Notícias

Uma proposta de Renda Mínima Permanente para beneficiar as cerca de 30 mil famílias recifenses que vivem na situação de miséria, ou em nível que é considerado abaixo da linha da pobreza, foi apresentada pelos vereadores que formam a bancada do PSOL na Câmara Municipal do Recife. “É uma proposta para que a Prefeitura do Recife conceda uma renda mensal de R$ 350 para as famílias que não têm sequer o que comer e estão inscritas no CadUnico. Aquelas cujos membros, somado tudo o que ganham por mês, não chega a R$ 130 reais. É preciso termos uma política pública que dê uma resposta à atual situação de desemprego e de extrema pobreza na nossa cidade”, afirmou o vereador Ivan Moraes, na reunião Ordinária virtual realizada, através de videoconferência, na manhã desta segunda-feira (8). O CadUnico é uma ferramenta que identifica as famílias de baixa renda em todo o País, de acordo com coleta de dados para a definição de políticas públicas sociais.

A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) fez questão de enaltecer, durante pronunciamento na reunião Ordinária da Câmara do Recife, via videoconferência, realizado na manhã desta segunda-feira (8), a importância de ter sido eleita como uma das primeiras artistas a ocupar uma cadeira na Casa de José Mariano. “Um espaço que representa o povo do Recife. Essa honra ainda é multiplicada pelo fato de pertencer ao mesmo partido que elegeu a primeira mulher vereadora do Recife, a operária Júlia Santiago, há mais de 70 anos. Assim como eu, Júlia também era militante das causas sociais, defensora dos direitos das mulheres e, porque não dizer, uma artista, em sua condição de brincante das folias carnavalescas”.

A vereadora Liana Cirne (PT) discutiu os requerimentos de números 240/2020; 241/2021 e 268/2021, todos de sua autoria, que abordam a questão da vacinação no Recife e a solicitação de uma visita técnica à Compesa. Os assuntos foram levantados durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife realizada via videoconferência, na manhã desta segunda-feira (8).

O vereador Rinaldo Junior (PSB) sugeriu a criação de uma Frente Parlamentar Ampla, com a participação de todos os interessados, para debater a criação de uma renda mínima municipal, para pessoas em extrema vulnerabilidade social. Ele disse na manhã desta segunda-feira (08), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que a Frente deverá ter a participação da sociedade em geral, políticos, vereadores, cientistas e todos que se interessarem pelo assunto e que tenham propostas para uma solução digna para estas pessoas em altíssima vulnerabilidade.

Ao discutir o requerimento nº 241/2021, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), sobre a inclusão de profissionais da educação da rede pública e privada como prioridade da Fase 1 do Plano de Vacinação Municipal contra covid-19, a vereadora Ana Lúcia (Republicanos) disse que era da maior importância que estes profissionais fossem incluídos de imediato nesta fase de vacinação. Ela lembrou ainda na manhã desta segunda-feira (8), durante reunião Ordinária, na Câmara do Recife, por videoconferência, o seu projeto de lei nº 85/2020 que trata do assunto. “Concordo com o requerimento da vereadora, por considerar da maior importância. Esses profissionais também estão na linha de frente”.

A vereadora Andreza Romero (PP) cobrou da gestão municipal e órgãos competentes o cumprimento de leis que defendem animais. Segundo ela denunciou na manhã desta segunda-feira (8), na Câmara do Recife, durante reunião Ordinária, por videoconferência, as leis existente não são colocadas em prática e citou especificamente a que proíbe a circulação de veículos de tração animal. Ela pediu ainda providências para animais abandonados nas ruas, afirmando que é necessário realizar a castração para não haver explosão de população de animais.

Na última sexta-feira (5), o Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) definiu o reajuste na tarifa dos ônibus que trafegam pelo Grande Recife, implementados já no domingo (7). Nesta segunda-feira (8), o tema foi levado à tribuna virtual da Câmara Municipal pelo vereador Renato Antunes (PSC). Durante a reunião ordinária remota da Casa de José Mariano, o parlamentar teceu críticas ao aumento da passagem.

A vereadora Liana Cirne (PT) usou a tribuna da Câmara do Recife, na manhã desta segunda-feira (8), durante reunião Ordinária, por videoconferência, para denunciar ocorrência de racismo religioso perpetrado contra o Terreiro de Mãe Amara, fundadora da rede de mulheres Mães de Santo de Terreiros do Recife. Da mesma forma ela homenageou a passagem dos 102 anos de Dom Helder Câmara, ícone da resistência à Ditadura. “Também ele, Dom Helder, foi vítima de intolerância e preconceito religioso. Uma missa que celebrava um aniversário do Dom Helder foi interrompida pela polícia e o padre foi obrigado a se justificar, criando constrangimento”.

Ao realizar o primeiro discurso como parlamentar municipal do Recife, o vereador Felipe Alecrim (PSC) disse que está se integrando à bancada cristã da Câmara Municipal, cuja criação foi proposta em plenário virtual na semana passada . “Vamos trabalhar em união para glorificar e honrar o nome de Deus, através do nosso mandato. Temos aqui uma missão a cumprir em favor do povo cristão e iremos realizá-la, pois o meu mandato é compartilhado”, afirmou, na reunião Ordinária realizada através de videoconferência na manhã desta segunda-feira (8).