Notícias

A Câmara do Recife aprovou, neste terça-feira (26), um requerimento de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL) e do vereador Ivan Moraes (PSOL), que concede voto de aplauso à seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por instalar placas que respeitam a identidade de gênero das pessoas nos banheiros de sua sede. Durante o debate, o vereador Osmar Ricardo (PT) se pronunciou para demonstrar apoio à proposta e criticar expressões usadas pelo vereador Júnior Tércio (Podemos) para se contrapor à proposta. Em outro momento da reunião, o vereador apoiou um requerimento de Liana Cirne (PT) contra notícias falsas em relação ao Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST).

O requerimento que concede voto de aplauso em favor da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Pernambuco (OAB-PE), em razão da colocação de placas que respeitam a identidade de gênero de pessoas trans (transsexuais/travestis/transgênero) nos banheiros da sede da instituição, de autoria conjunta da vereadora Dani Portela (PSOL) e do vereador Ivan Moraes (PSOL), gerou um amplo debate na Câmara do Recife e foi defendido pela autora da proposição. O requerimento foi aprovado na Casa, durante a reunião Ordinária virtual desta terça-feira (26).

Na última segunda-feira (25), a Câmara do Recife promoveu uma audiência pública a respeito da construção da ponte Monteiro-Iputinga, que deve ligar as Zonas Oeste e Norte da capital. Requerido pelo vereador Alcides Cardoso (DEM), o debate abordou, principalmente, a questão da desapropriação da população da área afetada pela obra. Durante a reunião plenária desta terça-feira (26), o parlamentar fez uso da tribuna virtual para repercutir alguns pontos da discussão.

O vereador Júnior Tércio (Podemos) usou a tribuna virtual da Câmara do Recife, nesta terça-feira (26), para agradecer à Prefeitura da cidade por atender ao seu requerimento e dar início a serviços de infraestrutura no Córrego da Areia, no bairro da Macaxeira. Ao mesmo, o parlamentar cobrou a conclusão destas obras.

Líder do Partido Progressista na Câmara do Recife, o vereador Chico Kiko (PP) proferiu nesta terça-feira (26) um discurso na tribuna virtual do Poder Legislativo para frisar a posição de alinhamento da legenda à coligação Frente Popular de Pernambuco. Durante a reunião plenária remota, o parlamentar reforçou, em especial, o apoio ao prefeito João Campos (PSB) e ao Partido Socialista Brasileiro.

Em defesa da população que vive em situação de rua, o vereador Felipe Alecrim (PSC) fez um apelo para que a Prefeitura do Recife adote políticas públicas que aprimorem os serviços, o atendimento e as atividades para assegurar novos projetos de vida para essas pessoas. Ele fez essa defesa na reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (26).

Na discussão sobre o requerimento nº 10.384/2021, de autoria dos vereadores Dani Portela e Ivan Moraes, ambos do PSOL, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) disse que “a palavra colocada aqui, pelo vereador Júnior Tércio (Podemos), de forma preconceituosa, é uma forma de causar a dor e a infelicidade alheia, muito distante da palavra de Cristo e da construção do afeto e do acolhimento”. Ela se referia ao discurso que o parlamentar fez, momentos antes do dela, na reunião plenária virtual da Câmara Municipal do Recife, realizada na manhã desta terça-feira (26).

O vereador Renato Antunes (PSC) comemorou, na plenária virtual da Câmara do Recife desta terça-feira (26), a notícia de que o Comando do Exército Brasileiro definiu Pernambuco como sede da nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira. “Muitos sabem o quão importante é uma escola de formação e demonstro minha satisfação por essa assertiva decisão que trará desenvolvimento para nossa terra”.

A vereadora Liana Cirne (PT) lamentou a fala do vereador Júnior Tércio (Podemos) que discordou do requerimento nº 10384/2021, de autoria dos vereadores Dani Portela (PSOL) e Ivan Moraes (PSOL), concedendo voto de aplauso em favor da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Pernambuco (OAB-PE), em razão da colocação de placas que respeitam a identidade de gênero de pessoas trans (transexuais/travestis/transgênero) nos banheiros da sede da instituição. Ela também defendeu um requerimento de sua autoria que concede moção de repúdio a Abimael Santos por ter associado o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra a depredação em casas de Santa Cruz do Capibaribe. Os assunto foram debatidos na reunião plenária virtual da Câmara do Recife nesta terça-feira (26).

Durante a reunião plenária virtual desta terça-feira (26) da Câmara do Recife, a vereadora Liana Cirne (PT) disse que resolveu destinar emenda parlamentar para expansão da malha cicloviária da cidade. “Cada vereador, cada vereadora tem direito a apresentar uma emenda orçamentária no valor de R$ 220 mil reais", afirmou. A sua ideia é usar este recurso para implantar uma ciclovia na avenida Caxangá.