Cida Pedrosa enfatiza votos de aplausos

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) destacou dois requerimentos (13319/2023 e 13352/2023), de sua autoria, concedendo votos de aplausos, respectivamente, pelo primeiro aniversário da inauguração do Memorial da Democracia de Pernambuco e pelo III Encontro Maria Lúcia Santos Pereira da Silva, do Movimento Nacional da População de Rua - Região Nordeste, realizado no Recife nos dias 11, 12 e 13 de dezembro. Os assuntos foram temas de pronunciamento da parlamentar, nesta segunda-feira (18), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. Ambas proposições foram aprovadas.

“É absolutamente importante o Memorial da Democracia de Pernambuco. A gente é um país que costuma colocar debaixo do tapete as dores acontecidas, principalmente as dores coletivas, e faz com que nós não tenhamos memória. E, ao não termos memórias, principalmente no que diz respeito à ditadura de 1964 até 1985 que trucidou esse país, matou, torturou e desapareceu com pessoas, a gente não conversa sobre isso na escola. E se não for uma pauta diária na escola, faz com que hoje nós tenhamos metade do Brasil apreciando os regimes fascistas e ditatoriais, a partir do descalabro que é o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, ou do que aconteceu na tentativa de golpe ao governo Lula, no dia 8 de janeiro. Por isso, o Memorial da Democracia, que está hoje situado no casarão do Sítio da Trindade, é um espaço de resistência contra a ditadura e é importante para que nossos jovens e escolas possam visitar e saber o que aconteceu na época”.

No aparte, a vereadora Aline Marino (PP) elogiou a iniciativa de Cida Pedrosa. “Você (Cida Pedrosa) traz hoje essa belíssima reflexão acerca dos tempos de chumbo. Esses tempos nós não queremos mais viver e que hoje nós temos que aplaudir os que deixaram os campos sem serem minados pelas guerras ideológicas que nos levaram ao caos. Eu me alegro bastante e parabenizo por algo tão importante e que os nossos jovens têm que saber contar essa história perversa. Tenho certeza de que, no momento que faz esse voto de aplauso, damos uma demonstração clara de que a Câmara Municipal do Recife reconhece aqueles que lutaram bravamente”.

Já sobre o requerimento 13352/2023, Cida Pedrosa ressaltou que o Encontro Maria Lúcia Santos Pereira da Silva, do Movimento Nacional da População de Rua - Região Nordeste, é uma luta humanitária que perpassa partidos políticos. “Não há como dormir em paz enquanto as pessoas moram na rua. Não há como a gente achar que está dentro de um mundo civilizado enquanto uns têm tão pouco. E o Movimento Nacional capitaneado pela igreja católica e por várias instituições é de extrema importância porque nós precisamos refletir, conversar, escutar e ter políticas públicas efetivas para oportunizar a saída dessas pessoas da rua”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 18.12.2023