Um voto de aplausos formulado pela vereadora Liana Cirne (PT) à Receita Federal por sua atuação no caso das joias enviadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelo governo da Arábia Saudita foi tema de debates nesta segunda-feira (13), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. A vereadora Michele Collins (PP) foi uma das parlamentares a se posicionar na tribuna da Casa. Ela se manifestou contrariamente ao requerimento que busca parabenizar o auditor fiscal Marco Antônio Lopes Santanna e os “demais virtuosos servidores da Receita Federal que participaram da ação que impediu que patrimônios da nação brasileira fossem usurpado pela família Bolsonaro”.
Ao participar dos debates sobre o requerimento de número 1494/2023, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), o vereador Ivan Moraes (PSOL) cedeu o espaço para que sua colega, e autora da proposta, explicasse por que a entrada das joias, vindas da Arábia Saudita durante o governo de Jair Bolsonaro, configura crime previsto no Código Penal Brasileiro. A discussão foi feita na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta segunda-feira (13).
Para a vereadora Ana Lúcia (Republicanos), as comemorações dos 468 anos do Recife, no último domingo (12), trouxeram um motivo a mais para celebrar: a assinatura, pelo prefeito João Campos (PSB), de uma ordem de serviço que deve resultar em um acréscimo de 1,3 mil vagas para a educação infantil e para a pré-escola na rede municipal pública de ensino. A parlamentar ocupou a tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (13) para elogiar a medida do Executivo, que envolve a criação de cinco novas creches-escolas e a ampliação de outras cinco.
A vereadora Liana Cirne (PT) debateu dois requerimentos de sua autoria na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta segunda-feira (13). O primeiro, de número 1493/2023, solicitou moção de repúdio ao vereador do município de Caxias do Sul (RS), Sandro Luiz Fantinel, pelas “declarações racistas em referência ao caso de mais de 200 trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão em vinícolas de Bento Gonçalves (RS)”. O outro foi o requerimento 1494/2023, concedendo voto de aplausos e congratulações a Marco Antônio Lopes Santanna e “demais servidores da Receita Federal”.
Citando um cordel sobre o Marco Regulatório das Comunicações, de sua autoria, o vereador Ivan Moraes (PSOL) disse, na tribuna, ser necessário que a sociedade debata sobre o direito à comunicação. O parlamentar também ressaltou a importância da revogação do chamado novo ensino médio, nesta segunda-feira (13), na reunião plenária da Câmara do Municipal Recife.
A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) discutiu o requerimento nº 1493/2023, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), solicitando moção de repúdio ao vereador de Caxias do Sul (RS), Sandro Luiz Fantinel, pelas declarações racistas em referência ao caso de mais de 200 trabalhadores resgatados em situação análoga à escravidão nas vinícolas Aurora, Cooperativa Garibaldi e Salton, localizadas em Bento Gonçalves.
Próxima quarta-feira (15), às 9h, no plenarinho, ocorrerá uma audiência pública com o tema "Preparar o Recife para as chuvas", sob iniciativa da vereadora Liana Cirne (PT). A parlamentar fez questão de destacar o evento, durante discurso realizado na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (13).
Às vésperas de completar cinco anos do assassinato da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL) e seu motorista Anderson Gomes, a vereadora Pretas Juntas (PSOL) cobrou respostas sobre a identificação dos assassinos da parlamentar e seu assessor. Na tribuna da reunião plenária desta segunda-feira (13) da Câmara do Recife, a parlamentar pontuou que durante esses cinco anos “pouco se fez para encontrar os verdadeiros culpados”. Ela também fez um convite para a audiência pública com o tema “Mulheres Negras na Política: um diálogo sobre violência, experiências e aprendizados”, que será realizada no plenarinho da Casa de José Mariano às 14h desta terça-feira (14).
O vereador Almir Fernando (PCdoB) exaltou a necessidade de se ampliar o saneamento básico nas comunidades da Zona Norte do Recife que, há anos, enfrentam também sérios problemas de racionamento de água. Na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (13), o parlamentar observou que é importante não só fazer a distribuição justa de água potável, como também o tratamento, drenagem das águas fluviais, distribuição correta dos resíduos sólidos e coleta e tratamento de esgoto nos bairros da periferias. O parlamentar observou que esses temas, por ele destacados, "fazem parte do dia a dia da sociedade, pois atinge a saúde da população".
Uma decisão da arbitragem de uma partida de futebol da Copa do Brasil ocorrida na última quarta-feira (8) foi tema de um discurso proferido pelo vereador Doduel Varela (PP) nesta segunda-feira (13), na Câmara do Recife. O parlamentar afirmou ter protocolado um ofício na Federação Pernambucana de Futebol já na quinta-feira (9) para que fossem tomadas medidas pela anulação do jogo, em que os clubes Tombense (MG) e Retrô (PE) disputavam a segunda fase do campeonato. De acordo com Varela, um pênalti marcado erroneamente possibilitou a vitória do Tombense por 1x0.