Tadeu Calheiros pede a contratação de educadores físicos

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) chamou a atenção para a necessidade de contratação de profissionais de educação física para a compor os quadros da rede municipal de saúde. “Na última contratação de pessoal, a Prefeitura do Recife não chamou um só educador físico, mas eles são de grande relevância para prevenção e manutenção da saúde da população”, afirmou, na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (11).

De acordo com o vereador, os educadores físicos essenciais para a eficácia da prática de esportes na saúde física e mental. O programa Academia da Cidade, que funciona com diversas modalidades de esportes, segundo ele, está desfalcado. “Cerca de 50 unidades estão precisando de educadores físicos, mas para nossa surpresa, o último edital de contratação não chamou nenhum deles. É preciso ressaltar que, para a prática de atividade física, é importante contar com a supervisão de um profissional da área”.

O parlamentar disse, ainda que os Centros de Apoio Psicossocial (CAPs) também acumulam a necessidade de educadores físicos.  “As contratações são importantes para os profissionais, porém são ainda mais para a população”, alertou. Tadeu Calheiros, que elogiou a contratação de seis profissionais de psicologia para compor os quadros da rede municipal de saúde, lembrou no entanto que os fisioterapeutas, que foram contratados em caráter temporário, podem perder os cargos.

“Sabemos o quanto os fisioterapeutas respiratórios foram importantes durante a pandemia do novo coronavírus. A Prefeitura do Recife colocou esses fisioterapeutas nas urgências e emergências que não dispunham de profissionais específicos. Todos nós vimos a qualificação que eles deram à saúde pública”, afirmou. Com o término dos contratos temporários, de acordo com Tadeu Calheiros, eles serão dispensados. “É preciso rever essa política de contratação para mantê-los na rede.”


Em 11.04.2022.