Cida Pedrosa enfatiza dois votos de aplausos e projeto do Executivo
“Inicialmente foi erguida uma pequena igrejinha, em estilo gótico, e que era ligada à Paróquia do Poço da Panela. Na medida em que o Recife foi crescendo, o Morro foi sendo ocupado pela população de baixa renda da nossa cidade, num dos momentos mais difíceis para a moradia no Recife. O então prefeito Miguel Arraes, num projeto de parceria, conseguiu transformar aquelas casas em casas de alvenaria. E lembremos também do padre Reginaldo Veloso, que foi pároco daquela igreja, um grande lutador pelos direitos humanos. Então, a igreja do Morro da Conceição, que celebrou esse ano, 119 anos, e Nossa Senhora da Conceição que está ali para os fiéis da igreja Católica reverenciarem, fazem parte da história cultural e política da nossa cidade porque é uma resistência pela moradia. Resistência dos homens e mulheres que enfrentam a pobreza e acreditam que a fé move montanhas”.
Já o segundo requerimento, direcionado ao Fórum de Diálogos da Diversidade Religiosa é, segundo a parlamentar, algo merecido diante de tanta intolerância religiosa que vem ocorrendo nos dias de hoje. “A gente ouve notícias de parte do Brasil onde pessoas que acreditam em religiões diferentes brigam entre si e não respeitam a crença do outro. Tenho formação católica fortíssima, mas sou também inter-religiosa. Acredito na umbanda, espiritismo e na capacidade que as igrejas pentecostais e outros templos ligados diretamente aos evangélicos têm de poder evoluir, praticar sua fé dentro dos direitos humanos. Este Fórum tem budistas, religiões de matriz africana, católicos, evangélicos e pentecostais. É um espaço que faz a construção da paz, e humanitária, de cultuar a unidade, fraternidade e o amor, pois a gente só pode ter um salto civilizatório no dia em que cada pessoa possa professar sua fé com tranquilidade e sendo respeitada”.
No aparte, Aline Mariano (PP) parabenizou Cida Pedrosa pelas duas iniciativas. “Sobre o Morro da Conceição, eu posso dizer que é o espetáculo da fé, algo que mexe com toda a cidade, independente da religiosidade. Extraordinário e emocionante. Em relação ao voto de aplauso ao Fórum é necessário abrir um debate sobre a intolerância religiosa. A população quer paz, amor, harmonia, respeito e intolerância aos intolerantes. A palavra de ordem é respeito, respeitarmos a religiosidade, ideologia de cada um. É assim que nós prezamos por uma sociedade harmônica”.
Projeto do Executivo - A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) também discutiu o projeto de lei n° 57/2023, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei Municipal nº 18.869, de 09 de dezembro de 2021. Esta Lei introduz alterações na Lei do RECENTRO: plano de incentivos fiscais para atividades econômicas, moradias para fins de interesse social, construções ou intervenções destinadas à recuperação, renovação, reparo ou manutenção de imóveis situados no sítio histórico dos Bairros do Recife, Santo Antônio e São José.
Os benefícios fiscais, segundo a justificativa do prefeito João Campos, compreendem a isenção total ou parcial, a redução de alíquota ou a devolução relacionada aos seguintes tributos: lmposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU); lmposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN); lmposto Sobre a Transmissão de Bens lmóveis (lTBl) e Taxas de Licenciamento Urbano (TLU).
Segundo Cida Pedrosa, a Casa de José Mariano trabalhou, em comum acordo, para incluir em especial a rua da Imperatriz no processo. “Quero dizer para vocês que sou uma mulher do sertão, cheguei aqui em 1978, e a Imperatriz sempre foi o meu lugar de lazer. Nós já fizemos requerimentos aqui, na Casa, colocando o que nós precisamos rediscutir inclusive a vocação da rua da Imperatriz. Eu, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), Luiz Eustáquio (PSB) e demais parlamentares que não estão na Frente pelo Centro, estamos irmanados em resolver essa questão. Se a rua da Aurora é cartão postal, a Imperatriz é a nossa veia principal que sai de um lado para o outros e se une à rua Nova. Precisamos conversar sobre as vocações diurnas e noturnas e fazer com que aquela rua volte a ser pujante e viva como sempre foi”.
No aparte, Alcides Cardoso (PSDB) disse que era um dia importante para a capital pernambucana com a introdução da rua Imperatriz no Recentro. “Não é uma pauta de direita e de esquerda. Eu sou oposição, mas isso é uma pauta do Recife. A rua da Imperatriz, para mim, era a minha vida. No Natal, Ano Novo, ninguém conseguia andar de tanta gente. A Imperatriz vai voltar. Vários vereadores e vereadoras se uniram hoje, nessa pauta, e é muito importante. A Imperatriz está no Recentro. Viva!”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre votos de aplausos.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre importância de projeto do Executivo e emendas parlamentares.
Em 11.12.2023