Gilberto Alves faz considerações sobre permuta de imóveis para criação do Parque da Tamarineira
O discurso de Alves foi uma resposta a um pronunciamento do vereador Alcides Cardoso (PSDB), feito também nesta terça-feira, para quem a tramitação do projeto do Executivo deveria ter ocorrido de forma mais aprofundada.
Ao plenário, Gilberto Alves fez um resumo das discussões desde que a ideia da criação do parque entrou no debate público e salientou o seu papel nesse processo. “Poucos vereadores sabem disso, mas eu também tive à época a iniciativa de apresentar um projeto de lei que autorizava, como uma forma de estimular, a desapropriação daquele terreno para fins de transformar em um parque público para a cidade. Infelizmente, depois de muito tempo, a gente não conseguiu ver efetivada a desapropriação, por falta de recursos ou por dificuldades a mais”.
Gilberto Alves classificou a alternativa da permuta dada pela atual gestão da Prefeitura no projeto de lei do Executivo nº 40/2023 como “engenhosa”. “É um projeto que eu costumo falar que é ganha-ganha. Ganha todo mundo da cidade. É uma área em que o [setor] privado estava impedido de transformar ou de ter um retorno econômico em sua venda, porque estava transformado e reconhecido pela cidade do Recife como uma área que deveria ser preservada. A coisa já se arrastava há muitos e muitos anos e a população ansiando por uma solução. A gente tem que reconhecer e parabenizar”.
Em aparte, a vereadora Aline Mariano (PP) reconheceu os esforços do colega pela criação do parque e se posicionou a favor do projeto da permuta de imóveis. “O mais importante disso tudo é tirar do papel um sonho que vira realidade. Vai ser o segundo maior parque da nossa cidade. O primeiro foi anunciado há pouco, no terreno do Aeroclube, e o segundo é o Parque da Tamarineira, que vai se assemelhar muito ao Parque da Jaqueira, com muito verde e áreas de convivência”.
O vereador Osmar Ricardo (PT) afirmou que o processo de criação do parque contou com muitos debates. “A especulação imobiliária queria se apropriar daquele terreno, em uma área nobre do Recife. Houve muita mobilização da sociedade civil nesse debate, através do orçamento participativo da Prefeitura e com os vereadores desta Casa, que fizeram audiências públicas. E não foi uma só, foram várias. É um parque que vai trazer melhoria de vida para as pessoas”.
Já o vereador Hélio Guabiraba (PSB) teceu elogios ao prefeito João Campos (PSB) pela solução dada ao impasse. “Estou muito feliz. O prefeito que está aí se chama João Campos. [Ele] tem mostrado na cidade do Recife a sua capacidade de tirar do papel qualquer tipo de obra que esteja parada durante muitos anos”.
O vereador Luiz Eustáquio (PSB) foi outro a resgatar o histórico das discussões sobre a criação do Parque da Tamarineira. “Esse foi um tema de muito debate aqui. Na época, tinha a discussão econômica da discussão do shopping ali. Depois, se avaliou o projeto no sentido de valorizar ainda mais, porque o adensamento seria muito grande naquela comunidade se fosse construído um shopping. A gente vê que naquele momento se decidiu por um parque, mas como desapropriar aquilo ali? É um terreno muito valorizado, ao meu ver mais valorizado que o do Aeroclube. Foi uma grande capacidade de negociação. Não vejo necessidade de se esperar mais por algo que, sem dúvida nenhuma, a população vai bater palmas”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.
Em 31.10.2023