Notícias

O vereador Renato Antunes (PSC) fez uma análise do projeto de lei do Executivo, nº 02/2021, que dispõe sobre o programa Crédito Popular do Recife. Ele ressaltou o diálogo entre os parlamentares e a Prefeitura e citou aspectos que deveriam ser aperfeiçoados na proposição. Os assuntos foram levantados durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, desta segunda-feira (1º), via videoconferência.

Ao discutir o projeto de lei do Executivo número 02/2021, que dispõe sobre o Programa Crédito Popular do Recife, a vereadora Liana Cirne (PT) fez elogios e críticas à Prefeitura Municipal. Ela debateu a matéria, que foi aprovada por unanimidade, durante reunião Ordinária e Extraordinária, da Câmara, realizadas por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (1º).

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) se pronunciou durante a reunião ordinária remota da Câmara Municipal desta segunda-feira (1º) para fazer um apelo aos recifenses. A parlamentar, que se mostrou preocupada com o aumento da ocupação dos leitos de hospitais em decorrência da pandemia de covid-19, pediu para que a população e os comerciantes da cidade observem os protocolos de segurança para conter a doença.

Num discurso de pesar em homenagem à ex-primeira dama de Pernambuco, Cléa Borges, o vereador Alcides Cardoso (DEM) disse que “estamos vivendo um tempo de saudades”. Ela faleceu sexta-feira, dia 26, por complicações da covid-19. O parlamentar fez a homenagem na reunião Ordinária da Câmara do Recife, realizada por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (1º). A Câmara também fez um minuto de silêncio em homenagem a dona Cléa.

No Recife, é proibida a comercialização ou oferta gratuita de canudos flexíveis em material não biodegradável, em especial o plástico, nos estabelecimentos que manipulem alimentos e bebidas. É o que diz a lei nº 18.691/2020, que foi tema de um discurso do vereador Rinaldo Junior (PSB) na tribuna virtual da Câmara Municipal nesta segunda-feira (1º). Durante a reunião Ordinária remota da Casa, o parlamentar, que é um dos coautores da lei, disse que a norma não está sendo cumprida devidamente.

Uma Audiência Pública para debater sobre moradia, sugerida pela vereadora Ana Lúcia (Republicanos), reuniu vereadores, especialistas, secretários municipais e comunidade. O tema convocado para discussão foi Direito à Moradia: projeto, obras, conclusão e entrega à população dos habitacionais Encanta Moça I e II no Pina , ambos sendo construídos no terreno do antigo Aeroclube do Pina, com 600 unidades. Ana Lúcia ponderou, na tarde desta sexta-feira (26), por videoconferência, que há muitas pessoas morando na área em palafitas e que alguns habitacionais já entregues não contemplaram toda a população necessitada de moradia. “O déficit do Recife é de mais de 71 mil moradias no Recife”.

A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife reuniu-se na manhã desta sexta-feira (26), por videoconferência, e aprovou o parecer, do colegiado, ao projeto de lei do Executivo de nº 02/2021. A proposição institui o Programa Crédito Popular do Recife e recebeu, no seio da Comissão, duas emendas apresentadas pelo relator e presidente do grupo, vereador Felipe Francismar (PSB).

Mesmo com a pandemia da covid-19, que impactou na receita e exigiu novos investimentos na saúde e na área social, a Prefeitura do Recife fechou 2020 com resultados positivos, cumprindo as metas da Lei de Responsabilidade Fiscal. Os dados que comprovam que Executivo Municipal teve um bom desempenho foram apresentados pela secretária de Finanças do Recife, Maíra Fischer, em audiência pública da Comissão de Finanças e Orçamento, da Câmara do Recife, nesta sexta-feira (26).

Na próxima terça-feira (3), tem início o ano letivo de 2021 na rede pública municipal de ensino. Em resposta às expectativas de retorno presencial das atividades escolares em meio à pandemia de covid-19, a Câmara do Recife realizou uma audiência pública sobre o tema nesta quinta-feira (25). A iniciativa do debate, que aconteceu de forma remota, partiu da vereadora Liana Cirne (PT).

Por iniciativa do vereador Hélio Guabiraba (PSB), a Câmara Municipal do Recife realizou audiência pública para debater o abastecimento de água no Recife. O encontro, transmitido por videoconferência, foi realizado na manhã desta quinta-feira (25), e contou a presença de representantes da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), parlamentares e de lideranças comunitárias.