Liana Cirne agradece aprovação de projeto e dedica o PLO a advogada morta

Emocionada, tentando conter as lágrimas, a vereadora Liana Cirne (PT) dedicou à advogada Patrícia Carvalho, o projeto de lei (PLO) número 367/2021, aprovado hoje, que institui, no município do Recife, a campanha “Outubro Rosa” de conscientização para a prevenção do câncer de mama. A advogada, que trabalhou em seu gabinete, perdeu a luta contra o câncer este ano. “Você foi e continua sendo uma inspiração para todas nós, mulheres, ativistas e feministas. Todo o nosso gabinete lhe dedica essa legislação com amor e gratidão pelo que fez para o nosso mandato e pela nossa cidade”, disse.

O projeto de lei, de autoria da vereadora Liana Cirne, foi idealizado pela própria advogada Patrícia Carvalho, que na época da elaboração já enfrentava as complicações decorrentes do câncer de mama. A aprovação, em segunda discussão, ocorreu na reunião plenária híbrida, realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (26). Agora, seguirá para sanção do prefeito João Campos. “Patrícia contribuiu com muitas e importantes ideias para a nossa cidade e eu não poderia deixar de fazer este registro”.

Liana Cirne analisou que a medicina tem feito grandes avanços, mas que “o câncer de mama continua matando muitas de nós em números alarmantes”. Para a vereadora, “a prevenção salva vida e a ideia de instituir a campanha é para fortalecer ações da Secretaria da Saúde do Recife, em conjunto com a Secretaria da Mulher, com ações importantes para que as mulheres continuem vivas”. A vereadora sublinhou que a guerra contra o câncer é difícil, “mas pode ser vencida. Patrícia venceu duas guerras, mas perdeu a terceira. Quero agradecer os votos dos colegas que aprovaram o projeto”, disse.

Através do PLO 367/2021, o Poder Público Municipal poderá realizar, com a Campanha Outubro Rosa, campanhas, programas, projetos e atividades para a conscientização sobre o câncer de mama. A campanha deverá ser realizada anualmente, durante o mês de outubro, e podem ser desenvolvidas atividades incluindo, dentre outras, iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa;  promoção de palestras, eventos e atividades educativas de conscientização para a prevenção do câncer de mama; veiculação de campanhas de mídia, entre outras.


Em 26.04.2022.