Notícias

O vereador Eduardo Moura (PL) discutiu, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (11), o requerimento que pede a realização de audiência pública virtual para demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais pela administração municipal, relativas ao terceiro quadrimestre de 2024. A pauta também foi debatida pelo vereador Samuel Salazar (MDB), autor da solicitação.

“Eu quero dizer que o meu mandato terá um foco claro em ser voz ativa das pessoas, em cuidar da nossa população e contribuir para uma cidade mais justa e mais humana”, afirmou a vereadora Flávia de Nadegi (PV), nesta terça-feira (11), durante a reunião plenária da Câmara do Recife. A parlamentar, que também é médica, disse que as questões relacionadas à saúde também farão parte das lutas do seu mandato . “A pauta da saúde foi um dos princípios que norteou a minha vida, a minha trajetória. Eu espero, com o meu mandato, fortalecer o sistema de saúde municipal, aumentar o acesso da população às especialidades médicas. Como mulher, eu não tenho como deixar de fora a pauta feminista, a pauta feminina. Hoje, eu não consigo enxergar nenhum cenário onde o ser mulher é mais fácil do que o ser homem”, afirmou.

O vereador Thiago Medina (PL) criticou, durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (11), uma declaração feita pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista a uma rádio na Bahia. “O presidente proferiu uma frase muito interessante: ‘se a comida está cara, simplesmente não compre’, achando que a população é palhaça, que a gente não vai comprar item básico, arroz, feijão, café, porque está caro. Mas a minha pergunta é a seguinte: por que ele, ao invés de parar de gastar muito dinheiro, ele simplesmente não contém o gasto público? Porque, de 2023 para 2024, foi um aumento de 6,5% na dívida pública, um aumento de R$ 101 bilhões nos gastos públicos”, pontuou.

No grande expediente da reunião extraordinária da Câmara do Recife, na tarde desta terça-feira (11), o vereador Felipe Alecrim (Novo) dirigiu-se à tribuna para destacar uma fiscalização realizada pela bancada do seu partido. Ele contou que esteve em um imóvel que teria sido alugado pela Prefeitura, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da cidade, para funcionamento de um distrito sanitário. No entanto, afirmou que o imóvel está desocupado e tem instalações precárias. Ele criticou o valor do aluguel e a falta de uso, opinião compartilhada pelo vereador Eduardo Moura (Novo).

A concessão de votos de aplausos ao 31º Festival Janeiro de Grandes Espetáculos; a artistas do teatro; a coletivos de cultura; aos 41 anos de existência do Instituto Dom Helder Câmara (Idhec); à 14ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE) e ao 16º Conselho Nacional de Entidades de Base (Coneb) da UNE foram apresentados e debatidos pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (11). A parlamentar também destacou, durante a plenária, a aprovação do projeto de lei que declara patrimônio cultural imaterial do Recife o Bloco Carnavalesco Lírico Cordas e Retalhos.

A Câmara Municipal do Recife aprovou, em segunda discussão, durante a reunião plenária realizada na manhã desta terça-feira (11), o projeto de lei número 192/2024, que declara o Bloco Afro Lamento Negro como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. A vereadora Jô Cavalcanti, que hoje é a representante do PSOL, partido do então vereador Ivan Moraes, autor da iniciativa, destacou na tribuna da Casa de José Mariano o projeto de lei que também foi debatido pelo vereador Rinaldo Junior (PSB).

Na reunião plenária da Câmara do Recife realizada na manhã desta segunda-feira (11), foi debatido o requerimento nº 287/2025 que solicita à Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) o serviço de colocação de geomanta ou uma lona de contenção da barreira, na 2ª Travessa Córrego da Bica, bairro do Passarinho. Antes da aprovação da proposição, o vereador Gilson Machado Filho (PL) ocupou a tribuna e fez críticas à Prefeitura. A vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) defendeu a gestão municipal.

A grande chuva que atingiu a capital pernambucana, no último dia 6, causou mortes, deslizamento de barreira no Córrego da Bica, bairro do Passarinho, e alagamentos. O vereador Eduardo Moura (Novo) comentou sobre o assunto e teceu críticas à gestão municipal, na reunião plenária da Câmara do Recife realizada nesta terça-feira (11). “Vinte e um requerimentos foram colocados pelos vereadores desta Casa, desde 2021, pedindo que a Prefeitura, de maneira urgente, fosse à barreira do bairro do Passarinho, Zona Norte da capital pernambucana, e a Prefeitura não foi. No direito penal, isso configura uma negligência que é chamada de dolo eventual, quando você assume o risco de causar mal a alguém pela sua ação ou falta de ação”.

A volta às aulas de 106 mil estudantes da rede municipal de ensino, marcada pela inauguração do primeiro complexo educacional no bairro da Mangabeira, Zona Oeste, foi o tema do discurso da vereadora Natália de Menudo (PSB), na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (11). Segundo ela, o complexo inclui uma creche escola, uma escola em tempo integral e uma quadra poliesportiva, que vai atender a 970 estudantes. “O complexo tem uma área de mais de 6 mil metros quadrados e oferecerá formação que vai desde o berçário até o nono ano do ensino fundamental”, disse. Os estudantes receberão cinco refeições diárias. Todas as 458 unidades da rede municipal, entre escolas e creches, segundo Natália de Menudo, voltaram a funcionar.

A Câmara Municipal do Recife promoveu reunião, de forma híbrida, às 10h desta terça-feira (11), para instalação, posse dos membros e eleição do presidente e vice-presidente da Comissão de Redação. O colegiado escolheu para presidente o vereador Fred Ferreira (PL); para vice, o vereador Wilton Brito (PSB) e terá como membro efetivo o vereador Felipe Francismar (PSB).