O ato político "Mulheres nas Ruas", que está sendo organizado para denunciar o racismo, o transfeminicídio, o encarceramento em massa e a luta pela legalização do aborto, foi tema de destaque da vereadora Pretas Juntas (PSOL), na reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (7). Ela fez o discurso em defesa do evento às vésperas do Dia Internacional da Mulher, comemorado amanhã, quando também ocorrerá o ato, 8 de março, e apresentou dados sobre a situação socioeconômica das mulheres no Brasil, além de declarar o compromisso com todas as mulheres da cidade. A parlamentar informou que o ato ocorrerá no Parque 13 de Maio, Centro do Recife, com concentração às 14h.
Acolher e orientar mulheres em situação de violência doméstica ou de gênero. Esse é o objetivo do Centro de Referência Clarice Lispector, criado pela Prefeitura do Recife há 20 anos. Para celebrar o aniversário do equipamento, a Câmara do Recife promoveu nesta quinta-feira (2), por iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), uma reunião solene no plenário do Poder Legislativo. No evento, que foi presidido pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), foram agraciados com homenagens às secretárias da Mulher do Recife, às coordenadoras do Centro de Referência e integrantes da Guarda Municipal.
Condições estruturais precárias, falta de profissionais e escassez de insumos. Foi esse o quadro dos laboratórios de análises clínicas públicos municipais traçado em uma audiência pública promovida na Câmara do Recife nesta quarta-feira (1º), por iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL). Na ocasião, a Prefeitura adiantou que, dentre outras ações, prepara licitação para compra de maquinários e insumos, além da mudança das instalações do Laboratório Municipal de Saúde Pública Julião Paulo da Silva para outro local.
Ele é o presidente do Galo da Madrugada, o maior bloco de carnaval do mundo. Também é um dos fundadores da agremiação que além de arrastar uma multidão pelas ruas do Recife, desenvolve trabalhos sociais. Por tudo isso, a Câmara Municipal prestou uma homenagem ao engenheiro Rômulo Meneses, na manhã desta nesta quarta-feira (1º). A reunião solene, proposta pelos vereadores Marco Aurélio Filho (PRTB) e Alcides Cardoso (PSDB), foi prestigiada por amigos, parentes, carnavalescos e artistas, e encheu de frevo o plenário da Casa de José Mariano.
Num cenário mundial de Guerra da Ucrânia e, no âmbito nacional, de desaceleração econômica, com alta taxa de juros, recuo na produção industrial e a previsão de queda no ritmo de crescimento da atividade econômica para 2023, a Prefeitura do Recife ainda assim alcançou as metas fiscais no exercício de 2022, cumprindo as determinações da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O resultado fiscal do terceiro quadrimestre do ano passado da Prefeitura do Recife – que, na prática é uma avaliação de todo o ano anterior – foi apresentado em audiência pública da Comissão de Finanças e Orçamento realizada na tarde desta terça-feira (28).
A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (28) um requerimento do vereador Zé Neto (PROS) dirigido à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), solicitando o serviço de capinação e limpeza das canaletas da rua Projetada, na comunidade dos Tijolos, no bairro da Imbiribeira. Durante a discussão, o vereador Paulo Muniz (SD) teceu comentários ao requerimento nº 997/2023 – de acordo com ele, a intervenção já foi promovida no dia 17 de fevereiro, a pedido do seu gabinete.
O Dia Nacional das Doenças Raras, celebrado anualmente hoje, último dia do mês de fevereiro, e que tem como o objetivo reivindicar direitos e destacar a importância de novos tratamentos dessas enfermidades, foi lembrado no discurso da vereadora Pretas Juntas (PSOL), durante reunião plenária desta terça-feira (28), da Câmara do Recife. "Eu, enquanto mãe de uma criança que tem uma patologia desconhecida, que é a megalencefalia, precisei sair daqui para o Rio de Janeiro, onde descobri, de fato, o que era a doença neurológica. Há muitas dificuldades para se conviver com doenças raras na nossa cidade".
Para incentivar a educação ambiental no Recife, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) destacou, na reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (28), o projeto de lei número 230/2022, de sua autoria, que determina aos estabelecimentos de ensino das redes pública e privada do Recife a realização de visitas semestrais aos parques urbanos e aos equipamentos do Sistema Municipal de Unidades Protegidas (Smup). "O projeto já tem o parecer favorável da Comissão de Educação e o objetivo dele é para que a gente possa, de fato, educar as próximas gerações sobre os cuidados com o nosso planeta".
Durante o Carnaval, a Polícia Civil de Pernambuco registrou o assassinato de ao menos oito mulheres no Estado. Os casos foram repercutidos na Câmara do Recife nesta terça-feira (28) pela vereadora Liana Cirne (PT), no plenário. De acordo com a parlamentar, as mortes contrastam com o período de alegria representado pelo Carnaval e possuem uma raiz em comum: a misoginia. “Enquanto nós aceitarmos que mulheres morram durante uma folia ou em qualquer situação, nós estamos acobertados de vergonha. E isso não pode se repetir”.
O vereador Alcides Cardoso (PSDB) fez um apelo para que o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), paute a votação do veto dado pelo prefeito João Campos à emenda de sua autoria apresentada ao projeto de lei do executivo (PLE) número 46/2022, que autoriza o poder público a desafetar e alienar bens imóveis pertencentes ao município. “Através de uma votação do veto, espero que este plenário reforce a independência do Legislativo em relação ao Executivo”, afirmou, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada na manhã desta terça-feira (28).