Liana Cirne debate e aprova requerimentos em favor da cultura popular e do Carnaval

A vereadora Liana Cirne (PT) discutiu e aprovou cinco requerimentos de sua autoria, todos eles na área de cultura, dos quais quatro são voltados especificamente para o Carnaval. “Eles representam uma parte do trabalho que realizamos durante este ano na temática da cultura popular e do Carnaval. Realizamos audiências públicas, reuniões e consolidamos esses documentos que entregamos ao secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello e ao presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Marcelo Canuto”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (18).

O único requerimento que não tem foco no Carnaval, mas na cultura popular especificamente, foi o de número 13.418/2023, dirigindo indicação ao prefeito João Campos, para instituir um calendário fixo de apresentações culturais ao longo do ano, baseando-se nos dias municipais já estabelecidos para a comemoração das diversas expressões artísticas. Os demais requerimentos, com foco no Carnaval, foram: o de número 13.417/2023, dirigindo indicação ao prefeito, para que se realizem, diariamente, apresentações na Praça da Independência, também conhecida como Praça do Diário, para execução de frevo e do Hino da Cidade do Recife. “Este momento seria sincronizado com o hasteamento e arriamento da bandeira da cidade pela manhã e ao final da tarde”.

Os demais requerimentos foram os seguintes: o de número 13.419/2023, também dirigindo ao prefeito, para que as decorações carnavalescas na Praça Maciel Pinheiro referenciem a escritora Clarice Lispector, bem como sua relação com a cultura do Recife. Na discussão desse requerimento, a vereadora lembrou que é importante expandir a decoração carnavalesca para outras áreas do centro do Recife, além do foco da folia, que é o Recife Antigo, porque “o nosso carnaval não cabe no apenas Marco Zero”.

Ela ressaltou que “a impressão que se dá aos foliões e turistas é que atravessando a ponte, também atravessamos um portal”. Fora do Bairro Recife, disse ela, as ruas ficam escuras e sem decoração. “Fica até perigoso entrar e sair do Bairro do Recife. Mas o Carnaval é a Cidade como um todo. No entanto, há circuitos carnavalescos que são fundamentais como a Praça Maciel Pinheiro”. Falando dessa praça, Liana Cirne ressaltou que é importante que ela receba uma decoração mais cuidadosa porque “o Carnaval do Recife é aberto na Praça Maciel Pinheiro, com o bloco Escuta Levino. Outro que sai dali é o Amantes de Glória”.

A respeito desse requerimento, a vereadora Aline Mariano (PP), pediu aparte e afirmou que a iluminação das ruas do centro é uma medida de segurança importante durante o Carnaval. “Além de deixar a cidade mais bonita, uma boa iluminação também vai garantir mais segurança para os foliões. Por isso, é preciso que se insista nessa temática. Afinal, não queremos que o Recife seja matéria nacional em índice de violência exatamente durante uma festa tão bonita”.

O requerimento número 13.420/2023 pede ao prefeito que seja permitida a entrada de estruturas (carroças, carrinhos e afins) de apoio para as agremiações carnavalescas, devidamente cadastradas, durante o carnaval no Recife Antigo. E o requerimento número 13.422/2023, assim como os demais, dirigiu indicação ao prefeito João Campos para que sejam instalados camarins da cultura popular para as agremiações da cultura popular no Bairro do Recife, próximo ao polo do Marco Zero e do concurso de Carnaval. “Não é justo que as mulheres que participam das apresentações das agremiações populares, troquem de roupa no meio da rua. Precisamos, na verdade, mais de um camarim”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Em 18.12.2023.