O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) parabenizou o governador Paulo Câmara e o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, pelo anúncio da convocação de 1.925 aprovados em concursos para a área de segurança pública em todo o Estado. “Sei que este efetivo contempla todo o Estado, mas quero ressaltar a parte que diz respeito ao Recife. Com mais policiais na rua, ganha a população, ganha a nossa cidade e a Segurança Pública como um todo”, afirmou, na reunião Ordinária realizada por videoconferência na manhã desta segunda-feira (8).
Destacar a necessidade de integração de mais oficiais à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros de Pernambuco. Foi esse o objetivo de um discurso do vereador Aderaldo Pinto (PSB), proferido nesta segunda-feira (8), durante a reunião ordinária remota da Câmara do Recife. Ao Governo do Estado, ele solicitou a abertura de mais uma turma do Curso de Formação de Oficiais ainda neste ano.
O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB) participou, na tarde desta quinta-feira (4), da solenidade virtual de posse dos novos dirigentes da mesa diretora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região para o biênio de 2021-2023. “Entendo que é importante, para o Legislativo Municipal, que representa a voz do povo do Recife, manter uma boa relação com os demais poderes constituídos. Prestigiar esse evento é mais do que se fazer presente ao ato, pois também tem o sentido simbólico de dizermos que, em conjunto, podemos todos contribuir para o bem estar social”, afirmou o parlamentar.
Com mais de 14 milhões de brasileiros desempregados, fora do mercado de trabalho, o vereador Rinaldo Junior (PSB) destacou que estas pessoas não têm o que comer em casa. “O governo Federal de forma truculenta encerrou o auxilio emergencial, sem perspectiva de voltar e sem dar uma solução ao problema”. Ele questionou o assunto na manhã desta terça-feira (2), durante reunião Ordinária, na Câmara do Recife. “Foram 68 milhões de pessoas que sobreviveram do auxílio emergencial e cerca de 20 milhões estão abaixo da linha de pobreza. O auxílio pode redimir e dar alento à economia. A pandemia não é só da doença, mas, também é econômica”.
O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) reclamou da falta d’água em bairros do Recife, causada pela ausência de um bom serviço prestado pela Companhia Pernambucana de Saneamento, Compesa. Ele afirmou na manhã desta terça-feira (2), durante reunião Ordinária na Câmara Municipal, transmitida por videoconferência, que não pode haver dois Recifes: de um lado uma área que tem água e do outro, sem água por vários dias. “Lembro que nesses tempos de pandemia, a água é imprescindível para que as pessoas mantenham a higiene e se previnam do vírus”.
A Zona Norte do Recife está sofrendo com a falta d’água e por isso o vereador Hélio Guabiraba (PSB) protocolou e aprovou o requerimento nº 80/2021, de sua autoria, solicitando à Companhia Pernambucana de Saneamento, Compesa, para que adote providências urgentes quanto à falta d’água na rua Regina, no bairro da Macaxeira. Ele disse, na manhã desta terça-feira (02), durante reunião Ordinária, por videoconferência, na Câmara do Recife, que já subiu à tribuna da Casa mais de cem vezes pedindo providencias para estes problemas que atingem outros bairros da cidade.
O vereador Rinaldo Júnior (PSB) começou seu primeiro discurso nesta legislatura enaltecendo a maior bancada feminina da Casa José Mariano nos últimos tempos: sete mulheres ao todo. Ele disse, na manhã desta terça-feira (2), durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, por meio de videoconferência, que era um prazer estar de volta à Casa para trabalhar pelo Recife. Parabenizou também a todos os parlamentares eleitos para este mandato.
A preocupação com as ações no combate à covid-19 no Recife foi tema de pronunciamento do vereador Ivan Moraes (PSOL), durante reunião Ordinária da Câmara Municipal, realizada por videoconferência, nesta terça-feira (2). “A gestão ainda não percebeu as lacunas existentes na nossa política de enfrentamento ao coronavírus". Segundo afirmou o parlamentar, "em todos os momentos da pandemia no Recife, não houve falta de recursos para aquilo o que a Prefeitura quis fazer”.
“Acredito nas instituições, acredito na democracia e acredito, principalmente, na força e capacidade de luta da nossa população”. Com estas palavras, o vereador Zé Neto (PROS) encerrou seu primeiro discurso como parlamentar do Recife, nesta terça-feira (2). No pronunciamento, realizado durante a reunião Ordinária remota da Câmara Municipal, ele reafirmou seu compromisso com os anseios da população.
Na discussão do requerimento nº 80/2021, de autoria do vereador Hélio Guabiraba (PSB), que pede providências para a falta d’água no bairro da Macaxeira, o vereador Dilson Batista (Avante) falou, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (2), sobre o mesmo assunto, mas direcionou a questão para o bairro de Dois Irmãos - onde, relatou, existe a mesma dificuldade. “Especialmente no Córrego da Fortuna. Todo o Recife sabe que a Compesa é um órgão emblemático em problemas. E temos um bastante grave e a comunidade vem sofrendo com a falta d’água”.