A Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na noite desta quarta-feira (27) para homenagear a passagem do 75º aniversário da Rádio Jornal, numa iniciativa do vereador Eriberto Rafael (PP). Fundada por Francisco Pessoa de Queiroz, em 3 de julho de 1948, quando fez a sua primeira transmissão, a emissora se consagrou pela credibilidade e pela identidade com o povo pernambucano, em especial o recifense. Marco da comunicação, é reconhecida como a primeira rádio da América Latina que fez transmissão via internet, na década de 1990, acompanhando os avanços tecnológicos contemporâneos. Hoje, apresenta números expressivos no site e no app, sendo a primeira do Nordeste e a segunda do Brasil em audiência digital.
Advogada, professora, ativista dos direitos humanos. Tudo isso é parte do currículo de Renata Berenguer, a mais nova detentora da Medalha de Mérito Olegária Mariano, concedida pela Câmara Municipal do Recife. A cerimônia para a entrega da homenagem, conduzida pelo vereador Romerinho Jatobá (PSB), ocorreu na tarde desta quarta-feira (27), no plenário do Poder Legislativo. O vereador Paulo Muniz (SD) é o autor do decreto legislativo que concede a honraria.
O programa de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino tendo como público alvo as pessoas que não completaram, abandonaram ou não tiveram acesso à educação formal na idade apropriada. E com o objetivo de debater demandas e sugestões ao EJA na capital pernambucana, a vereadora Liana Cirne (PT) promoveu uma audiência pública sobre o tema: “Os Desafios para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Recife”. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (27), no plenarinho, com ampla participação de representantes do poder público, professores e sociedade civil. A parlamentar aproveitou a ocasião para fazer a entrega de um voto de aplausos ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE).
Dor generalizada e crônica, fadiga, depressão, ansiedade, problemas no sono, dificuldades intestinais. Esses são alguns dos sintomas que podem afetar as pessoas com a fibromialgia, uma doença reumatológica de difícil diagnóstico e causa ainda desconhecida. Para tratar dos problemas enfrentados pelas pessoas que sofrem com esse mal, a Câmara do Recife promoveu uma audiência pública nesta terça-feira (26), no plenarinho do Poder Legislativo municipal. O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) idealizou o evento.
Na tarde desta terça-feira (26), estudantes do 4º período do Curso de Direito da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu (Facig) visitaram a Câmara do Recife e foram recebidos pelo vereador Luiz Eustáquio (PSB) e servidores da Casa. O objetivo da atividade foi conhecer o funcionamento do Poder Legislativo Municipal da capital pernambucana.
Em todo o continente latino-americano, ele é conhecido como um dos estudiosos que ajudam as Igrejas a desenvolver uma reflexão teológica sobre sua missão de solidariedade e inserção junto aos lavradores e sem-terra, como também desenvolve uma teologia sobre uma concepção do cristianismo aberta às outras religiões. O monge Irmão Marcelo Barros, natural de Camaragibe, que assessora movimentos sociais, pastorais e comunidades eclesiais de base; e é membro do Fórum Diálogos pela Diversidade Religiosa e contra a Discriminação, organismo do Ministério Público em Pernambuco, é o mais novo Cidadão do Recife.
Sob a presidência da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e com a participação da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e do vereador, Hélio Guabiraba (PSB), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, realizou reunião na tarde desta terça-feira (26), quando analisou e aprovou seis projetos de lei Ordinária (PLO) e dois projetos de decreto legislativo (PDL). Entre os aprovados, destaca-se o PLO número 180/2023, de autoria do vereador Eriberto Rafael (PP), que interessa aos estudantes e instituições de ensino de gastronomia.
Os diversos problemas do transporte público e da mobilidade urbana no Recife foram tema de um discurso proferido pela vereadora Aline Mariano (PP) na tribuna da Câmara Municipal, durante a reunião plenária desta terça-feira (26). Na ocasião, a parlamentar teceu críticas à gestão do transporte metropolitano e repercutiu uma reunião promovida recentemente com a categoria dos rodoviários.
A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (26) o requerimento nº 10.823/2023, de autoria da vereadora Ana Lúcia, para conceder votos de aplausos à Defensoria Pública da União (DPU) em Pernambuco pela realização do evento Dia da Vitória, no dia 18 de setembro. Durante a discussão da matéria, a parlamentar subiu à tribuna para repercutir a iniciativa, que celebra êxitos judiciais da DPU com os assistidos beneficiados.
As supostas irregularidades na licitação do Parque Eduardo Campos abordadas pelo vereador Alcides Cardoso (PSDB), na última segunda-feira (25), levaram o vereador Rinaldo Junior (PSB) à tribuna da Câmara Municipal do Recife, durante reunião plenária desta terça-feira (26), para contestar a afirmação dada por Cardoso. Rinaldo Junior explicou os motivos pelos quais uma empresa foi perdedora na licitação para as obras do Parque.