Notícias

O vereador Samuel Salazar (MDB) ocupou a tribuna da Câmara do Recife para fazer um discurso de encerramento dos trabalhos legislativos de 2022. Líder do governo na Casa de José Mariano, o parlamentar destacou as principais ações do Executivo em prol da população da capital. No pronunciamento, Salazar teceu elogios à atuação não só à Prefeitura, mas também à Comissão Executiva da Câmara e aos demais vereadores do Recife.

A Câmara do Recife aprovou nesta terça-feira (20), em primeira discussão, o projeto de lei nº 201/2022, que trata da implementação de ações de prevenção à gravidez na adolescência e de incentivo ao planejamento reprodutivo em unidades de saúde da rede pública municipal. Autor da proposta, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) subiu à tribuna da Casa para defendê-la durante a reunião plenária.

O vereador Aderaldo Pinto (PSB) parabenizou a vereadora e os vereadores que foram eleitos deputada e deputados estaduais, Dani Portela (PSOL), Renato Antunes (PL) e Júnior Tércio (PP), que foram diplomados em evento do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) na segunda-feira (19), no Teatro Guararapes, em Olinda. A governadora, vice-governadora e senadora eleitas também foram diplomadas na solenidade.

O projeto de lei do Executivo número 46/2022, que autoriza o Poder a desafetar e alienar os bens imóveis que indica, foi tema do discurso da vereadora Dani Portela (PSOL). Na reunião Ordinária híbrida da Câmara do Recife desta terça-feira (20), a parlamentar se posicionou contrária à proposição e destacou que 12 dos 15 imóveis que estão relacionados, ficam no Parque Aeroclube, no bairro do Pina, na Zona Sul.

Na última reunião plenária da Câmara do Recife deste semestre, realizada nesta terça-feira (20), o vereador Doduel Varela (PP) agradeceu por mais um ano de mandato e reiterou o compromisso com a cidade. O parlamentar aproveitou a ocasião para fazer um breve balanço dos trabalhos feitos pelo seu gabinete, com destaque para intervenções no bairro do Bongi, na Zona Oeste.

Na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (20), o vereador Renato Antunes (PL), eleito deputado estadual nas últimas eleições, fez um discurso de agradecimento à Casa de José Mariano, aos funcionários, vereadores e vereadoras, além da sua família.

Deputada estadual eleita e diplomada, a vereadora Dani Portela (PSOL) se despediu da Câmara Municipal do Recife na reunião Ordinária híbrida desta terça-feira (20). Ela dedicou a passagem pela Casa à vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, que “foi tirada de nós e ocupou à tribuna daquela Câmara para dizer que não seria silenciada”. A parlamentar também agradeceu a todos os servidores da Casa de José Mariano, bem como ao parlamentares com quem vivenciou tantos momentos nos últimos dois anos.

No discurso de encerramento do ano legislativo, o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB) fez um balanço do biênio 2021-2022 e ressaltou, na reunião plenária desta segunda-feira (20), que uma das marcas da gestão da Comissão Executiva foi modernizar a Casa de José Mariano, com vistas a garantir a celeridade necessária para os processos, respondendo de forma mais rápida e eficaz aos anseios do povo recifense.

Primeiro vice-presidente da Câmara do Recife, o vereador Hélio Guabiraba subiu à tribuna do plenário nesta terça-feira (20), durante a reunião plenária, para fazer o seu discurso de encerramento dos trabalhos legislativos de 2022. Na ocasião, o parlamentar se dirigiu especialmente aos três vereadores que, em 2023, deixam a Legislativo municipal para assumir mandatos de deputada e de deputados na Assembleia de Pernambuco: Dani Portela (PSOL), Júnior Tércio (PP) e Renato Antunes (PL).

A expectativa de remoção de pessoas que moram em palafitas na comunidade do Bode levou o vereador Alcides Cardoso (PSDB) à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (20), durante a reunião plenária. Em seu discurso, o parlamentar também mencionou sua tentativa, via emenda, de direcionar para as obras do plano urbanístico da Aeroclube do Pina, localizado na região, os recursos que podem ser arrecadados com a venda de terrenos do equipamento, se um projeto de autoria da Prefeitura for aprovado na Casa.