Waldomiro Amorim destaca projeto da Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Rett
“A síndrome de Rett é uma doença neurológica, que provoca uma mutação genética. O problema é mais encontrado em crianças do sexo feminino. A doença provoca a progressão das funções neurológicas e motoras. O diagnóstico geralmente é feito após os 18 meses de vida, porque até esse momento o desenvolvimento parece ser normal. Depois desse período, as habilidades de fala, a capacidade de andar e o controle do uso das mãos começam a regredir, e vão sendo substituídos por movimentos estereotipados, involuntários e repetitivos”.
Waldomiro Amorim destacou que os pacientes com a Síndrome de Rett possuem também esquecimento das palavras aprendidas, o que leva a uma progressiva interrupção do contato social. “É comum que a criança com síndrome de Rett fique “molinha” e vá apresentando uma desaceleração do crescimento. Distúrbios respiratórios e do sono também são comuns, especialmente entre os 2 e os 4 anos de idade. A partir dos 10 anos, mais ou menos, é comum o aparecimento de escolioses e de rigidez muscular, que fazem com que muitas crianças percam totalmente a mobilidade. Esses sintomas também podem estar associados a quadros mais ou menos graves de deficiência intelectual”, acrescentou o parlamentar.
No aparte, o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) parabenizou Waldomiro Amorim pela proposição e explicou como o tratamento ajuda os pacientes. “Parabéns, vereador, pelo seu projeto de lei. A Síndrome é uma doença extremamente rara e, apesar de não ter cura, pode ser acompanhada com fisioterapia, medicamentos e outras atividades que dão um suporte melhor. Um projeto como esse merece aprovação dessa Casa e se soma a outras iniciativas, como o Maio Roxo, por exemplo, abrangendo doenças inflamatórias intestinais. Que o Poder Público promova informações sobre o tema e dê condições a essas famílias. Pode contar com o meu apoio”.
Em 26.04.2022