento legal da vocação dessa cidade”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 30.10.2023