Notícias

A Câmara Municipal do Recife aprovou, em segunda discussão, durante a reunião plenária realizada na manhã desta terça-feira (11), o projeto de lei número 192/2024, que declara o Bloco Afro Lamento Negro como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. A vereadora Jô Cavalcanti, que hoje é a representante do PSOL, partido do então vereador Ivan Moraes, autor da iniciativa, destacou na tribuna da Casa de José Mariano o projeto de lei que também foi debatido pelo vereador Rinaldo Junior (PSB).

Na reunião plenária da Câmara do Recife realizada na manhã desta segunda-feira (11), foi debatido o requerimento nº 287/2025 que solicita à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) o serviço de colocação de geomanta ou uma lona de contenção da barreira, na 2ª Travessa Córrego da Bica, bairro do Passarinho. Antes da aprovação da proposição, o vereador Gilson Machado Filho (PL) ocupou a tribuna e fez críticas à Prefeitura. A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) defendeu a gestão municipal.

A grande chuva que atingiu a capital pernambucana, no último dia 6, causou mortes, deslizamento de barreira no Córrego da Bica, bairro do Passarinho, e alagamentos. O vereador Eduardo Moura (Novo) comentou sobre o assunto e teceu críticas à gestão municipal, na reunião plenária da Câmara do Recife realizada nesta terça-feira (11). “Vinte e um requerimentos foram colocados pelos vereadores desta Casa, desde 2021, pedindo que a Prefeitura, de maneira urgente, fosse à barreira do bairro do Passarinho, Zona Norte da capital pernambucana, e a Prefeitura não foi. No direito penal, isso configura uma negligência que é chamada de dolo eventual, quando você assume o risco de causar mal a alguém pela sua ação ou falta de ação”.

A volta às aulas de 106 mil estudantes da rede municipal de ensino, marcada pela inauguração do primeiro complexo educacional no bairro da Mangabeira, Zona Oeste, foi o tema do discurso da vereadora Natália de Menudo (PSB), na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (11). Segundo ela, o complexo inclui uma creche escola, uma escola em tempo integral e uma quadra poliesportiva, que vai atender a 970 estudantes. “O complexo tem uma área de mais de 6 mil metros quadrados e oferecerá formação que vai desde o berçário até o nono ano do ensino fundamental”, disse. Os estudantes receberão cinco refeições diárias. Todas as 458 unidades da rede municipal, entre escolas e creches, segundo Natália de Menudo, voltaram a funcionar.

A Câmara Municipal do Recife promoveu reunião, de forma híbrida, às 10h desta terça-feira (11), para instalação, posse dos membros e eleição do presidente e vice-presidente da Comissão de Redação. O colegiado escolheu para presidente o vereador Fred Ferreira (PL); para vice, o vereador Wilton Brito (PSB) e terá como membro efetivo o vereador Felipe Francismar (PSB).

Na tarde desta segunda-feira (10), o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), juntamente com o vereador Samuel Salazar (MDB), receberam a visita de cortesia de uma comitiva da Câmara Municipal de Palmares, localizada na Zona da Mata Sul do Estado. Além do presidente da Casa, Fernando Godoy, participaram o vereador Guga Leão e o procurador da Câmara, Richard Michael. O encontro ocorreu na Sala da Presidência e teve como objetivo a troca de experiências sobre as boas práticas do Legislativo.

Durante a reunião plenária desta segunda-feira (10), os parlamentares da Câmara Municipal do Recife se pronunciaram a respeito do projeto de lei nº 240/2023, de autoria do vereador Eriberto Rafael (PP), que busca instituir na capital o Dia do Fisioterapeuta. Na ocasião, ocuparam a tribuna para tratar do tema a vereadora Flávia de Nadegi (PV) e o vereador Eduardo Moura (Novo).

Os 45 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT), celebrado em 10 de fevereiro, foi salientado pela vereadora Liana Cirne (PT), durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta segunda-feira (10). Também discutiram o assunto em aparte a vereadora Kari Santos (PT) e o vereador Rinaldo Junior (PSB). O PT nasceu em 1980, em São Paulo (SP).

As fortes chuvas que ocorreram no Recife na semana passada foram tema de um discurso proferido pelo vereador Júnior de Cleto (PSB) nesta segunda-feira (10), durante a reunião plenária da Câmara Municipal. Em seu pronunciamento, o parlamentar frisou a gravidade do evento climático e lamentou pela vida de vítimas de um deslizamento no Córrego da Bica. Ele ainda afirmou que o fato justifica o empréstimo contratado pelo prefeito João Campos (PSB) junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em 2023. A operação, no valor de R$ 2 bilhões, servirá predominantemente para injetar recursos na infraestrutura de áreas atingidas por chuvas. “Eu trago uma reflexão para esta casa. Quando o prefeito João Campos foi buscar um empréstimo no BID para combater as chuvas nas áreas de risco, para investir nas encostas e morros, muitos colegas desta Casa foram contra”.

Apresentado pelo vereador Rinaldo Junior (PSB), o requerimento nº 332/2025 foi aprovado pela Câmara do Recife nesta segunda-feira (10). O parlamentar, que coletou assinaturas para que a solicitação fosse apresentada e votada durante a reunião plenária desta manhã, ocupou a tribuna no pequeno expediente para defender a matéria. No texto, ele pede a construção de um Centro Comunitário da Paz (Compaz) no bairro de Santo Amaro, indicando a área da Vila Naval como possível endereço para o equipamento. O vereador Luiz Eustáquio (PSB) também defendeu a iniciativa.