Uma notícia publicada no Jornal do Commercio na última sexta-feira (8) foi alvo de um discurso proferido pelo vereador Zé Neto (PROS) nesta segunda-feira (11). Segundo o parlamentar, a matéria – intitulada “Recife é a metrópole do País onde os pobres são mais pobres” – apresentaria falhas na “interpretação de texto” do último Boletim da Desigualdade das Metrópoles, lançado na semana passada.
O vereador Waldomiro Amorim (SD), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (11), destacou o requerimento de voto de aplausos, de sua autoria, ao presidente da Federação Pernambucana de Taekwondo, Victor Amorim Rolim Mota, pela gestão de nove anos à frente da entidade.
O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) chamou a atenção para a necessidade de contratação de profissionais de educação física para a compor os quadros da rede municipal de saúde. “Na última contratação de pessoal, a Prefeitura do Recife não chamou um só educador físico, mas eles são de grande relevância para prevenção e manutenção da saúde da população”, afirmou, na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (11).
O vereador Rinaldo Junior (PSB) repercutiu a matéria publicada pelo Jornal do Commercio, na semana passada, dizendo que a Região Metropolitana do Recife detém o título de metrópole onde a população mais pobre têm o pior rendimento do País. “Aqui, na Câmara Municipal, alguns vereadores querem desvirtuar a notícia, com interpretações que insinuam que a culpa é do Recife. Mas quem puxou esses números para baixo não foi a nossa cidade. A Região Metropolitana tem 14 municípios e o Recife tem feito a sua parte, contribuindo para reduzir as consequências danosas da crise que estamos atravessando.”
O vereador Alcides Cardoso (PSDB) destacou dados do Boletim de Desigualdade nas Metrópoles, publicado no Jornal do Commercio na quinta-feira passada. Ele disse, durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal desta segunda-feira (11), que o estudo mostrou que a renda média dos mais pobres no Grande Recife chegou a R$ 104 no quarto trimestre de 2021.
A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) repercutiu uma visita à escola Sítio do Céu, bairro de Santo Amaro, para acompanhar a entrega dos tablets aos estudantes da rede pública municipal. “Estive lá porque o tema dos tablets já foi alvo de discurso na tribuna da Casa e a entrega [desses equipamentos] vem sendo feita gradativamente”. O assunto foi levantado pela parlamentar durante a reunião plenária desta segunda-feira (11).
Na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (11), o vereador Doduel Varela (PP) agradeceu ao prefeito João Campos por atender uma solicitação de pavimentação na rua Acajutiba, no bairro do Bongi. O parlamentar também reforçou o pedido ao gestor municipal pela reativação do posto de saúde Bongi/Boa Ideia.
A mais alta comenda do Poder Legislativo Municipal foi concedida nesta sexta-feira (8) a dois nomes que ajudam a manter viva a força da música tradicional. Seguindo uma proposição do vereador Aderaldo Pinto (PSB), a Câmara do Recife agraciou com a Medalha do Mérito José Mariano José Luiz de Lima – o Luizinho de Serra – e Eduardo Henrique Araújo Silva – o Dudu do Acordeon. A solenidade de entrega das homenagens aconteceu no plenário da Casa, em reunião solene presidida pelo vereador Chico Kiko (PP).
A Câmara Municipal do Recife concedeu, na manhã desta sexta-feira (8), o Título de Cidadão do Recife para Antônio Muniz da Silva. Ele nasceu em Garabira, município da Paraíba, e na capital pernambucana notabilizou-se na militância em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Ele é cofundador da Associação Pernambucana de Cegos (Apec) e ocupou inúmeros cargos nesta área na cidade, no Estado e no Brasil. A honraria foi concedida pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), que também presidiu a solenidade.
Autismo, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, dislexia, discalculia. Esses são alguns exemplos de transtornos que podem ser classificados como “neuroatípicos”, isto é, divergentes do padrão neurológico humano considerado típico. Os direitos das pessoas neuroatípicas foram o tema de uma audiência pública promovida na Câmara do Recife nesta quinta-feira (7). O debate, realizado pela vereadora Liana Cirne (PT), serviu de pontapé para a construção de um Estatuto Municipal da Neurodiversidade que deve ser apresentado em breve ao Poder Legislativo.