Marco Aurélio Filho comemora Festival Novembro Brega
O parlamentar é autor da Lei Municipal nº 18.996/2022, que institui, no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife, o "Novembro Brega", mês dedicado à valorização do Movimento Brega, e também é autor da Lei Municipal nº 18.807/2021, que declara o Movimento Brega Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. “O Festival surgiu da necessidade de abarcar muitos artistas, alguns deles, inclusive, esquecidos. Eu cresci ouvindo Reginaldo Rossi, Augusto César, Conde Só Brega, Nega do Babado, Michelle Melo, Walter de Afogados e tantos outros. Pude ser abraçado por alguns desses cantores, que disseram esperar tanto por esse momento onde o brega pudesse ser reconhecido e alcançar espaços. É um momento de muita emoção pra todos nós.”
O Festival Novembro Brega acontece de 17 a 19 de novembro, com shows gratuitos, a partir das 20h, e mais de 20 atrações. “E o que nós poderemos ver nesses 3 dias de festa é um festival gigante com artistas da terra como nós defendemos e um festival a altura do que o movimento merece. Eu quero aqui destacar tudo o que estamos construindo nessa Casa, com o apoio dos meus pares, porque esse é o nosso papel, enquanto legislador, de construir política pública. E tivemos também a alegria de o Galo da Madrugada anunciar que o homenageado do carnaval de 2024 é o rei Reginaldo Rossi”.
Projeto de lei - O vereador Marco Aurélio Filho voltou à tribuna durante a reunião plenária. Desta vez ele justificou porque pediu vistas do requerimento de número 12070/2023, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), dirigindo solicitação para realizar reunião pública sobre o Projeto de Lei do Executivo (PLE) número 44/2023. O PLE dispõe sobre o plano de incentivo fiscal que concede isenção de tributos imobiliários e mercantis às agremiações da cultura popular do município do Recife.
Marco Aurélio Filho pediu vistas do requerimento porque Liana Cirne não se encontrava em plenário, no momento da votação. “É importante dar celeridade ao PLE 44/2023. Por isso, quero registrar a importância desse projeto de lei que é tema de debates de diversos mandatos. Esse também é um debate do Conselho Municipal de Política Cultural do Recife. E no dia 9, nós que fazemos parte do Conselho, vamos debater esse projeto que foi construído por muitas mãos e por muita escuta”, disse.
O vereador destacou que, além dele, à frente da Comissão de Grandes Eventos, na Câmara do Recife, a vereadora Cida Pedrosa “também ficou à frente deste assunto, pois se trata de uma grita e uma necessidade dos que fazem a cultura do Recife”. Ele lembrou que a Comissão de Grandes Eventos, inclusive, realizou debates, reuniões públicas e fez gestões junto à secretária de Finanças, Maíra Fischer, “para que pudéssemos chegar a um consenso no assunto da tributação para agremiações”.
Para Marco Aurélio Filho, o projeto de lei 44/2023 foi “gol de placa do prefeito João Campos” e que representa mais do que “um afago e um gesto de reconhecimento para os fazedores de cultura do Recife. Ele representa que o prefeito chegou junto de quem cuida de nossa identidade cultural. É fazer justiça para as agremiações. Ele mostra que a Cultura faz parte do desenvolvimento nossa cidade e é importante para garantir a existência de uma cidade multicultural como o Recife”.
O vereador Rinaldo Júnior (PSB) pediu aparte e parabenizou Marco Aurélio Filho pelo destaque ao PLE 44/2023. “João Campos entende que precisa tratar os desiguais como desiguais e que é preciso dar condições mínimas para que as agremiações botem bloco na rua. Sei também da sua atuação de Vossa Excelência e da vereadora Cida Pedrosa dentro do Conselho Municipal de Política de Cultura do Recife”.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre o Festival Novembro Brega.
Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife sobre o Projeto de Lei do Executivo (PLE) número 44/2023.
Em 06.11.2023