Notícias

O vereador Osmar Ricardo (PT) ocupou a tribuna virtual da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (8), para solicitar que a Prefeitura da cidade apresente alternativas que atendam aos servidores municipais, quanto às negociações de aumento salarial. “Jà tivemos mais de dez reuniões, cerca de 28 sindicatos estão na mesma situação, mas precisamos ter uma alternativa melhor do que a que foi apresentada”, disse o parlamentar.

A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife realizou reunião virtual na tarde desta segunda-feira (8) para analisar os pareceres que foram dados a dois projetos de lei Ordinária (PLO) e fazer a distribuição de outros dois. A reunião foi coordenada pelo vereador Ivan Moraes, que é vice-presidente do colegiado, e contou com a participação do vereador Joselito Ferreira (PSB).

Na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife nesta segunda-feira (8), a vereadora Liana Cirne (PT) discutiu o projeto de lei do Executivo de número 37/2021, que estabelece novos procedimentos relativos ao licenciamento sanitário no âmbito do Recife. A proposta foi aprovada em primeira votação no plenário, mas a parlamentar pediu cautela na concessão de licenças visto que podem ter consequências futuras no meio ambiente.

A Câmara do Recife aprovou em primeira votação, o projeto de lei número 301/2021, da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), que institui o Dia Municipal da Favela, a ser comemorado no dia 4 de novembro. Durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (8), a parlamentar destacou que a iniciativa representa um movimento que já ocorre em várias partes do Brasil. “O projeto é a construção de uma identidade que precisa ser respeitada por toda a cidade”.

A vereadora Andreza Romero (PP) comemorou, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (8), o decreto assinado pela prefeita em exercício, Isabella de Roldão, que proíbe a queima de fogos com estampido em todos os eventos públicos da cidade. "Celebro um importante passo dado pela Prefeitura do Recife em defesa dos animais, do meio ambiente, dos idosos, de crianças autistas e de outras pessoas mais vulneráveis", afirmou a parlamentar.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) discutiu o projeto de lei número 39/2021, de autoria do chefe do Poder Executivo, que autoriza o Poder Executivo a desafetar e alienar bens imóveis em diversas área do Recife. Eles totalizam 12 prédios ou terrenos que estariam sem uso. “A Prefeitura do Recife está querendo vender o patrimônio do povo. São imóveis que poderiam ser transformados em moradorias populares, casas de acolhida, creches, centros culturais, restaurantes populares ou abrigos noturnos. Poderiam ser qualquer coisa, mas se autorizarmos a venda, não poderão ter nenhum desses fins”, disse.

O vereador Alcides Cardoso (DEM) discutiu o requerimento de número 11417/2021, de autoria do vereador Zé Neto (PROS), que solicitou a realização de audiência pública pela passagem do Dia do Capibaribe. O requerimento foi aprovado e o evento ocorrerá no dia 24 de novembro de 2021, das 9h às 12h, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife.

Nesta segunda-feira (8), na reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, a vereadora Michele Collins (PP) discutiu o projeto de lei nº 20/2021, de autoria de Hélio Guabiraba (PSB), que considera Patrimônio Cultural Imaterial do Recife a “Parada da Diversidade de Pernambuco”. A parlamentar votou contra a proposição. “Fiz um estudo técnico e não foi citado, no projeto, a Lei 16.426/2018 que institui o Sistema Estadual de Registro e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial no âmbito do Estado de Pernambuco. Seria pertinente que um deputado fizesse essa proposição, já que se trata do Estado de Pernambuco”. O projeto foi aprovado no plenário por 19 votos favoráveis e cinco contrários.

Na reunião plenária virtual desta segunda-feira (8) da Câmara Municipal do Recife a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) fez questão de conceder apoio ao requerimento nº 11435/2021, de autoria do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB), dirigindo indicação à Secretaria de Saúde para providenciar uma vistoria técnica a fim de identificar possíveis problemas na Unidade de Saúde da Família Irmã Denise, na comunidade do Alto José do Pinho.

A medida certa é o respeito. Este é o tema da campanha lançada no último domingo (7) pela Prefeitura do Recife contra a gordofobia. A iniciativa, além de outras ações no mesmo sentido, foram tema do pronunciamento da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), em reunião Ordinária virtual da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (8).