A mortalidade materna, durante a pandemia, foi o tópico do discurso da vereadora Dani Portela (PSOL), realizado na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (5), via videoconferência. Segundo a parlamentar, a Fundação Oswaldo Cruz anunciou que o Brasil é o país onde mais se morrem pessoas gestantes por covid-19. “As mortes de mulheres gestantes por covid em nosso país representam o percentual chocante de 77% das mortes registradas no mundo”.
O vereador Felipe Alecrim (PSC) fez uso da tribuna virtual da Câmara do Recife nesta segunda-feira (5) para expressar sua preocupação com a população em situação de rua do município. Durante a reunião Ordinária remota do Poder Legislativo, o parlamentar cobrou da Prefeitura políticas mais efetivas para esse segmento social.
Priorizar todos os profissionais de saúde na imunização contra a covid-19, independentemente da idade. Foi isso o que o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) defendeu na tribuna virtual da Câmara do Recife, durante a reunião Ordinária remota deste segunda-feira (5). O parlamentar afirmou que vai apresentar um requerimento à Prefeitura para solicitar que esses profissionais, bem como estudantes da área que atuem em unidades de saúde, sejam prontamente vacinados.
A Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus, da Câmara Municipal do Recife, realizou reunião virtual na manhã desta quinta-feira (1) para ouvir opiniões de profissionais da área de saúde sobre a pandemia. “Cada convidado vai falar sobre este momento dramático que estamos vivemos, dar sugestões e fazer criticas para que possamos levar adiante, nesta comissão, em favor da cidade do Recife”, disse o vereador Eriberto Rafael (PP), presidente do colegiado.
No dia em que se completou 57 anos do golpe militar de 1964, a vereadora Liana Cirne (PT) realizou reunião pública virtual na manhã desta quarta-feira (31) para marcar a data. O encontro tratou sobre “O direito à memória e verdade no Recife, à luz do relatório final da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara”. A documentação obtida por essa comissão esclarece e tornam públicas as violações dos direitos humanos durante a ditadura.
A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife promoveu reunião na manhã desta quarta-feira (31), de forma remota. Além da discussão de projetos de lei, o colegiado acordou o envio de um documento ao Governo do Estado e ao Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano solicitando aumento na frota dos ônibus que circula na cidade.
A periodicidade e o valor do crédito mensal do cartão alimentação dos alunos da rede pública municipal de ensino foram abordados pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos). Ela destacou o assunto ao discutir o requerimento de número 1895/2021, de autoria da vereadora Dani Portela (PSOL), durante reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife, nesta terça-feira (30).
A vereadora Dani Portela (PSOL) parabenizou o colega de bancada, Ivan Moraes (PSOL) pela elaboração e aprovação do requerimento que solicita a prioridade da vacinação para as pessoas com síndrome de down, maiores de 18 anos. Em reunião Ordinária virtual da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (30), a parlamentar lembrou que o Estatuto da Pessoa com Deficiência já estabelece tal prioridade.
A vereadora Liana Cirne (PT) analisou a violência contra a mulher, a partir de um requerimento, aprovado na Câmara Municipal, de autoria do vereador Doduel Varela (PSL). Ele solicitou a criação de centros de reabilitação destinados ao acompanhamento psicossocial para agressores de mulheres. A parlamentar disse que é preciso criar medidas numa perspectiva sistêmica. “A gente não pode pensar a reabilitação de maneira isolada, mas sempre a partir do sistema de proteção da mulher”.
Sob a presidência do vereador Samuel Salazar (MDB), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife se reuniu de forma virtual na tarde desta terça-feira (30). Foram analisados cinco projetos de lei ordinária e um projeto de resolução. Participaram dos debates, além do presidente, os componentes do colegiado, vereadores Marco Aurélio Filho (PRTB) e Osmar Ricardo (PT).