Zé Neto parabeniza instalação de bueiros inteligentes na cidade de Cabedelo e apresenta projeto de lei

O vereador Zé Neto (PROS) fez questão de dirigir-se à tribuna, na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (3), para compartilhar uma experiência vivida no município de Cabedelo (PB), no último dia 27 de abril. Ele elogiou a instalação, naquela cidade paraibana, de coletores de resíduos sólidos, também conhecidos como bueiros inteligentes. O parlamentar aproveitou a ocasião para anunciar que irá apresentar um projeto de lei sobre retenção de materiais sólidos no Recife.

“Fui recebido pelo Secretário Municipal de Proteção de Defesa Civil de Cabedelo, Gastor Neto, a quem aproveito para agradecer publicamente por toda atenção e receptividade. Conforme pudemos testemunhar, os coletores funcionam como filtro de detritos, impedindo que galerias fiquem obstruídas desde que haja uma limpeza periódica do receptor. Além disso, a instalação de bueiros inteligentes evita que o lixo e outros materiais entrem nas galerias pluviais”.

O parlamentar citou que não se pode pensar em qualidade de vida sem pensar em preservação do meio ambiente e que a ideia dos bueiros inteligentes é extremamente simples e barata. “Já que o metro quadrado sai por R$ 90 reais. E logo o estado vizinho demostra que podemos economizar no trabalho de desobstrução de galerias. Se por um lado teremos redução da poluição dos rios, riachos e canais, por outro, podemos contar com diminuição de alagamentos durante o período das chuvas, o que afeta diretamente a mobilidade urbana da população”.

 Zé Neto afirmou que, diante da iniciativa ter um impacto relevante, apresentará um projeto de lei que dispõe sobre a utilização de coletoras para retenção de materiais sólidos nas obras de instalação e manutenção de bueiros e galerias pluviais no Recife. “E vamos seguir pesquisando outras experiências bem-sucedidas em outras cidades do Brasil. O nosso estudo técnico vai analisar o que pode ser replicado de maneira adequada, tendo sempre como norte o bem-estar da população”.         

Em 03.05.2022