Os atos de violência cometidos por integrantes das torcidas organizadas do Santa Cruz e do Sport nas ruas do Recife no último sábado (1º) foram repudiados pelos vereadores, durante a reunião plenária desta terça-feira (4), na Câmara Municipal. O presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB), pontuou erro de planejamento das forças de segurança do Estado, responsabilizou o presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho, e disse que já entrou com pedido para o seu afastamento. Outros parlamentares também repercutiram o assunto.
A vereadora Natália de Menudo (PSB) repercutiu, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (4), a assinatura de contrato feita pelo prefeito João Campos para a construção de 1.336 unidades habitacionais, através do Programa Minha Casa, Minha Vida, em parceria com o Governo Federal. “O prefeito João Campos assinou seis contratos com a União, assegurando e garantindo a construção de seis conjuntos habitacionais, garantindo moradia digna para cerca de seis mil pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Serão mais de R$ 227 milhões em investimentos públicos para melhorar a vida das pessoas, gerar emprego e renda”, destacou.
O vereador Carlos Muniz (PSB) repudiou, durante a reunião plenária da Câmara do Recife desta terça-feira (4), os atos de violência registrados entre torcidas organizadas do Sport e Santa Cruz, no último sábado (1º). O parlamentar falou sobre a “psicologia das massas, que é um campo de estudo que busca compreender como os indivíduos se comportam quando inseridos em grupo”. Ele teceu críticas e sugeriu soluções para o cenário criado no sábado, como o aumento da fiscalização por parte da Polícia Militar, a identificação e a punição dos agressores, pois “o medo da massa se transforma na força da própria massa e, se não enfrentarmos esse problema, a violência seguirá se espalhando”.
Os episódios de violência entre membros das torcidas do Sport e do Santa Cruz no último sábado (1) foram tema de um discurso proferido pelo vereador Chico Kiko (PSB) nesta terça-feira (4), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. Em seu pronunciamento, o parlamentar criticou a condução da segurança pública de Pernambuco, sob responsabilidade da governadora Raquel Lyra (PSDB). De acordo com ele, a gestão estadual também errou ao proibir a presença de torcedores dentro do estádio, já que o problema em geral ocorre fora das arquibancadas. “A arruaça foi combinada, anunciada e previsível, mas o Governo da governadora Raquel Lyra nem se mexeu para evitar essa tragédia anunciada”, afirmou. “É um momento para a gente refletir e ver que o descaso na segurança do nosso Estado é grande”.
A Casa de José Mariano destacou a importância dos cuidados com as crianças no período que abrange os primeiros seis anos de vida. O debate foi motivado pela votação do requerimento número 82/2025, de autoria da vereadora Flávia de Nadegi (PV), que solicita a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância, no âmbito da Câmara Municipal do Recife. A proposição foi aprovada na reunião plenária desta terça-feira (4).
A Câmara do Recife vai promover uma audiência pública no plenarinho da Casa, no dia 20 de março, das 9h às 12h, para discutir sobre a privatização da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e as consequência para os recifenses. A iniciativa do encontro é do vereador Rinaldo Junior (PSB), autor do requerimento de número 24/2025, aprovado durante a reunião plenária desta terça-feira (4). A proposição gerou debate entre os vereadores.
Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (4), o requerimento número 9.528/2024, de autoria da então vereadora Michele Collins (PP), foi discutido e aprovado no plenário da Casa de José Mariano. A proposição dirige indicação ao prefeito da cidade para criação de um serviço especializado destinado às mulheres em situação de rua no Município. O debate foi iniciado pelo vereador Eduardo Moura (Novo), que voltou à tribuna outras vezes para destacar os 25 anos da TV Guararapes e cobrar melhorias no trânsito.
O vereador Fabiano Ferraz (MDB) dirigiu-se à tribuna da Casa de José Mariano, na manhã desta terça-feira (4), durante reunião plenária, para agradecer a votação recebida nas eleições de 2024 e citar temas que defenderá no mandato. “Agradeço aos 9778 recifenses que me reconduziram à Câmara. Neste segundo mandato, seguirei lutando pela valorização dos guardas municipais. Sou defensor do armamento e defendo a revisão do plano de cargos, carreiras e vencimentos da corporação. Lutarei, também, pela mobilidade do Recife, investimentos no transporte público e ampliação das faixas azuis e ciclofaixas”.
A eficiência do Programa Parceria, que a Prefeitura do Recife executa através da Secretaria de Infraestrutura, foi destacada pelo vereador Eduardo Mota (PSB), na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (4). Ele explicou que o programa, que objetiva a realização de obras com a colaboração das comunidades residentes em áreas de riscos e em morros da periferia, concluiu 3894 obras entre 2021 e o ano passado, beneficiando cerca de 40 mil pessoas em diversas áreas. “Somente no ano passado, superou a meta com 1212 obras. E neste ano, 249 obras já estão acontecendo”, afirmou.
Durante a reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (4), vereadores debateram o requerimento de número 3/2025, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), que concede voto de aplausos e congratulações à atriz Fernanda Torres, por sua premiação como melhor atriz em filme de drama no Golden Globes (Globo de Ouro) por sua atuação no filme Ainda Estou Aqui. Os debatedores foram Eduardo Moura (Novo), Cida Pedrosa e Luiz Eustáquio (PSB). O requerimento foi aprovado em plenário com cinco votos contrários.