Dia Municipal da Pessoa com Deficiência Visual é celebrado em reunião solene

A lei número 18.019/ 2014 instituiu na capital pernambucana o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência Visual, celebrado em todo 13 de dezembro. Na manhã desta sexta-feira (15), durante reunião solene na Câmara do Recife, a data e os desafios enfrentados pelas pessoas cegas foram evidenciados em depoimentos permeados por apresentações musicais. A solenidade foi uma iniciativa do autor da lei, o vereador Almir Fernando (PCdoB), que prestou homenagem a 31 pessoas e instituições que trabalham em defesa da causa.

O vice-presidente da Casa de José Mariano, vereador Hélio Guabiraba (PSB), presidiu o evento. Também fizeram parte da mesa de honra da solenidade o professor Paulo Fernando da Silva, presidente da Associação Pernambucana dos Cegos (APEC), e gerente da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos do Recife; o vice-presidente regional Nordeste da Associação Brasileira de Educação de Deficientes Visuais (Abedev); a gestora do Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz, Ana Tereza de Farias; e o radialista e palestrante Domingos Sávio.

A reunião solene contou com  audiodescrição -  um recurso que traduz imagens em palavras, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão consigam compreender conteúdos, As apresentações musicais  ficaram por conta de Léo Sanfoneiro, Silvio Leal e Cristina Pereira. 

Ao ocupar a tribuna, o vereador Almir Fernando salientou a importância da determinação para superar os desafios impostos pela vida. “No mundo multissensorial em que vivemos, o sentido da visão ainda é sobrevalorizado pela grande maioria das pessoas.  Perdê-la costuma ser uma situação muito difícil na vida pessoal e social. Mas uma desvantagem não é impeditivo para autorrealização de ninguém: é uma dificuldade a ser vencida”.

O parlamentar ressaltou que conceitos como inclusão social e acessibilidade estão começando a sair dos artigos acadêmicos e discursos politicamente corretos para a prática do dia a dia. Ele enalteceu o valor da cidadania e da igualdade de oportunidades. “Ainda temos muitos pontos que necessitam avançar e não se pode deixar de reconhecer o papel das tecnologias assistivas, cujo desenvolvimento está reduzindo a dependência da pessoa com deficiência visual da assistência direta dos videntes. Ao se tornarem mais autossuficientes, cegos, surdocegos e pessoas com baixa visão reduzem a desvantagem que têm no processo comunicacional em relação aos videntes. E, com isso, encurtam o caminho para a autorrealização profissional e pessoal, com todas as responsabilidades que advêm da capacidade de tomar suas próprias decisões, sem necessidade de intermediários.  Isto é cidadania. Acreditamos e defendemos que o respeito, a empatia, a solidariedade e oportunidades devem ser igualitárias a todos, independente das diferenças. Parabéns pelo dia de vocês!”. Após o discurso de Almir Fernando, 31 pessoas e instituições receberam um diploma do parlamentar. 

O professor Paulo Fernando da Silva, presidente da Associação Pernambucana dos Cegos (APEC) e gerente da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Direitos Humanos da Cidade do Recife, disse que a Câmara Municipal estava proporcionando mais um momento para tratar de questões da pessoa com deficiência. “ [Hoje estamos] trazendo o foco para esse público com deficiência visual pela passagem do dia 13 de dezembro. Com o apoio desta Casa, algumas leis foram aprovadas, inclusive a que institui o Dia Municipal da Pessoa com Deficiência Visual do Recife. A Associação Pernambucana de Cegos está à disposição dessa Casa e estamos juntos na luta porque existem muitos desafios e muitas conquistas que virão ainda pela frente”.   

Por sua vez, Juvi Passos, presidente da regional Nordeste Abedev, dedicou a homenagem a Louis Braille, o professor francês e criador da escrita para pessoas com deficiência visual. “A glória de Deus se manifesta no Dia Municipal da Pessoa com Deficiência. Dedico este evento a Louis Braille, foi exatamente por causa dele que nós, cegos, tivemos a primeira experiência de leitura e escrita no Brasil. Também quero dedicar esse momento a José Álvares de Azevedo, a primeira pessoa cega que teve a iniciativa de implementar a educação para os cegos e, através do seu contato com Dom Pedro, é que nasce o Instituto Benjamin Constant”, disse.

Em seguida, o radialista Domingos Sávio mencionou a luta das pessoas com deficiência, sobretudo a deficiência visual, para conseguir o reconhecimento como cidadãs e cidadãos no Brasil. “A cidadania nos custa muito caro. A grande maioria das pessoas com deficiência vive marginalizada, em extrema pobreza, como trapos humanos nos quatro cantos do País. Este País deve, às pessoas com deficiência, uma dívida impagável, assim como às mulheres, aos negros, ao movimento LGBTQIA+”, afirmou.  Ele apresenta na Rádio Folha FM, todo sábado, a partir do meio dia, o Programa Resgatando a Cidadania.

Segundo Domingos Sávio contou, a sua vida é pautada em dois momentos, quando passou a fazer parte do Instituto de Cegos e, o outro, quando começou no rádio. “O rádio para mim, hoje, é um diferencial. E não é para mim enquanto pessoa, sim, enquanto cidadão que pensa que todos nós temos direito humano, à educação, saúde, casar, ter filhos, gerir o próprio dinheiro. Tem pessoas que recebem o BPC [Benefício de Prestação Continuada]  e nunca pegaram uma prata daquele dinheiro. Precisamos nos alertar. Durante a pandemia, as pessoas com deficiência encontraram o caminho das redes sociais e cruzaram os braços. Precisamos ir à luta”, destacou. 

Homenageadas e homenageados:

1 Alicia Vitória Veras do Nascimento
2 Amaro Bezerra Martins
3 Antônio Muniz
4 Associação Beneficente dos Cegos do Recife – ASSOBECER
5 Associação Brasileira de Educadores de Deficientes Visuais (ABEDEV)
6 Associação Pernambucana dos Cegos (APEC)
7 Cacilda Uchoa Gomes de Moraes
8 Carlos Júlio Gomes de Oliveira Silva
9 Cristina Pereira da Silva
10 Daniel Correia
11 Edivaldo Cicero Correia
12 Geane Janaina da Cruz Sobrinho
13 INSTITUTO DE CEGOS ANTÔNIO PESSOA DE QUEIROZ - IAPQ
14 Isabel Cristina Alves Bezerra
15 José Alves Feitosa Neto
16 José Armando
17 José Diniz Júnior
18 Juarez Amâncio de Vasconcelos Cavalcante
19 Juvi Passos
20 Leonardo Augusto Nascimento da Silva
21 Leonardo Damasceno (Léo Sanfoneiro)
22 Luzia Santos.
23 Michele Lisboa Alheiros
24 Muniz do Arrastapé
25 Paulo Fernando
26 Quitéria Maria da Silva
27 Rita De Cássia Falcão Bastos
28 Roberto Dias
29 Sílvio Leal
30 Vitória Maria Marinho
31 Wil Teixeira

Clique aqui e acompanhe a solenidade na íntegra. 

Clique aqui e assista no TV Câmara do Recife.

Em 15.12.2023